2019

Leopoldo Jereissati
Fala Man
Published in
9 min readDec 18, 2019

Baita ano; dá-lhe.

Chega essa época do ano e eu já começo a pensar quais serão as 3 coisas que vou focar na minha vida pessoal e profissional em 2020. Só três coisas para cada uma e nada além disso. Normalmente eu escolho na vida profissional:

  1. uma meta de faturamento e margem para a empresa para que ela cresça saudavelmente;
  2. uma meta acadêmica — cursos ph%d@s para dar um grau no cérebro e me manter atualizado (coloquei uma lista no final do artigo para quem se interessar);
  3. uma última meta que contemple uma iniciativa nova em relação ao período anterior; por ex. começar a dar palestras ou criar o Fala Man que foi de fato uma das minhas de 2019.

Na vida pessoal, as metas são mais amplas e busco desconectá-las ao máximo da minha vida profissional.

  1. uma para estimular a saúde física tipo fazer exercício 4x por semana na média;
  2. outra para estimular a saúde mental tipo aprender a tocar um instrumento musical novo — a viola caipira para mim é terapia pura e poesia. Pode ser aprender uma língua nova também;
  3. a última para estimular minha auto-estima e realização pessoal. Aprender a pilotar um avião, pular de para-quedas, comprar/adotar um cachorro e assim por diante.

O mais importante desse exercício é começar dando uma direção clara para o seu ano e já afastando toda a distração que naturalmente começará a aparecer na sua frente. Essas metas, se seguidas, vão servir de guarda-chuva e guardiãs para um monte de iniciativas e decisões que você passará à tomar no ano novo, principalmente quanto à sua agenda e seu tempo.

Dificuldades — no plural — foi escolhida como a palavra de 2019 por milhares de brasileiros. Sinal de que a encontramos em mais de um campo em nossas vidas segundo a reportagem e pesquisa da Cause. O Hans, austríaco mais brasileiro que conheço, me disse que 80% das coisas que acontecem com a gente são externas ao nosso controle, ou seja, não há nada o que possamos fazer para revertê-las ou alterá-las senão desenvolver nossa capacidade de adaptação e despertar nosso potencial como seres-humanos nesse ambiente de grandes incertezas; eu concordei. Dito isso, 2019 eu resolvi focar nos 20% ao meu alcance e foi sensacional.

Matéria Globonews

Uma coisa legal que aprendi foi: não estamos sozinho e tem sempre algo maior do que a gente acontecendo. Conheci os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Já ouviu falar? Esse monte de quadradinhos coloridos abaixo:

ODS ONU 2030

Basicamente a ONU conseguiu junto com as maiores multinacionais do mundo e os principais governos elucidar 17 frentes para que estes e nós, cidadãos comuns, pudéssemos contribuir para vivermos em um mundo melhor em 2030. Batendo o olho eu não consegui conectar o que nós estávamos fazendo na All Set (publicidade) diretamente com elas. Com um pouco mais de cuidado percebi que não só estávamos como deveríamos nos aprofundar em 4 delas. Assim fizemos com:

#4 Educação de Qualidade através do projeto Passos Mágicos em que apoiamos e investimos na educação de ~1.000 crianças carentes de Embu Guaçu com aulas de Português, Inglês e matemática e mais importante ainda com apoio psicológico e psicopedagógico. Conversando com os adolescentes entre 15 e 17 anos do projeto essa semana, pude notar que a grande diferença que fizemos na vida deles foi dar sentido à ela e despertar o potencial que existe em cada um deles com algumas sessões de coaching que eles estão recebendo.

Clique e assista o Video Natal Passos Mágicos

Cipó — Embu Guaçu (1.200 sacolas com usados e novos para as famílias e os alunos).

#5 Equidade de Gênero através do compromisso com o MoreGrls de termos até o final de 2020 50% do quadro de pessoas da agência mulheres e em todas as esferas, da base à alta liderança. Já batemos essa meta e o desafio agora é manter à medida que formos crescendo.

Diretoria de Negócios da All Set (Só dá Elas — Estag, Plenas e Sênior)

#8 Emprego Digno e Crescimento Econômico através do Sistema B. Atualmente somos uma Empresa B Certificada. Para você ter uma ideia do desafio, aproveita o marasmo entre o natal e o reveillon e faz o BIA ( B Impact Assessment) para sua empresa. Se bater 80 pontos de 200 você pode buscar a certificação da sua empresa e para isso tem que performar em 4 frentes:

#15 Vida sobre a Terra através dos Produtores do Bem. Nós com 40 pessoas no time e sendo prestadores de serviços criativos entendemos que se de um lado não temos grande impacto no meio-ambiente como negócio, devemos buscar influenciar quem tenha. Este grupo é composto por 9 entre os maiores produtores de Frutas, Legumes e Verduras do Brasil que pude conhecer por indicação da minha esposa. Olha que bacana o trabalho que esses caras estão fazendo no nosso país em diferentes estados e regiões — Video Produtores

Produtores do Bem

Para bater a meta de faturamento e margem que estipulei, tive que me puxar para gerar novos negócios. Esses novos negócios criaram 22 novos empregos na empresa. Essas pessoas nos ajudaram a dobrar o faturamento do ano anterior — resultado acima do projetado. Como fazer negócios é o que todo mundo quer saber sempre. Para mim a resposta, ou ao menos uma delas, é aumentando as possibilidades (networking).

Aprendemos na dor, que não basta crescer, temos que crescer juntos com a pessoas, com a comunidade local e com o meio-ambiente (#growing2gether). Para fazer isso com consistência, me aproximei da gestão do Sistema B Brasil. Queria aprender mais afundo como eu poderia contribuir com o triplo impacto. Depois de um ano de trabalho apoiando sempre que possível o marketing e a área comercial da organização, fui convidado à ocupar uma cadeira no conselho deliberativo — uma honra para um cara de 33 anos.

Há algum tempo vinha buscando um curso para fazer depois de 15 anos de carreira e longe da academia. Me interessei pelo Executive Program da Singularity University (SU). Tentei 2x em anos anteriores pelo site enviando minhas informações e nada. Sabia que tinha que pensar em algum caminho alternativo mas não sabia qual. Daí a importância de ter pessoas perto de você que querem seu melhor. Meu irmão, o Pedro, me colocou em contato com uma das pessoas mais interessantes que conheço na vida: Daniela De Rogatis. Não basta vontade, tem que ter uma história forte por trás para entrar nas faculdades americanas de respeito.

A Dani não só me ajudou a conectar-me as pessoas certas da SU como me abriu as portas de um segundo curso maravilhoso que pude participar: o Legado para Juventude Brasileira (LJB). Ao lado de pessoas com histórias incríveis de Goiás e Pernambuco prioritariamente, pude ao longo de 2019 aprender e conviver com senhores e senhoras de respeito como Fernando Henrique Cardoso, Rubens Ricupero, Marina Silva, Tasso Azevedo, Jorge Caldeira, entre outros. Esse curso me apresentou o Brasil e Brasília com outro olhar e me trouxe uma nova perspectiva e enorme responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento do país. Nós temos potencial de fato para transformar essa máquina complexa e estimular o acesso à todo tipo de coisa para a população como um todo. Está nas nossas mãos como sociedade civil puxarmos tudo isso e é também nossa responsabilidade incentivar com que pessoas boas e competentes ingressem na política. Não adianta fugir e nem fingir que não está aí. Estamos juntos nessa.

O ano ia passando e já por outubro um dos encontros do LJB seria sobre Participação Cidadã com responsáveis da Artemisia, Yunus, Pipe, Igarapé, Todos pela Educação, Comunitas e ICE. Como Steve Jobs dizia, só dá para conectar os pontos olhando para trás; como não dá para fazer isso olhando para a frente — “só vai”! Por um convite de um outro conselheiro do Sistema B me tornei membro do ICE, organização que completou 20 anos de história e abriu caminho para na minha visão, a mais bem estruturada plataforma de negócios de impacto do Brasil.

Em um ano bombei minha rede (network) de gente nova e mais relevante do que eu. Em termos de whastapp, são 57+18+19+9+25+10 = 138 novos contatos diretos e qualificadíssimos. Se considerar o grupo global da SU põe outros 257 pessoas sêniores espalhadas pelo mundo e de sobra meu perfil no Linkedin ficou chic!

Outra coisa muito legal de 2019, foi que eu e minha esposa resolvemos viajar pra caramba. Tenho um super orgulho da trajetória dela de Concórdia — SC para o mundo e região; a bichinha tem rodinha nos pés e me puxa pra tudo. Aproveitando que ainda não temos filhos, que temos pique e que queríamos passar mais tempo livre juntos rodamos esse Brasilzão afora. O estado de Santa Catarina é maravilhoso de ponta a ponta — fomos para o litoral, meio e oeste do Estado. Destaque fica para Lapinha da Serra em Minas Gerais a duas horas e meia de Confins. Esse destino despertou na gente uma vontade de conhecer tudo que é trilha e Parques Nacionais em 2020. O que mudava principalmente entre uma viagem e outra eram as companhias e os seus estilos de vida.

Lapinha da Serra — MG

Orientados pelo celebrante do nosso casamento, resolvemos passar pelo menos um fim de semana do ano com cada um dos nossos padrinhos e madrinhas além é claro dos tradicionais com a nossa família. As pessoas são muito diferentes na sua essência e momentos dedicados à elas são muito importante para que a gente não perca a proximidade com o passar do tempo. Descobrimos o Escape Game como hobby de um casal, a imitar um camaleão no Imagem e Ação com outro — tem que grudar a mãozinha e arregalar os olhos rsrs. Também jantamos a beira de um penhasco em Portugal com vinhos bons. Em casa preparei o primeiro hambúrguer da vida da filha de um amigão e foi bom ver como a criançada “não para de crescer”. Foi gostoso escutar um “Tô com saudades Tio Leo” no facetime depois de uma visita dessas. Criança fala o que pensa em toda sua pureza; quero mais tempo com elas ano que vem.

Para acomodar tudo isso abrimos mão de uma série de outros encontros, alguns casamentos e datas importantes. Não é fácil tomar essa decisão. Apesar de chatear algumas pessoas, principalmente pela baixa frequência com que nos vimos no ano, preferimos focar na qualidade desses momentos juntos e 2020 será assim de novo. To recebendo um monte de presentes hoje de clientes, fornecedores e amigos. Devemos estar no caminho certo. “Chega a Globeleza mas não chega o fim do ano” — Raphael Despirite .

Ahora me voy. Preciso ir no shopping comprar uns paranauê e pegar a fila do Panetone; são 2 por CPF hein — não esquece.

ps: Goiás é Mais! (Maior lição do Ano).

ps2: Torcer pro Flamengo ganhar o mundial, encher o Brasil de alegria e comemoração. Vai vender cerveja pra caramba se acontecer (entramos na Ambev).

ps3: Lista de cursos de aprendizado rápido, por tema e escolas que li hoje no Linkedin do Paulo Loeb: os melhores para profissionais de marketing e inovação (presenciais ou online): Sandbox, Perestroika, Hyper Island, Miami Ad School, Udemy, Lynda, Cousera, edX, Datacamp, Codeacademy, Data Science Academy, Masterclass. Adicionaria o Mesa.school da Barbara Soalheiro.

ps4: Red Dead Redemption II — melhor jogo do ano.

--

--