Couvert torna a esperara mais tranquila

Daiane Cardoso
Food Experience Design
3 min readJul 9, 2018

"Seja bem-vindo! Já trago o seu couvert."

Uma das coisas que me faz ficar de mal humor é fome.

Sim, sou dessas :P. Sempre levo algum lanchinho na bolsa para quando bater a fome e eu estiver fora da rotina, assim posso acalmar o coração e aguardar a próxima refeição.

Geralmente quem tem fome, não tem paciência. Fome dá mais fome, que gera ansiedade e faz com que a gente não queira esperar muito até a comida chegar.

Há pesquisas que mostram que cara feia é fome! E é mesmo.

“Há muito tempo, a ciência sabe que a fome provoca irritação”, diz Sophie Medlin, professora de nutrição e dietética do Kings College London.

Normalmente saio de casa pra comer quando já sinto uma leve ou forte fome. Quando chego em algum local, já estou faminta e gostaria muito de que minha comida não demorasse muito pra chegar.

Quando o local oferece couvert, meus olhinhos brilham. O couvert não precisa ser nada de mais, pode ser um simples pãozinho dormido, torrado, molhado num azeite de oliva, que já dá uma tranquilidade pra esperar aquela sequência de: decidir o que comer dentre as opções do menu, decidir o que beber, chamar o garçom e fazer o pedido.

Couvert do Lilia Restaurante, RJ

Na minha opinião, essa prática poderia ser adotada principalmente por locais que trabalham com menu mais personalizado, no estilo slow food, preparações artesanais ou locais com muita espera.

Mas infelizmente muito locais com essas características não oferecem nada. Há estabelecimentos que chegam a ter mais de 1h30 de espera e não oferecem nem uma casquinha da batata frita.

E ai quem está esperando, com fome, começa a ficar impaciente, irritado, acha que quem está cuidando da fila de espera está passando outros na frente, que o lugar dele nunca chega… mas toda essa irritação poderia ser amenizada se a fome estivesse sido controlada.

Duvido que não tenha nada que gere sobra nas cozinhas dos restaurantes e bares que não possa ser transformado em um pequeno couvert.

O Outback que costuma ser um local de filas de espera gigante, normalmente passa uma cebola para quem aguarda. Imagino que isso não deva gerar um gasto maior.

Couvert do Pâtissier em Porto Alegre, RS

A experiência do consumidor importa

O valor por traz disso é o que os estabelecimentos não percebem mas que tem muita importância. A memória que eu fico do local, principalemnte quando é a primeira vez que vou, não vai mudar. Eu posso nunca mais voltar ou indicar o local se achar que a experiência que tive lá não foi boa.

Se eu esperar muito tempo e com fome num local, isso vai me irritar, não importa se a comida é excelente, eu já criei uma memória ruim. Como estabelecimento, eu já prejudiquei a experiência desse cliente na jornada dele dentro do meu estabelecimento.

Por isso, acredito muito na eficiência que um pequeno couvert pode ter. O benefício que ele traz, o tempo que o chef ganha na cozinha, o tempo que os hostess ganham pra organizar o salão e as filas, e assim o local mostra que está preocupado que seus clientes se sintam bem recebidos, atendidos, mesmo quando ainda não conseguiram entrar no estabelecimento.

--

--