Quem falou e quem calou: a repercussão da saída de Pochettino

Vinícius Nascimento
Galo de Kalsa
Published in
7 min readNov 21, 2019

Ao todo, dez jogadores foram a público para comentar a saída do argentino

Foram dois dias intensos. Na verdade, ainda estão sendo. As coisas estão meio difíceis de se processar dada a velocidade das informações que correram sobre o Tottenham e por causa do Tottenham nas últimas 48 horas. Como bem disse o menino Peu, é fato que as mudanças que aconteceram serviram para virar de ponta-cabeça os rumos do time e mais: do clube em geral.

Meu pai diria que o pé-de-pica ficou gigantesco e essas coisas são meio complicadas de segurar. Reinert foi um pouco mais delicado e usou um rojão como analogia. O fato é que o caldo engrossou, ganhou volume e não é qualquer mão que vai aguentar essa coisa prestes a entrar em erupção. Bem, essa pica agora é de Mourinho, e sua chegada traz de brinde um caldeirão de emoções. Pode dar muito certo, ou bizonhamente errado. O tempo vai dizer. Sei que tenho medo. Muito.

Voltando para o que vos prometi escrever no título do texto, confesso que fiquei ansioso para ver as manifestações após a queda de Pochettino. Queria saber o quanto ele era amado, ou odiado, ou mesmo ignorado dentro do clube. Esperei o máximo que pude por uma manifestação de jogadores apontados como ‘pivôs’ de sua saída: falo de Alderweireld, Vertonghen, Rose e Eriksen. Com Lucas Moura correndo por fora.

Destes, apenas Toby se manifestou. Rose não tem redes sociais. Os outros três optaram pelo silêncio, ao menos até então.

Entre os que comentaram a saída, destaco a manifestação de Ben Davies, que pareceu muito chocado. Com exceção a Skipp, todos os jogadores ‘formados’ no clube que conseguiram alguma minutagem com Pochettino no comando do clube se manifestaram. Falo aqui dos Harrys Kane e Winks, Dele Alli, Kyle Walker-Peters e Foyth.

Nenhum dos novos contratados quis falar. Ainda busquei outros nomes que passaram pelas mãos de Pochettino como Moussa Dembelé, que também não falou nada.

Da comissão técnica, Ledley King e Ryan Mason falaram. Ainda há o fato aleatório (sem isso não é Tottenham) de que Nathan Aké, zagueiro holandês do Bournemouth, disse algumas palavras. Ainda não entendi o motivo.

Sem mais delongas, aqui estão as listas de quem falou e quem preferiu o silêncio — por quaisquer que sejam os motivos. Incluo na lista o próprio Mauricio.

Quem falou

  1. Jogadores: Paulo Gazzaniga, Kyle Walker-Peters, Toby Alderweireld, Juan Foyt, Davison Sánchez, Nathan Aké, Ben Davies, Harry Winks, Heung-Min Son e Harry Kane (9 jogadores do clube, 1 de fora)
  2. Comissão técnica: Jesus Pérez (auxiliar demitido), Ryan Mason (auxiliar permanente), Ledley King e Daniel Levy (presidente, via nota oficial)
  3. Aleatórios: Harry Redknapp (ex-técnico), Aké (jogador) e AJ Tracey (cantor e torcedor-símbolo)

Quem não falou

  1. Jogadores: Hugo Lloris (sem rede social), Michel Vorm, Serge Aurier, Jan Vertonghen, Eric Dier, Danny Rose (sem rede social), Victor Wanyama, Moussa Sissoko, Oliver Skipp, Tanguy Ndombele, Giovani Lo Celso, Ryan Sessegnon*, Christian Eriksen, Lucas Moura e Erik Lamela.
  2. Comissão técnica: Mauricio Pochettino, Miguel D’Agostino e Antoni Jimenez.

Abaixo, todos os depoimentos compilados e traduzidos. Cuidado pra não chorar em alguns.

  1. Gazza: “Sempre grato por sua confiança e pelo quanto aprendi com você dentro e fora do campo. Desejo-lhe sempre o melhor. Obrigado por sua confiança e por tudo que aprendi com você dentro e fora do campo. Desejo-lhes sempre o melhor Mauricio, Toni, Miguel e Jesus.”

2. KWP: “Foi uma honra ter tido a oportunidade de jogar com um dos melhores treinadores do futebol mundial. Obrigado por tudo que você, Jesus, Miguel e Toni fizeram por mim, serei eternamente grato. Desejo-lhes nada além de sucesso nos seus futuros. Obrigado! 💙”

3. Alderweireld: “Eu soube depois do jogo [da Bélgica contra o Chipre]. É parte do futebol. Nunca é bom ver um técnico sair e acho que isso é tudo que posso dizer. É uma surpresa pra mim. O clube tomou a decisão e nós temos que aceitar isso e tentar mudar a situação que vivemos o mais rápido possível. Vivemos uma longa estrada juntos e alcançamos muitas coisas enormes, você pode ver onde estávamos antes de minha chegada aos Spurs. Nós temos que ser muito gratos por tudo que ele conquistou e acho que ele conduziu o clube a um patamar superior.”

4. Dao: “Simplesmente obrigado, professor, por todos os ensinamentos. Desejo o melhor pra ti e para seu grupo de trabalho.”

5. Foyth: “Sempre serei grato a você, Jesus, Miguel e Toni por todo o aprendizado com o qual me presentearam durante esses anos. Por me darem a oportunidade de jogar em um clube como o Tottenham, por me ajudar a realizar meus sonhos e trabalhar a cada dia, sempre mais. Um prazer trabalhar com vocês e desejo tudo de melhor.”

6. Davies: “Foi um choque muito grande e fico envergonhado em vê-lo ir embora. É maravilhoso trabalhar sob sua tutela, as coisas não estamos caminhando bem ultimamente mas estou definitivamente chocado em vê-lo sair.”

7. Winks: “Eu não poderia estar aqui onde estou se não fosse por ele. Eu sempre serei grato pela fé e confiança que você colocou em mim. Você me deu a oportunidade de realizar o sonho de jogar em um clube grande. Obrigado por tudo que me ensinou como jogador e ser humano. Te desejo toda a sorte no futuro. Obrigado!”

8. Alli: “Não sei como agradecer o suficiente. Esse homem me ensinou muito e sou muito grato por tudo que fez por mim. Obrigado e espero te ver novamente, meu amigo.”

9. Son: “Não preciso dizer o quanto sou grato a esse homem. Palavras não têm o poder de expressar minha gratidão. Aprendi um boca contigo, não apenas no futebol, mas também na vida. Boa sorte no futuro e te desejo todo o melhor.”

10. Kane: “Professor, sempre serei grato por você me ajudar a alcançar meus sonhos. Tivemos alguns momentos maravilhosos nos últimos cinco anos e meio e eu nunca esquecerei deles. Você tanto foi meu treinador quanto foi amigo e só posso lhe agradecer por essa relação. Boa sorte no seu próximo capítulo 💙”

11. Jesus Pérez: “Obrigado, de todo o coração a nossos jogadores, comissão técnica e um agradecimento especial a todos vocês, amados torcedores do Tottenham. 💙💙💙💙💙💔”

12. Mason: “Professor! Obrigado por tudo que fez por mim, como jogador e, ainda mais importante, como homem. Boa sorte no seu próximo capítulo 💙”

13. King: “Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer a Mauricio Pochettino e sua comissão pelos cinco maravilhosos anos no clube, nos devolvendo a chance de viver as noites gloriosas que tanto sonhamos. Poch sempre foi um cavalheiros e ajudou um grupo de jovens jogadores a se tornar um dos times mais excitantes da Europa. Obrigado e tenha muito sucesso nos próximos capítulos de sua carreira!”

14. Redknapp: “Eles têm alguém em mente. Há alguém que eles estão prontos para falar e não tenho qualquer dúvida sobre isso. Eu treinei o Tottenham e sei como eles trabalham. Eu perdi meu trabalho no Tottenham, eu sei muito bem como fazem as coisas.” (De fato, tinham)

15. Aj Tracey: “Fale o que quiser sobre Poch, mas até os rivais dirão que ele é um ótimo treinador. Fez coisas impossíveis com pouco ou nenhum recurso e sem casa. Deu a nós, torcedores dos Spurs, memórias incríveis. Independente dos troféus. Tempos muito tristes. RIP, Poch. Mesmo que metade da torcida te dê as costas, eu valorizo o que você fez pelo clube.”

16. Aké (???): “É difícil dizer. Essas coisas acontecem nesses grandes clubes. É muito inesperado porque ele teve um ano muito bom na última temporada. Esse ano nem tanto, mas ele ainda é um treinador top.”

*três jogadores que chegaram nesta temporada

--

--