A magia de ser tutor 🪄✨

Michael Oliveira
Grupo OLX Tech
Published in
6 min readAug 23, 2023

Hey você que está lendo, espero que esteja bem!

Me chamo Michael mas para criar uma conexão maior entre nós nesse artigo pode me chamar de Mike.

Tenho formação em Design há 11 anos e atualmente sou Product Design Specialist na OLX Brasil.

Vim compartilhar um pouco de como é ser tutor de uma pessoa que estagia aqui.

Aqui na OLX Brasil temos o programa Jovens Talentos que abre oportunidade para diversas pessoas que desejam revolucionar sua carreira aqui com a gente.

Nesse processo, ao receber as pessoas estagiárias selecionadas, são escolhidos a dedo alguns especialistas da área para serem tutores dessas pessoas.

Qual é o papel dos tutores nisso tudo?

Auxiliar no desenvolvimento e garantir que a pessoa que estagia seja a maior protagonista de sua trajetória.

Enfim… agora que você sabe um pouco como funciona, vou compartilhar um pouco da minha experiência vivenciando este cargo que me foi dado e espero que isso possa de alguma forma se conectar com você leitor.

Posso dizer que de fato foi uma experiência única de amadurecimento pessoal.

Na maioria das vezes os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho em um estágio estão vivenciando e experimentando aquilo pela primeira vez.

Tudo é mágico, a vontade de aprender e ganhar visibilidade para o tão chegado dia da contratação é totalmente legítimo e puro.

Trocar com outros tutores também é uma tarefa fundamental para entender um pouco do dia a dia e como podemos influenciar na vida de quem estagia.

Acredito que o primeiro passo é criar conexão com essa pessoa que estagia e aos poucos dar visibilidade e mostrar como ser protagonista.

“Não, a pessoa que estagia não é quem você coloca para servir o café pra você!”

Além da técnica é mostrar que a responsabilidade que ela precisa ter, trará visibilidade que tanto almeja. O tutor precisa ter o papel de servir e impulsionar essa visibilidade:

  • Identificando e criando possíveis momentos de inserir a pessoa que estagia em todos os fóruns;
  • Estimulando trocas entre pessoas de diferentes times e skills, afinal diversidade traz riqueza;
  • Relembrando a todo o momento na prática quem ela (pessoa estagiária) é protagonista de sua trajetória;
  • Muito mais do que entregar é garantir o seu desenvolvimento.

Lembro que em um teste de usabilidade a pessoa que estava estagiando, me falou:

Terminei o material, o que você acha? Posso apresentar para você?

Eu olhei e falei o quanto ficou fantástico e que era um material que tínhamos que mostrar para mais pessoas num fórum maior.

A resposta dela foi:

Que legal que você gostou! Quando você vai apresentar?

Ali foi a deixa!

Porque eu tenho que apresentar, sendo que ela quem criou aquele material?

Identifiquei que seria o fórum perfeito para trazer esse peso de tudo que ela criou e que seria o momento de protagonismo que eu queria que ela vivenciasse assim como todos os outros que apareceram dali pra frente.

A insegurança e tremedeira na voz é algo extremamente natural, ainda mais quando se está fazendo algo pela primeira vez, afinal, a prática leva a perfeição mas sempre esteja presente para ser uma base de apoio e mostrar que você está torcendo para que tudo dê certo.

O tutor tem um papel de liderança muito grande a zelar e entender que tudo que trazido precisa influenciar positivamente na experiência de quem estagia.

Para finalizar, posso dizer que aprendi muito nesse papel, pude reavaliar minha forma de trabalho para me aperfeiçoar no papel de tutor e caminhando lado a lado com quem estagia, levando comigo o seguinte lema: “antes de andar sozinho é necessário caminhar de mãos dadas com quem sabe e assim, reaprender a andar.”

Deixo também 7 dicas de ouro com base em minha vivência como tutor:

1. Conhecer a si mesmo

Independentemente do tipo de liderança que você exerce, é fundamental que tenha autoconhecimento. Saber quais são os seus pontos fortes ajuda a aproveitar o que você tem de melhor para ser um tutor. Ainda, saber dos seus pontos fracos o faz encontrar formas de lidar com a pessoa que estagia e não deixar que isso atrapalhe.

2. Ser honesto e transparente

Não apenas enquanto tutor, mas na qualidade de profissional que faz parte de um time: seja honesto e transparente. Agindo dessa forma, você transmite confiança, ganha a lealdade dos seus parceiros, mostra que não está se colocando acima de ninguém e tem respaldo para todo e qualquer questionamento futuro.

3. Desenvolver a comunicação

Um dos maiores desafios é ter uma comunicação eficiente. Quando as informações não são claramente entendidas, problemas e tensões certamente virão. Por isso, é importante que o tutor use métodos para desenvolver conversas abertas, fluidas e honestas.

4. Ser exemplo

Muitas vezes, a cobrança vem da liderança, por exemplo, de afazeres cotidianos, como entrega de demandas no prazo. Entretanto, se um líder não tem o hábito de fazer as coisas que exige, inevitavelmente, ele não terá grande credibilidade. Sendo assim, a melhor solução é ser um bom exemplo, para que seja visto como alguém legitimado para tal cobrança.

5. Manter uma postura positiva

Ser otimista é fundamental. Mas você não precisa ignorar todos os problemas e só ver o lado positivo de tudo, e sim manter uma postura esperançosa e confiante na pessoa que estagia. É isso que muda muito a forma com que o trabalho acontece.

O tutor deve ser um agente motivador para quem estagia e, para isso, ele precisa manter uma energia positiva e otimista.

6. Saber ouvir

Ouvir feedback, importar-se com o que o estagiário acha de determinado assunto é muito importante. Embora a posição de tutor exija a responsabilidade de tomar decisões, a participação dele faz toda a diferença.

Além de obter diferentes pontos de vista sobre um determinado assunto, agindo assim, você também gera em quem estagia um sentimento de pertencimento.

7. Conhecer a pessoa que estagia

Essa é uma das mais importantes dicas para ser um tutor. Conheça a pessoa que estagia com você. Assim, você consegue administrar as habilidades dele e sabe lidar com sua personalidade. Além disso, um bom tutor deve identificar possíveis outros níveis para quem estagia.

Isso porque, pode ser que em algum momento você precise passar um desafio maior, até mesmo, em momentos de ausência, é conveniente ter alguém pronto para assumir algumas responsabilidades.

Para saber mais sobre a cultura da OLX Brasil, oportunidades abertas, confira a nossa Página de Carreiras: https://olxbrasil.com.br/carreira/

--

--