Feedback: técnica de comunicação fundamental para a construção de relações de confiança
A pauta feedback está por todos os lados — literalmente — no meu dia a dia. Uma técnica de comunicação amplamente discutida, tema de vários artigos, livros, podcasts e cumpre um papel importante na agenda dos líderes.
É sobre os desafios e aprendizados dessa temática que vamos conversar por aqui.
Recentemente, a Aline Soares — mentora de carreira — me indicou o livro: Preciso saber se estou indo bem! Uma história sobre a importância de dar e receber feedback, Richard L. Williams. De acordo com o autor, a técnica é a fundação das relações, o feedback determina como as pessoas vão gerir suas responsabilidades no dia a dia.
A metáfora do balde compartilhada entre os capítulos traduz bem como funciona o ser humano. Todo mundo tem um balde que é cheio de furinhos e por isso precisamos abastecê-lo constantemente.
Sinais de que o balde está vazio:
Baixa produtividade e performance
Dificuldade de lidar com os colegas
Baixa iniciativa
Linguagem corporal
Métodos para fixar os buraquinhos:
Desenvolver inteligência emocional
Dar feedback de qualidade
Elogiar e reconhecer
Celebrar conquistas
Delegar tomada de decisão
O feedback passa por motivação, por construir relações sólidas, confiança e cultura. A resposta de um feedback realizado de forma adequada, com frequência adequada e linguagem adequada é a produtividade. O contrário também é verdade.
O momento do feedback é fundamental para construir confiança, sejam as conversas corretivas ou aquelas que tratam dos aspectos positivos. O primeiro é sobre impulsionar algo que precisa ser mudado e o segundo é reforçar um comportamento que gostaria que fosse repetido, continuado.
Acredito que todos os desafios, elogios, ajustes de rota e suporte que o feedback é capaz de viabilizar são essenciais para nos encorajar a desenvolvermos soft e hard skills em busca de entregas e trabalhos que sentiremos orgulho. Nessa troca e caminho para evolução temos a oportunidade de fazermos melhor, sempre.
“Feedback é um presente”. Tivemos na Cinnecta, dentro do Programa de Desenvolvimento de Liderança, um Workshop sobre o tema e a Karina Porto da Amazing People compartilhou essa frase que é um ponto para refletirmos sobre a responsabilidade e oportunidade de contribuir e aprender com essa troca significativa.
O feedback é uma técnica de comunicação que gera confiança. Mas e na prática, conseguimos mensurar essa relação?! Quanto vale um feedback? Uma pesquisa da GPTW apontou que desde quando começaram a medir tal associação e impacto, observou-se que quanto mais conversas sobre carreira e diálogo um colaborador recebe ao longo do ano, maior a sua confiança em relação à empresa.
Lá em 2014, falamos aqui no Fantástico Mundo RP sobre como o feedback contribui para o engajamento dos colaboradores no texto Feedback: assunto para RP — vem ver! O assunto segue atual e relevante. Na verdade, cada dia mais essencial, principalmente em tempos de home office em que precisamos de uma atenção redobrada na comunicação, nas relações interpessoais e na construção de confiança.
O debate sobre feedback não é novo. Mas certamente é um dos trending topics no mundo dos negócios, da comunicação e da gestão de pessoas. Fundamental para resultados incríveis. Às vezes ficamos perdidos entre tantas metodologias e caminhos, na dúvida: mantenha a empatia, seja verdadeiro, esteja presente e se apresente com vontade genuína de contribuir.
O futuro depende da nossa habilidade de encontrar melhores formas de fazer as coisas. Buscar conexão, criar oportunidades, investigar possibilidades e abrir portas para os outros.
Quando foi a última vez que deu ou recebeu feedback?