Conteúdo para além do feed

Os principais insights da 11ª Maratona Digital

@tutinicola
Fantástico Mundo RP

--

Se tem um elogio bom de se receber sobre seu conteúdo é: direto e prático! Esse foi um dos comentários que recebi sobre a palestra que ministrei na Maratona Digital sobre “Stories que vendem”, no último fim de semana, e é com essa ideia em mente que hoje nós (Rafaela Richter e Tuti aqui) trouxemos para o blog um pouco do que absorvemos nos 3 dias da Maratona Digital, evento da Fabulosa Ideia que rolou nesse fim de semana em Porto Alegre.

But first…

Assim como no evento, vamos começar recapitulando o que esse ano nos deixou! Afinal, dezembro é tempo de refletir. Você sabe o que o mundo buscou em 2018 no Google Trends? Ao contrário do vídeo de 2017, que foi bem mais pesado (compartilhamos ele no texto de Indicadores de Comunicação Interna ), neste ano foram coisas boas! E assim foi também a vibe do evento. Sente o clima:

Os 18 workshops trouxeram cases e dicas do que deu certo nesse ano e mostraram que pra ter sucesso no digital é preciso conteúdo de valor, conhecimento e muito mais do que uma foto bonita no feed. É necessário ter e pôr conhecimento em prática, afinal…

“Esperança não é uma estratégia de marketing”. Jeff Walker

Então vamos lá…

#1 Crise na mídia tradicional

O YouTube virou mídia de massa. O brasileiro já vê mais vídeos no YouTube do que na TV aberta, e o WhatsApp e Facebook já se estabeleceram como canais com audiências tão fortes quanto a dos meios tradicionais. A publicidade não fica pra trás, migrando para o online. Aposte nos novos formatos, mas não esqueça de que é preciso criar criativos nativos para não interromper as pessoas e criar uma boa experiência de interação e compra.

Dica: Google Adwords pra alcançar pessoas que já estão pensando, interessadas e estão procurando por uma solução e Facebook Ads para criar lembrança, conexão e relacionamento.

#2 Marketing de influenciadores

Tenha em mente que pessoas confiam em pessoas e que número de seguidores não significa sucesso de uma campanha. Procure pessoas com relevância dentro do contexto que você atua para serem embaixadoras da marca e que, principalmente, sejam verdadeiras com a causa ou produto.

“Tratar as pessoas com respeito é a melhor forma de obter a atenção delas”. Seth Godin

Dica: Use ferramentas que ajudam na escolha de influenciadores (spokeo.com, klout.com, beonpop.com, brandwatch.com).

#3 Lives

Quer ter resultados? Faça transmissões ao vivo. Ela é uma das principais propulsoras de alcance orgânico, ajuda na construção da autoridade através da entrega e é uma ótima forma de aumentar o engajamento, além de expandir seu público.

#4 Vídeos com legendas pra ontem!

“Há 20 anos se você tivesse uma empresa e não tivesse um site, você não existia. Hoje é assim com vídeo”.

O consumo de vídeos na web cresceu 135% nos últimos 4 anos, logo, vídeo não é mais tendência: é pra ontem! Sim, estamos cada vez mais preguiçosos e buscamos a informação de forma rápida, atrativa e visual portanto o vídeo online garante uma maior atenção e um maior envolvimento com a audiência e se tiver legenda, aumenta ainda mais a retenção (e ainda torna o conteúdo mais inclusivo)!

Dica: use o App inshot para editar seus vídeos diretamente pelo celular e adicionar legendas ou ainda o App Legend no Iphone.

#5 Busca por voz e Chatbots

Até 2020, é estimado que as pesquisas através da voz apresentem contribuições em pelo menos metade das buscas na internet. As mais recentes inovações nessa área são os assistentes por voz, Alexa (Amazon Echo) e o Google Home , dispositivos cuja principal interface com o usuário é a fala.Também há previsões de que até 2020, 85% das interações dos consumidores serão conduzidas por um mecanismo automático e essa será a primeira opção para diferenciar uma empresa de seus competidores.

Dica: use o ManyChat gratuitamente como Bot para sua página do Facebook.

#6 WhatsApp como ferramenta de venda e compras com um clique

WhatsApp e o Messenger são hoje os canais preferidos pra se comunicar. Muitas marcas têm utilizado principalmente das listas de transmissões e grupos do WhatsApp como um canal de conversão e relacionamento mais direto com o seu lead na jornada de compra. Novas maneiras de facilitar a compra do produto ou serviço vêm crescendo muito, tanto que o Instagram também está cada vez aperfeiçoando isso e desenvolvendo novas formas de realizar vendas pela plataforma, tornando o processo cada vez mais simples, como o Instagram Shopping.

Dica: você pode usar de forma gratuita o WhatsApp para sua área de vendas da empresa ou ainda usar o SallApp.

#7 Crescimento do LinkedIn

1% de quem está no Linkedin é produtor e 99% audiência, portanto, ele vem sendo um ótimo canal para humanizar e fortalecer o institucional de marcas e para você como profissional, além de colocar seu currículo e se conectar com marcas e outros profissionais, estabelecer sua autoridade no seu mercado. Hoje, os setores de atuação mais comuns pela rede são: Tecnologia, Educação, Saúde e bem-estar, Telecomunicações e Finanças.
E respondendo uma dúvida bem comum, que virou até enquete nas nossas stories, você pode adicionar as pessoas do seu nicho sem medo, ok?

Dica: no nosso Facebook, publicamos 5 insights do Rafael Terra sobre a rede social, confira!

#8 O poder do Instagram

O Instagram é sem dúvida a rede social queridinha do momento, há dados que comprovam que 80% das pessoas seguem uma marca na rede social, logo, definitivamente não é mais apenas um lugar para fotos bonitas. Pesquisas dizem que 2 em cada 5 brasileiros já fizeram uma compra inspirados pelo Instagram (84% online e 33% na loja física) e que 47% das pessoas também dizem estar mais interessadas em um produto/serviço depois de ter visto um Stories da marca.

Stories que vendem (Foto: Lucas Franck)

Dica: para sua estratégia dar certo no Stories procure: combater algoritmo com engajamento, criar conteúdos nativos com frequência e direcionar as pessoas da maneira certa.

Audiência, Autoridade e Engajamento ❤

Não seja superficial em seu posicionamento digital! Busque tornar as pessoas melhores em algo que elas queiram melhorar, porque quando você atrai, engaja e cria conexão com sua audiência, no final, a única opção delas vai ser você.

Ufa, acabou! É que teve muito conteúdo bacana meesmo! Esperamos que tenham curtido!

--

--

@tutinicola
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas de formação, marketeira e Copywriter. Vivo da minha arte (de escrever) na praia.