O grande ancião Axstalrath

Alexandre Alves
Fate Magazine
Published in
7 min readJul 31, 2015

--

Aventura de Sean M. Dunston adaptada para Fate

Olá pessoal,

Essa é uma aventura para Dungeon World originalmente publicada no Dungeon World Guide e traduzida para o Guia do Dungeon World.

Ela é um ótimo exemplo de como aplicar as ideias trazidas pelo conceito de Frentes. Nessa aventura a Frente apresentada chama-se “O grande ancião Axstalrath”, sua descrição vem logo abaixo. Perceba que como se trata da descrição de uma ilha, seus locais e habitantes, a descrição da Frente é um pouco extensa (isso para o contexto de Frentes, claro).

Fiz uma pequena adaptação, apenas para utilizar os Aspectos de Fate. Caso você jogue Fate e não conheça o conceito de Frentes, considere ler primeiro a matéria explicativa, publicada na Fate magazine clicando aqui.

Vamos lá?

O grande ancião Axstalrath

Por Sean M. Dunston.

A Ilha do Crescente é uma pequena ilha que recentemente atraiu uma atenção perigosa. Ela foi colonizada por humanos por volta de cinco anos atrás, fato este que aborreceu a população nativa da região, os Homens-Lagarto. Felizmente, os Homens-Lagarto têm pouco interesse nas coisas que acontecem fora de seus pântanos, portanto um tratado instável de “viver e deixar viver” formou-se naturalmente.

O pequeno Porto de Taramos foi fundado no leste da costa da ilha, e não
demorou muito para que depósitos de ferro fossem encontrados próximos à
floresta do sul. Uma mina foi construída rapidamente, e a cidade de Rockbreak surgiu para dar suporte à mina, bem como para explorar as proximidades da floresta.

A cidade de Windward também foi fundada na parte norte da ilha, onde há muita terra arável.

Suprimentos do continente chegavam uma vez por mês para saciar algumas necessidades que os colonos tinham, mas a Ilha do Crescente é quase auto suficiente.

Três semanas atrás, o dragão apareceu.

Chegou sem aviso, incendiando todos os navios na baía de Taramos, destruindo as ruas principais, e abrindo uma cratera numa área bem específica, no centro da ilha. Uma vez feito isso, ele se instalou no vulcão oceânico nas proximidades.

O dragão apenas deixa seu ninho para destruir qualquer navio que busque ajuda do continente, impedindo a comunicação entre os povoados da ilha. Uma tentativa de ataque naval ao ninho vulcânico da criatura foi completamente destruída antes mesmo que os soldados pusessem os pés na pequena ilha.

Nas semanas seguintes ao ataque da besta, algumas pessoas passaram a adorá-la numa tentativa de acalmar a fera. O culto ao dragão foi declarado ilegal pelo Governo do Porto de Tamaros, mas isso apenas os fez recorrer ao subúrbio como refúgio, onde eles crescem sem controle.

Poderia passar semanas antes que o continente percebesse algum problema e demoraria mais tempo ainda até que eles enviassem ajuda, portanto a ilha está por sua própria conta.

Um chamado tem sido feito para as pessoas dispostas a sair e tentar contato
com as cidades isoladas, para tentar descobrir por que uma parte específica da ilha foi destruída, o que há nas ruínas subterrâneas reveladas pela cratera aberta, e talvez… Apenas talvez… Destruir o dragão.

… O que você faz?

Mapa da Ilha do Crescente

Pontos de Interesse

Porto de Taramos é a capital e único contato com o mundo lá fora. É cercada por recifes, mas o porto considera os recifes uma maneira fácil de conduzir o tráfego e manter afastados os invasores do mar. Há um grande Farol ligado à Mansão do Lorde de Taramos, que tem vista para a baía.

A cidade na extremidade sul da ilha é Rockbreak. A mineração e exploração madeireira da cidade são as principais fontes de comércio da ilha. Desde o aparecimento do dragão, a comunicação entre Rockbreak e o Porto de Taramos foi cortada.

A Lança do Deus Mar é uma ilha vulcânica onde o dragão fez seu ninho.
Os destroços carbonizados dos últimos três navios de guerra da ilha estão ao
largo da costa sul.

Ss’t’k’llst é o maior povoado dos Homens-Lagarto e “capital” das criaturas por padrão. Além de Ss’t’k’llst (pronuncia-se Sisticalisti), os Homens-Lagarto ocupam a maior parte do pântano Greenscale e os aldeões ficam fora disso.

Para os habilitantes da ilha a Floresta das Algas, é apenas um emaranhado de algas e plantas marítimas. Ela é, de fato, parte do povoado dos Elfos do Mar que esbarra na ilha. Os Elfos do Mar revelaram-se recentemente para os habitantes da ilha.

Windward é a cidade agrícola do norte.

Há um pequeno local entre Rockbreak e Porto de Taramos para descanso e reabastecimento, os moradores o chamam de ponto de passagem.

Um dos mais estranhos mistérios da ilha é o Monólito, uma coluna cilíndrica de 2 metros de diâmetros e 5 metros de altura, coberta de runas intraduzíveis. Em noites de meia-lua, as runas brilham e a coluna projeta um feixe de luz diretamente para o céu. Nunca houve explicação para este fenômeno.

O enorme redemoinho ao lado do Monólito é chamado de Olho do Deus do Mar, e gira constantemente nas profundezas inexploradas.

O Monólito e o Olho do Deus do Mar parecem ser interligados de alguma forma, mas até então, os estudiosos estão perplexos.

Perguntas para os jogadores

Considerando as fases da criação de jogo em Fate:

  1. Escolha do cenário,
  2. Escolha dos problemas e
  3. Criação das personagens.

Como essa é uma aventura pronta, a 1ª e 2ª fase provavelmente não acontecerão. Em seu lugar, o narrador deve ler a descrição para o cenário da Ilha do Crescente, em seguida, iniciaria-se a 3ª fase.

As perguntas abaixo tem o objetivo de ajudar os jogadores a integrar os protagonistas ao cenário apresentado, o que normalmente acontece na Fase Trio.

  • Qual de vocês é um estrangeiro encalhado aqui?
  • Qual de vocês conhece a ilha como a palma de sua mão, sendo nascido e
    criado aqui?
  • Se você é um elfo do mar, porque você se revelou aos habitantes da superfície? Como seu povo se sente a este respeito?
  • Você conhece pessoalmente um dos cultistas do Dragão. Que ele é e
    porque ele não ouviu seus conselhos para se afastar?
  • O que você ouviu a respeito do Olho do Deus do Mar?
  • O que você sabe sobre o Monólito que mais ninguém sabe?
  • Caso você seja um homem lagarto, porque você abandonou os pântanos? Porque você está andando com estes mamíferos?

Ameaças

O Dragão

O dragão Axstalrath escolheu a Ilha do Crescente como seu ninho por várias razões: ela é isolada e separada da civilização, ele está intrigado pelo Monólito, o vulcão é o local perfeito para pôr seus ovos, e quando eles chocarem a ilha está cheia de comida indefesa sem formas de escapar.

Objetivo: “Meus filhos são tudo para mim, eu os farei crescer fortes”

Eventos Terríveis

  • Trama com os Elfos do Mar
  • “Homens-lagarto, os humanos são seus inimigos!”
  • Perigo na costa portuária, patrulhas navais em chamas
  • Gritos desesperados, terror nos céus, filhotes de dragão famintos

Desastre Iminente: Chamas, morte e destruição

Os Cultistas do Dragão

Os cultistas acreditam que podem pacificar o dragão através de adoração.

Objetivo: “Óh grande deus Axstalrath, nós te servimos”

Eventos Terríveis

  • Taramianos inquietos e culto crescendo
  • Lei Marcial
  • Porto de Taramos sob ataque do culto
  • Chamas draconianas, farol da mansão de Lorde Taramos destruído
  • “Taramos é nosso, e nós o oferecemos a você poderoso Axstalrath”

Desastre Iminente: “Com Axstalrath ao nosso lado, a Ilha do Crescente nos pertencerá”

Os Elfos do Mar

Os Elfos do Mar se revelaram recentemente para os povos da superfície, contudo não se sabe o porque.

Objetivo: “Vamos colocar a praga humana para correr!”

Eventos Terríveis

  • Tumulto nas praias do oeste
  • Rockbreak sob nosso domínio
  • Acordo traiçoeiro com os cultistas do dragão
  • Ameaça silenciosa, pessoas oferecidas como comida de dragão

Desastre Iminente: Rockbreak tomada e pessoas escravizadas

O que está em jogo?

  • O que está nas cavernas reveladas pelo ataque do dragão ao centro da ilha? O que existe lá dentro o dragão quer tanto?
  • O que acontecerá com Rockbreak, agora que ela está isolada?
  • Que papel o Monólito terá no destino da ilha?
  • Os homens lagarto no pântano irão quebrar sua tênue trégua com os humanos e ficar ao lado do dragão?
  • Porque os elfos do mar estão se revelando aos habitantes da ilha pela primeira vez?

Elenco da Frente

  • Lorde William Taramosis o Prefeito de Porto Taramos; a família Taramos fundou o primeiro assentamento na ilha e permanece influente.
  • Linsa Craneis a Mestre de Obras na mina Rockbreak, que por sua vez
    faz dela a Prefeita da vila. Os aldeões a respeitam e apoiam suas decisões sem hesitação.
  • Karlov Grey foi identificado como o provável fundador e atual líder do
    Culto do Dragão, contudo sua localização rotineira tende a ser um segredo. Ninguém tem certeza de quem ele era antes do culto começar.
  • Lsst’l representa os interesses do Povo Lagarto em Porto Taramos, de políticas comerciais a questões de fronteiras, mantendo a paz entre as espécies. Ele sempre alegou lutar apenas pela paz e coexistência, mas quão confiável ele é?
  • Rajak Aço-Vermelho pouco é conhecido sobre o Rei dos Elfos do Mar, ou com que propósito ele leva seu povo à superfície. Um mistério ainda a ser resolvido.

Conclusão

Note que os “Homens Lagarto” não foram definidos como uma Ameaça para essa Frente, contudo isso poderia ter sido facilmente feito. É bem simples o narrador estender ou resumir a aventura dependendo do andamento da mesma.

Espero que gostem e deem um feedback caso tenham mestrado essa aventura, ou outra que use o conceito de Frentes. Abraços.

--

--