Imagem de Jacob Murray

Guia de Através da Galáxia — Cartas Vilão

Fernando Caprino
Force Roll
Published in
7 min readFeb 11, 2019

--

Quais são as melhores cartas da nova coleção?

Através da Galáxia (Across the Galaxy — AtG) finalmente chegou às lojas brasileiras e podemos voltar nossas atenções a retomar as jogatinas e analisar a nova coleção.
Após mais de 3 meses do lançamento da coleção fora do Brasil, a única coisa que posso considerar uma vantagem nesse momento é saber dizer para vocês quais são as cartas da coleção que mais valem a pena.
Vou falar de cada cor/facção, de forma resumida e prática. Aqui estão as cartas Herói e aqui as Neutras. Pra acabar, aqui estão os plots e campos.
Antes de tudo, quero compartilhar uma classificação que o Mateus, o Alec e eu (Caprino) fizemos logo no lançamento da coleção. É divertido ver quais cartas achávamos que iam ser boas e nem vão aparecer aqui na minha lista. E o contrário também…

(DISCLAIMER: as análises são focadas principalmente no formato Standard. As cartas que podem ser importantes no futuro do jogo estão apontadas dessa forma também)
Não me perguntem COMO não colocamos o Canhão L-S1 na lista das lendárias. Ou a Shadowcaster. Agora que tenho tempo e meses de meta ao meu favor, eis minha análise:

Azul

Personagens
O Savage Opress tem uma proporção de vida/pontos ótima e a Luce provavelmente vai aparecer após a rotação.

Mas vilão azul nessa coleção se resume ao papa Vader!

Atualmente esse exemplar de terror e destruição é a carta mais cara de todas as já lançadas (em torno de 60 dólares). Mas ele vale cada centavo. Vader + um personagem amarelo é o deck a ser batido no meta de AtG e chegou ao top 8 em todos os grandes eventos após a errata do Snoke. Ele é o que um BIG (personagem que usa mais de 2/3 dos 30 pontos) deveria ser.

Eventos
Pra não dizer que o único evento que vale a pena é Fear and Dead Man (que deve ter uma das artes mais legais de todo o Destiny), vou comentar que I Am the Senate andou aparecendo nuns decks de Palpatine1 (o imperador solitário). Fear and Dead Man pode ser usada em decks que tenham dados melee altos, mesmo que não sejam do Vader (Dooku ou Dryden Vos, pra dar 2 exemplos).

Suportes
A Câmara de Meditação do Vader é um suporte subvalorizado, na minha opinião. Ajuda contra mill e não é um investimento inútil quando o Vader está sendo atacado. Stifle é irritante de se jogar contra e usado na hora certa pode arruinar o turno do oponente.

Porém, o destaque com certeza é para a melhor carta da coleção: Vader’s Fist. São tantos pontos positivos… 4 lados de dano. 3 ativações no turno que ela entra em jogo. A possibilidade de virar o dado se tiver o Vader.

O custo alto praticamente impossibilita ser removido usando Vandalizar. Múltiplas ativações ferram com as remoções do adversário, mesmo que ele tire uma vez, vai rolar outra. Em alguns decks, achar o Fist e jogá-lo é a diferença entre ganhar e perder o jogo. Basicamente TODOS os decks com azul e vilão usam 2. Vou repetir pra não deixar dúvida: é a melhor carta da coleção.

Melhorias
Nenhuma dúvida que o destaque é para o Sabre do Papa, né? Ele é obrigatório como 2x em decks com o Terror Vader e também tem sido usado com outros personagens que tenham dano melee e um dado que valha a pena ser trazido de volta (de novo: Dryden Vos e Dooku). O arquinho é simplesmente perfeito para uso com a Talzin. Ele com certeza também vai ser usado em eventuais decks de 5 dados focados em dano à distância, mas eles estão em completo desuso.

Vermelho

Personagens
O Wulff Yularen surpreendentemente (pelo menos pra mim) apareceu logo no começo do meta em parceria com o Kylo atormentado (o terror dos monocor). e o Super Battle Droid pode aparecer com o lançamento do novo Grievous em Convergence. O melhor personagem sem dúvida é a Iden Versio:

Tudo sobre a carta é muito bom. A vida é ótima pelos pontos de personagem. O dado é consistente e o 2 foco é delicioso. A habilidade é um ótimo bônus que pode ajudar em situações inusitadas. Apesar disso, ela só teve resultados expressivos junto com a Talzin. Acredito que mais por falta de explorarem e usarem outros decks do que a carta não ser boa.

Eventos
Nenhum dos eventos vermelhos vilão está sendo usado frequentemente. Vou destacar dois que aparecem esporadicamente e podem ser úteis em situações específicas: Imposing Presence e Reach the Stars. O primeiro é uma remoção que pode não funcionar pela condição, mas também pode remover dois dados, apenas por um recurso. O segundo é uma ótima opção se alguém quiser jogar de Vader + vermelho.

Suportes
Vigilante é um dos vários suportes lançados nessa coleção que ficam em jogo apenas durante a rodada no qual são jogados. E é dos melhores. Impedir o oponente de usar dados mostrando foco, cartas que viram dado (Bait and Swtich, Force Strike),especiais que viram dado (Yoda) e habilidades (Talzin) pode ser devastador.
A Tie Fighter tem um dos designs mais legais do jogo, criando a possibilidade de um swarm de naves. Porém precisa de um deck que gere muitos recursos de uma vez. Thrawn/Snoke depender do plot diminuiu seu uso.
O Hover Tank é uma lendária específica. Decks vilões que usem naves agora tem a possibilidade de causar dano em área com um veículo, o que não tinham ontem. Mas não é essencial para outros decks que não usem veículos.

Melhorias

Curiosamente a coleção só tem uma melhoria vilão vermelha. Uma ótima, no caso. Comparativamente, Crystal Ball tem os lados: 1 foco, 1 foco, 1 recurso, +1 recurso, 2 blanks.
O especial pode ser perigoso usado sem a Iden, você nunca sabe o que o oponente pode fazer com duas ações…
Mas a carta é excelente e com certeza vai ter várias utilizações em vários decks diferentes.

Amarelo

Personagens
O Dryden Vos (que eu surpreendentemente já citei umas duas vezes aqui) é divertido. Competitivamente, simplesmente custa muitos pontos e é pouco consistente.

Nosso amigo Tobias, por outro lado, oferece várias possibilidades. O 3r/1 é irritante, mas o especial é ótimo para controlar o jogo e infernizar o adversário. E as possibilidades são várias: Iden, Han, Talzin, Ciena… Se você conseguir por a mão em duas cópias, garanto que vai se divertir com várias alternativas, todas pelo menos competitivas!
Como eu não tinha gostado dele antes??

Eventos
Nada incrível e que vá mudar o jogo aqui. Os dois que parecem mais úteis atualmente são Shakedown e Wanton Destruction. Shakedown é interessante em decks que os dois personagens tenham lados de disrupt (Beckett/Ciena, por exemplo), mas existem remoções melhores. Wanton Destruction é específico para esse formato dominado por Vader. Mas muito específico.

Suportes
Déjà Vu é interessante. Abre possibilidades tentadoras, mas custar 2 recursos (sua rodada inteira!) dificulta a jogabilidade. A existência da carta nos faz checar sempre que alguma nova carta é lançada se ela fica quebrada em combinação com Déjà Vu.

A Firespray-31 é uma das melhores naves já lançadas. O dado é ótimo e a PA tem um valor assustador. É um veículo bom o bastante para que se construa um deck em volta e aparece em decks como Ciena/Beckett, Snoke 3-wide (Snoke/Ciena/Bala ou Rebel Traitor). Como ela é rara, não custa nada (ou quase nada… Rsrs) ter duas cópias dela na manga!

Melhorias
As melhorias amarelas vilão são boas! Nada espetacular, mas boas! a pistola Donderbus tem um dado um pouco abaixo do que eu gostaria para custo 2, mas tem pseudo-emboscada (ativa o personagem que ela for atribuída) e realocar. Com certeza vai jogar em decks base ranged pós rotação! Grappling Boa tem um dado ruim, mas uma habilidade boa. Lembre-se que o personagem tem que sofrer dano, se parar em escudos, ilusão e afins, não remove o dado.
A que mais gosto é o rifle do Beckett. Mas especificamente em decks com Beckett, por isso não destaco ela mais. O dado é bom e encaixa no objetivo geral ao jogar com o Beckett, de atormentar os recursos do oponente.

--

--

Fernando Caprino
Force Roll

Primeira aventura competitiva em cardgames, mas competitivo a vida inteira. Apaixonado por Destiny desde o lançamento, tentando masterizar o joguinho.