O conteúdo está mudando de novo e sabe quem são os culpados?

FFWD
goffwd
Published in
5 min readOct 20, 2021

Rede social Aesthetic: o fim da era da perfeição na internet e a popularização da naturalidade. 💥

Sabe aquele ditado, “a grama do vizinho é sempre mais verde”? Pois então, ele era comumente aplicado às redes sociais. Afinal, ali as pessoas (e as marcas) só postavam fotos perfeitas, bem editadas, em fundos coloridos ou decorados, tanto de si mesmas quanto de comidas, pets, objetos e pedaços de seus universos. Mas você notou que falamos postavam, no pretérito? Isso porque o presente está cada vez mais imperfeito. A mudança é conectada a Geração Z, que não quer fotos que parecem produzidas e planejadas, e sim máximo de naturalidade. Com isso em mente, surgiu o Dispo, aplicativo e rede social focado em fotos naturais. Isto é, ele posta suas fotos todos os dias às 9h da manhã, sem que você possa ver ou editar previamente. É como se você estivesse revelando fotos antigas, inclusive, eles se apoiam neste conceito. O app está disponível somente para aparelhos da Apple, por enquanto, e vem se destacando em diversos países, sobretudo no Japão.

Além disso, não podemos falar de GenZ e esquecer do TikTok. De acordo com relatório do IRi, a rede social foi frequentemente citada pela Geração Z como o principal lugar para descobrir novos produtos. Mas já devíamos imaginar, não é mesmo? Afinal, o TikTok entrega exatamente o que os jovens estão buscando, um conteúdo menos fabricado e mais real. Um excelente exemplo são os posts de receitas, no Instagram encontramos materiais produzidos, com fundos decorados, ingredientes bonitos e montagens impecáveis. Enquanto isso, no TikTok temos vídeos como o salmão com arroz requentado bombando. Nesta receita, Emily Mariko colocou salmão desfiado, arroz e um cubo de gelo no microondas, sem nenhuma produção ou edição, e esquentou. Assim, ela foi de 100 mil seguidores para 4,2 milhões em menos de um mês. E, inúmeros jovens estão reproduzindo o prato, da mesma forma que reproduziram o macarrão com queijo e tomates que esgotou os estoques de feta dos supermercados. Nenhuma receita produzida com chefe e ingredientes selecionados teria esse sucesso com a GenZ. Por isso, é fundamental ficar de olho no TikTok, esse pode ser o melhor canal de conexão com a galera mais jovem. Mas também, é bom lembrar que os conteúdos realistas tem tudo para bombar em todas as redes sociais onde este público se encontra, inclusive no Instagram.

A Gen Z e a importância do áudio 🔊

Falando na Geração Z, juntamente com os Millennials, eles são os mais conectados com os áudios; músicas e podcasts fazem parte das suas rotinas. De acordo com o novo relatório do Spotify, 74% dos Millennials afirmaram que o áudio é a mídia mais imersiva. E, 68% da Gen Z defende que o áudio proporciona uma vivência mais profunda das coisas. Além disso, ambas as gerações têm muito interesse em co-criarem os produtos sonoros junto com as marcas, participando do processo e deixando seu feedback sempre.

E, embarcando na tendência de saúde mental e bem-estar (tema da nossa última newsletter), 87% dos Millennials vêem o aúdio como uma maneira de melhorar sua saúde mental, dentre essa geração há um destaque especial para as playlists nostálgicas. Simultaneamente, 71% da Gen Z usa os áudios para diminuir os níveis de estresse. Enfim, o mundo sonoro é uma oportunidade incrível de se conectar com seus consumidores, como você está usando o áudio na sua marca?

Live Shopping: uma forma instantânea de fazer compras 💸

Ei, lembra dos home shoppings que bombaram na TV nos Anos 1970 e 1980? Então, podemos dizer que eles inspiraram uma nova tendência de compras. Os canais de televisão tinham programas onde apresentadores mostravam produtos à venda, enquanto os telefones estavam disponíveis para os telespectadores comprarem. Atualmente, o formato chegou nas redes sociais, movendo 160 bilhões de dólares na China.

Em dezembro de 2020, o Walmart apresentou o primeiro evento de compras ao vivo em parceria com o TikTok, a plataforma adicionou uma barra interativa onde as pessoas podiam comprar os produtos que estavam aparecendo na Live. A Amazon também adicionou a funcionalidade a sua plataforma e as redes sociais do Zuckerberg, Instagram e Facebook, vem buscando encaixar ferramentas semelhantes. Finalmente, o Google lançou a Shoploop, uma plataforma com vídeos ao vivo, que podem ser salvos no perfil, de produtos e possibilidade de comprar ali mesmo.

Aqui no Brasil, as Americanas já fez sua primeira live dentro do seu aplicativo, a influenciadora Camila Coutinho testou diversos produtos de beleza que estavam sendo vendidos instantaneamente. Vale ressaltar que 82% dos usuários das redes sociais colocam os conteúdos ao vivo como sua forma favorita de interação com as marcas. Então, já que está chegando a Black Friday, talvez essa seja a oportunidade ideal para apostar nas Live shoppings. Mas lembre-se, as grandes produções já não cativam tanto, aposte na naturalidade.

🍿 Pega a pipoca!

As novas gerações, principalmente a Gen Z, não são tão fãs de filmes e séries quanto os Millennials. De acordo com estudos, a Geração Z prefere vídeo-games, músicas e as próprias redes sociais à TV. Porém, o mundo do cinema somado ao universo dos games gera a combinação perfeita para cativar os nativos digitais.

Nessa onda, temos uma dica cheia de ação, já assistiu a saga Resident Evil? O primeiro filme foi lançado em 2001 e em dezembro deste ano estreia o sétimo longa. Eles são baseados no jogo de mesmo nome que é um sucesso entre gerações. Vale a pena conferir.

Já para a galera que prefere séries, a recomendação é The Witcher, a produção também é repleta de ação e inspira-se no famoso jogo de RPG de mesmo nome. Que tal apostar em combinações semelhantes, isto é, cheias de referências e tecnologias? Pode ser uma boa forma de chamar a atenção da Gen Z. Assista as nossas dicas e inspire-se.

💡 Se liga na ideia!

Entrando no clima da autenticidade, a Balenciaga convidou a galera de Springfield para um desfile. Isso mesmo, você leu certo, os Simpsons aparecem no novo desfile da grife, em um vídeo super criativo. O storytelling apresenta a magia e o poder que as peças da grife carregam, tendo em vista que elas são o sonho da Marge. Já o desfile conquista mostrando os personagens que seriam pessoas normais desfilando. Vale a pena conferir!

Podemos dizer que a palavra-chave desta Newsletter é autenticidade. As altas produções parecem cada dia menos interessantes, enquanto a naturalidade e a autenticidade vem ganhando espaço, sobretudo entre os mais jovens. A perfeição já está fora de moda, a Gen Z aceitou que nada é perfeito, as coisas são como elas são e quanto mais próximo do dia a dia dessa galera, mais fascinante tudo se tornará. Que tal buscar inspiração nas antigas, como as lives shopping e o Dispo fizeram ou até mesmo em animações e unir isso ao digital, trazendo um ar normal, quase rotineiro? Não tem fórmula específica, o importante é manter simples e autêntico.

Até a próxima!

Cadastre-se na nossa Newsletter →

--

--

FFWD
goffwd
Editor for

Você pode pensar que somos uma agência de marketing digital. Mas nós somos mais do que isso.