Quem somos?

Alexandre Hahn
GEPES / UPF
Published in
4 min readSep 24, 2017

O GEPES é um grupo de estudos e pesquisas em educação superior que faz parte de um sistema de rede nacional de estudos e pesquisas com perspectivas múltiplas. Na Universidade de Passo Fundo/RS, o GEPES foi criado em 2017, originando-se do Grupo de Estudos Docência Universitária e Políticas Públicas, fundado no ano de 2008 pelo Prof. Dr. Altair Favero.

O grupo acumula uma vasta produção bibliográfica, contando (até o momento) com a publicação de 10 livros, dezenas de capítulos de livros e artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. O grupo é composto por pesquisadores mestres e doutores, discentes dos cursos de mestrado e doutorado pelo PPGEdu/UPF e também por alunos bolsistas de iniciação científica dos cursos de Pedagogia e Filosofia.

O GEPES/UPF desenvolve estudos e pesquisas sobre diferentes áreas da educação superior, notadamente sobre políticas da educação superior, formação de professores, mercantilização dos processos formativos e políticas e ensino de filosofia. De forma geral, o GEPES/UPF tem contribuído no debate da educação superior com suas pesquisas e produções científicas, divulgadas em eventos, teses, dissertações e grupos de discussão.

Em termos internacionais, o GEPES/UPF está vinculado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior — GIEPES, ligado à Unicamp, que no momento desenvolve um projeto de pesquisa com universidades latino-americanas, portuguesas e espanholas sobre o tema “Internacionalização”. Está vinculado também à Rede de Estudos Teóricos e Epistemológicos sobre Política Educacional (RELEPE).

Em âmbito Nacional integra a Rede Nacional de Pesquisas sobre Ensino Médio (EMpesquisa) com sede na UNICAMP e o Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, com sede na UFRGS.

OBJETIVOS

  • Analisar, com rigor científico e seriedade acadêmica, as grandes questões que envolvem, principalmente, o âmbito das políticas públicas e da formação de professores;
  • As influências da internacionalização das políticas educacionais nos processos formativos;
  • Promover cursos, seminários, simpósios, colóquios, ciclos de estudo e conferência para discussão e divulgação de seus trabalhos de pesquisa e para intercâmbio de experiências e pesquisas entre membros e centros/ núcleos de pesquisa congêneres do país e do exterior;
  • Manter contato permanente com instituições de pesquisa congêneres nacionais e internacionais, de forma a assegurar intercâmbio de pesquisadores, troca de informações e estabelecimento de convênio para mútua prestação de serviços;
  • Promover publicações que assegurem a difusão dos estudos e pesquisas realizados pelo GEPES, através de pequenas peças de divulgação.

Membros do grupo

(clique no nome para ir ao Currículo Lattes correspondente)

Projetos de pesquisa em andamento

Docência Universitária e Políticas Educacionais

Iniciado em 2016, este projeto almeja investigar experiências de práticas interdisciplinares docentes no âmbito da Educação Superior, somadas com a experiência de outras experiências de docência que estão amplamente publicadas em periódicos de circulação nacional e internacional. A intenção da pesquisa é investigar o universo conceitual, epistemológico e metodológico da interdisciplinaridade a fim de buscar alternativas para enfrentar os desafios atuais da docência universitária que tem sido praticada no cenário da expansão da educação superior.

Políticas para o Ensino de Filosofia

Iniciado em 2017, este projeto visa consolidar um espaço de pesquisa, formação, referência e inovação para o ensino de filosofia, a fim de assegurar um tratamento interdisciplinar e contextualizado dos conhecimentos filosóficos no ensino médio possibilitando, dessa forma, as condições necessárias ao exercício da cidadania. De forma mais específica a investigação almeja compreender como o exercício filosófico pode representar, no interior do processo educativo da criança, do adolescente e do jovem, o desenvolvimento de habilidades interdisciplinares, tais como o raciocínio lógico, a elaboração textual e o saber expressar-se argumentativamente.

Políticas para o Ensino Médio

Iniciado em 2021, o projeto visa compreender, identificar, analisar e descrever os desdobramentos das reformas curriculares no âmbito do Ensino Médio das redes estadual e federal, investigando a incidência das políticas, os formatos de implementação, o papel dos atores e sujeitos do ensino médio e as tensões políticas, epistemológicas e pedagógicas geradas.

--

--

Alexandre Hahn
GEPES / UPF

Mestrando em educação e colaborador do grupo GEPES/UPF