Foto de Ron Lach no Pexel

Produtivismo vs. Desaceleramento

Relexões de uma quase comunicóloga exauta

Vanessa Maria Gomes
Fantástico Mundo RP
3 min readNov 30, 2021

--

Desacelerar é um verbo transitivo direto e intransitivo que significa diminuir ou perder a velocidade. Vocês devem ter percebido que na semana passada tudo andou mais silencioso pelas nossas redes, é que do lado de cá tem uma quase relações-públicas caminhando para o final do curso tentando equilibrar a vida acadêmica com as responsabilidades de um final de ano agitado da firma. Mas hoje quero convidar vocês, nossos leitores, para refletirmos sobre a importância de ouvir não apenas as demandas dos nossos clientes, mas também nos ouvirmos e sabermos o momento de olharmos para nossas demandas pessoais. Esse texto de hoje, também é voltado para as/os/es estudantes que nos acompanham e estão em reta final de período ou até mesmo no final do curso.

Nos últimos tempos, as demandas de trabalhos para profissionais da comunicação se multiplicaram e a maioria de nós já está adaptada aos novos formatos e aos novos desafios, mas tudo tem duas (ou mais) versões, estamos cada vez mais exatas e precisando nos desconectarmos para podermos nos conectar conosco novamente. Criou-se a ideia exacerbada do produtivismo, “se você fez apenas dez atividades das vinte que precisava fazer naquele dia, automaticamente você não é produtiva ou está procrastinando”, e isso muitas vezes nos gera sentimentos de insuficiência ou até mesmo problemas psicológicos sérios. É importante entendermos quais são os nossos limites, ouvirmos os nossos corpos (pois eles realmente falam) e buscarmos o equilíbrio entre nossas vidas profissionais ou/e acadêmicas e pessoais.

Vocês devem se lembrar que meses atrás a Brandy, uma de nossas fantásticas, produziu um texto chamado “Quem refresca a mente do criativo?” onde ela aborda justamente essa questão do cansaço generalizado que todas as pessoas têm sentido, e eu consigo observar que a nossa situação não mudou muito desde de então. Estamos cada vez mais cansadas e cada vez mais nos sobrecarregando de demandas ou deixando que os outros façam isso conosco.

Quero indicar para vocês um episódio do podcast Pensando o Bem, com as jornalistas Teté Ribeiro, Greice Costa e Claudia Lima da Folha de São Paulo sobre o fenômeno da produtividade tóxica nesse período pandêmico que estamos enfrentando:

Clique aqui para ouvir

É importante sabermos quando a produtividade se tornou tóxica em nossas vidas e quando é necessário desacelerarmos para conseguirmos descansar e nos acolhermos. Enquanto comunicólogas e profissionais da comunicação aprendemos a importância de saber ouvir o outro, mas o que não aprendemos na universidade ou no mercado de trabalho é a hora de nos ouvirmos.

Desejo que todas consigamos ouvir a nós mesmas o quanto antes! Encontro vocês ano que vem, beijos da vane. ❤️

--

--

Vanessa Maria Gomes
Fantástico Mundo RP

Graduanda em Relações Públicas na Universidade Federal da Paraíba. Armazeno aqui as produções textuais elaboradas exclusivamente para o blog Fantástico Mundo RP