Agora é hora de colocar a “mão na massa”

Passaram as festas de final de ano, passou o carnaval, agora tem um ano todinho esperando você. Que tal agir?

Kelen Turmina
Fantástico Mundo RP

--

Dizem que o ano inicia após o Carnaval. Foram-se as festas, chegou a hora de “botar a mão na massa”. Como a Priscila Couto abordou em sua publicação “O óbvio precisa ser dito”. Então, pensar a comunicação de forma estratégica é primordial.

Durante a graduação aprendemos sobre planejamento e estratégias de comunicação, os fundamentos estratégicos e a análise SWOT. Também que traçar objetivos claros é necessário para direcionamento das ações. Então, como afirma Alvin Toffler “Uma empresa sem estratégia é como um avião voando sem rumo em plena tempestade, indo para cima e para baixo, entre relâmpagos. Se os relâmpagos ou os ventos não os destruírem, simplesmente ficarão sem combustível”.

Independentemente se for para aplicar nos negócios ou na própria carreira, ter metas e objetivos claros, saber quais as ações necessárias e qual a previsão orçamentária para atingir o que almeja deve ser registrado. Muito além de só dizer onde quer chegar, tem que estar seguro de como fará isso.

Estamos trazendo um passo a passo de como montar o planejamento para o seu negócio e ou para sua vida pessoal. Lembre-se que analisar os fatores que o impulsionam faz parte desta construção. Aquele reforço na memória, para quem leu o Artigo da Priscila Couto, assistiu ao Filme ou leu o Livro Alice no país das maravilhas, “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve…”.

Vamos à prática então?

1º Identifique seus stakeholders : Grupo de pessoas que têm relacionamento com o seu negócio: clientes, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, parceiros estratégicos, entre outros. Para ser efetivo, além de identificar, você deve conhecer as necessidades e expectativas destes em relação ao seu negócio.

2º Defina os fundamentos estratégicos do negócio: Lembramos que os fundamentos são sustentados por três pilares:
• Missão: Razão de existir
• Visão: Aonde quer chegar
• Valores e Princípios: Trata-se de um guia de comportamento, fundamentos éticos, virtudes e atitudes das pessoas para atingir a visão.

3º Construa uma análise SWOT — Strengths (forças), Weakness (fraqueza), Opportunities (oportunidades) and Threats (ameaças). Esse estudo é a base para você identificar os pontos fortes, reconhecer as fraquezas, visualizar as oportunidades e antever as ameaças.
Lembre-se que quanto mais estruturada e participativa for a dinâmica da construção da análise SWOT, mais insights você vai ter para direcionar o seu negócio.

4º Trace o mapa estratégico do negócio: Sugere-se a aplicação do conceito de Balanced Scorecard (BSC). Esse conceito pode ser definido como um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos do negócio rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.

O segredo do BSC está em fazer com que você consiga entender claramente os objetivos de sua estratégia e, a partir deles, chegar à definição das iniciativas estratégicas que devem ser executadas. Para isso, a mensuração deve levar em conta 4 perspectivas estratégicas que devem ser devidamente definidas e, posteriormente, mensuradas e acompanhadas. São elas:

Perspectiva Financeira: Trata dos resultados de rentabilidade e produtividade do negócio. Quais objetivos financeiros devemos seguir?

Perspectiva do Mercado: Refere-se à proposição de valor que deseja entregar aos clientes como satisfação, participação de mercado, taxa de retorno de clientes etc. Para atingir nossos objetivos financeiros, que necessidades de nossos clientes devemos atender?

Perspectiva de Processos Internos: Trata dos mais variados indicadores de desempenho interno, como taxa de atraso nas entregas e redução de custos na produção. Para satisfazer nossos clientes e a gestão do negócio, em quais processos internos devemos ser excelentes?

Perspectiva de Aprendizado/Recursos: Seus principais indicadores referem-se à satisfação, motivação, capacitação e retenção da força de trabalho, compartilhamento das melhores práticas etc. Para atingir nossas metas, como nosso negócio deve aprender e inovar?

5º Transforme a estratégia em ação: Defina os objetivos, indicadores, metas e projetos estratégicos.

Objetivos: Definir o que a empresa deseja alcançar em cada perspectiva estratégica.
• Indicadores: Indicam o desempenho da empresa referente a cada objetivo definido.
• Metas: Em função dos indicadores, qual o nível de performance esperado que se deve atingir.
• Projetos estratégicos: As ações, iniciativas e intervenções que devem ser tomadas para que se atinjam as metas de desempenho determinadas. Devem ser medidas e acompanhadas.

Disponibilizamos abaixo um MAPA ESTRATÉGICO para que você coloque a mão na massa e inicie desde já o planejamento para o seu negócio. Como abordou muito bem nossa co-founder @tuanenicola no Podcast #EP01 — O BICHINHO DA PROCRASTINAÇÃO vamos fazer agora. Amanhã pode ser tarde, ou alguém já pode ter colocado em prática a sua ideia.

Clique aqui e veja alguns exemplos para ajudar a preencher o mapa do seu negócio.

6º Tudo alinhado para o Planejamento de Comunicação: Tendo a base do planejamento estratégico do negócio pronta, com objetivos, indicadores e metas definidas é hora de iniciar o planejamento de comunicação e definir a persona. Certo? Essa pauta abordaremos em um próximo texto. =)

Gostaram? Vamos fazer diferente em 2020?

Excelente semana, Kelen Turmina :)

Cadastre-se na nossa Newsletter semanal e não perca nenhum conteúdo: https://mailchi.mp/0be1bd66cb16/news2020

……

Pesquisa: Pierre Veyrat, Exemplos de BSC, Gustavo Paulillo, Conceito BSC. Imagem: Pixbay

--

--

Kelen Turmina
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas, especialista em Marketing, Diretora da MAK Agência de Relações Públicas, Conteudista no Fantástico Mundo RP