Lidando com o Meta — Metacall e Tech Cards

Alexsander Anzini
Force Roll
Published in
6 min readNov 21, 2018

Uma das perguntas mais frequentes que faço no Star Wars Destiny é: o que eu vou fazer contra tal deck? Você deve estar deparando com esse tipo de situação agora com a temporada de Store e preparação pro Nacional. Hoje não vou falar sobre escolha de deck, até porque já comentei sobre isso no meu primeiro artigo sobre o caminho para o sucesso. Vou falar um pouco sobre como analisar o metagame local e como se adaptar a ele.

Metacall

O que é metacall e como fazer essa triagem de decks no seu ambiente de jogatina? É muito comum que algumas pessoas ainda não conheçam essa expressão, mas quem está no ambiente competitivo a mais tempo já está acostumado a fazer esse tipo de análise.

Metacall é basicamente você juntar todos os decks que possivelmente aparecerão no torneio, escolher um que seja favorável ao field e/ou adicionar cartas que tiram sua desvantagem contra decks específicos, as chamadas Tech Cards.

Vou relatar até um caso interessante que aconteceu no nacional Nórdico onde o campeão foi Yoda/Luke. Não podemos afirmar exatamente o que ele pensou na hora de escolher o deck, até porque não tem nenhum artigo do próprio player, mas um raciocínio comum no meta de um tempo pra cá é: escudos são bons contra dano indireto. Por esse motivo, a quantidade de decks que geram escudos tem aumentado consideravelmente entre as competições maiores.

Tech Cards

A maior dificuldade não é nem achar as tech cards, é encaixá-las no seu deck sem tirar a sinergia dele. Ao montar seu deck, muitas vezes você encontra 4~6 slots que poderiam ser substituídos e são esses slots que vão se encontrar as tech cards.

Seu deck pode ser inteiro counter do campeonato que você vai jogar também, seja por causa dos personagem ou pelo core que compõe o deck. Os dois exemplo mais claros são Kylo vs Deck Mono e Escudos vs Dano indireto, nessas duas situações, vocês não precisa quebrar a cabeça com tech cards, porque o deck acaba sendo um counter natural do meta.

Vou listar algumas tech cards pra esclarecer ainda mais e quem sabe até ajudar na montagem do seu deck. Elas não vão estar por ordem de mais ou menos forte, são apenas as mais usadas no meta atual.

Defletir

É se não a melhor, uma das melhores cartas situacionais do jogo. Com a volta dos decks de dano à distância, seja naves com lados altíssimos ou o Tier 1 TaCos, Defletir acabou vendo muito mais jogo e chega ser um 1 of quase indispensável.

Intimidar/Ameaçar

Não tem nem muito o que explicar. Assim como vai acontecer com muitas cartas dessa lista, as duas são quase staples em decks azuis de vilão. Nada melhor do que o seu oponente escolher o seu campo para começar os escudos e você joga uma das duas, são 2 de dano CUSTO 0 ou custo 1 com emboscada (o que também te permite tricks no meio do jogo).

Abandone toda a Esperança

Essa viu bastante jogo com a ascensão de Snoke Veículos. A situação mais comum é seu oponente dar PA do Snoke em um dado de recurso ou um dado do Cubo da Sorte ser resolvido, logo depois você joga essa carta… hello darkness my old friend.

Despedaçar/Vandalizar

Vandalizar com toda certeza é mais versátil, mas com esse monte de Cubos e Holocrons marcando presença no meta, Despedaçar acabou sendo uma solução para decks sem amarelo. A primeira por sua parte pode também tirar suportes de custo baixo com bastante valor, como BT-1, 0–0–0, Backup Muscle.

Sonda/FILP/Relaxado Nojento

A primeira é staple no meta atual. Contra mill é absurda e dada na hora certa te faz levar um jogo. FILP já foi muito mais usada, mas ainda assim é uma solução pra tirar uma remoção que você não quer levar no turno. Já Relaxado Nojento é a mais versátil das três. Uma ótima opção quando você não quer levar cartas específicas e atrapalhar o jogo do oponente: droids contra sad, equips contra tacos e etc.

Inflexível

Contra escudos é a melhor opção. Você finaliza facilmente um personagem que já está te incomodando com escudos, além de lidar com Ilusão da Força e o principal: funciona como All In em decks como Dooku/Talzin.

Sabre de Luz Shoto

Em geral escudos são bons contra dano indireto, logo, com o meta carregado de dano indireto, essa carta acabou ganhando seu valor. Podemos até ver que no começo do meta de Caminhos da Força, listas de Kylo2 não estavam usando hoje a versão de Kylo/Snoke é mais forte e consistente com Shoto, um dos motivos é porque aguenta a pressão com escudos. Tenho que dar menções honrosas aos mono blue hero que andaram crescendo MUITO por esse motivo.

CQA

O valor que essa carta gera é INSANO! Tanto em decks de Kylo (que tem 3 lados de melee), quanto em mono blue hero (que cospe dado melee). Pensando que você tenha 2 dados melee e joga um CQA, foram 0 RECURSOS e 1 carta por 2 cartas do oponente. Melee sem CQA é loucura!

Sabre de Luz Antigo/Fechando a Rede

Ancient não é só pra te salvar de situações de dano não viu? Ela é E MUITO usada pra ganhar de mill. Cartas como Chamas no Passado fizeram com que a match contra Ancient fosse melhorada para Mill, mas não é sempre que funciona. Fechando a Rede é uma solução que foi usada no começo desse meta. Além de ser boa contra Mill, garante reciclar uma remoção.

Onda de Força

Só quem jogou de Poe/Maz sabe como é gratificante ver 3 personagens do outro lado da mesa e conseguir lidar com eles com Thermal Detonator ou U-Wing. Nesse meta vimos os decks com MUITA vida e decks com dois personagens tendo muita dificuldade. Uma das soluções é Force Wave, que não é uma Thermal, mas faz muito bem o seu trabalho. Em alguns caso, baixar uma Wave significa que você vai ganhar uma bad match, então trate de mulligar pra ela quando se deparar com 3, 4 ou 5 personagens.

Dito isso, é só você pegar um deck que você gosta de jogar e adaptar-lo ao meta. Teste de várias maneiras diferentes contra todas as matches possíveis, buscando sempre analisar o que mais você tem dificuldade, para que o encaixe das tech cards não seja em vão e o mais importante: que não tirem a sinergia do seu deck.

É isso, espero que tenha clarificado alguma coisa na cabeça de vocês e bora treinar para o Nacional!

Que os Force Rolls estejam com vocês!

--

--