Doses de Team Building — Facilitação N.02 — Feedback Team

Kamilla Queiroz Xavier
GUMA-RS
Published in
4 min readMar 11, 2020

Seguindo a proposta do último material publicado, Doses de Team Building — Facilitação N. 01 Sou, Não Sou, onde contei um pouco sobre o cenário e a facilitação aplicada, irei agora comentar sobre a estratégia montada para a encadeação das facilitações e apresentar a prática aplicada na última semana.

Estratégia (no inglês strategy, do grego stratigikí)

Tenhamos em mente o cenário descrito anteriormente, onde o time apresentava um elevado grau de stress, cansaço físico e mental, desgaste e outras degradações decorrente do próprio momento.

Com a ideia de fazer uso das práticas de Team Building para resgatar o senso de engajamento e time outrora esquecido estabeleci a seguinte ordem de questionamento para minhas ações:

  1. Os membros do time se conhecem?
    Qual seria a familiaridade entre os membros do time, eles percebem as características uns dos outros?
  2. Como os membros do time se enxergam?
    Qual seria o nível de entendimento entre os membros e suas características e particularidades?
  3. Quais as expectativas do time?

Tendo como norte os questionamentos, defini uma ordem que me pareceu lógica para evoluir com o time. Assim a estratégia estava montada:

  • Estimular que cada membro do time pudesse se apresentar e expor suas características;
  • Incentivar que mutuamente os membros da equipe possam elencar entre si os pontos positivos, pontos de melhoria e quiçá uma auto-avaliação;
  • Incitar por fim a explanação das expectativas de cada envolvido em relação ao time, as lideranças e ao seu trabalho desenvolvido.

Da aplicação

Estimular que cada membro do time pudesse se apresentar e expor suas características

Para as apresentações, tal como descrito em Doses de Team Building — Facilitação N. 01 Sou, Não Sou, apliquei a Sou, Não Sou.

E atualizando o apresentado, com o aceite de todo o time, optei por montar um Team Wall com os pontos que eventualmente julgamos válido um trabalho de melhorias continua, assim podemos revisita-lós e irmos trabalhando.

Incentivar que mutuamente os membros da equipe possam elencar entre si os pontos positivos, pontos de melhoria e quiçá uma auto-avaliação;

Tomei como base o resultado colhido na primeira facilitação e trouxe a proposta que pudêssemos relembrar o exposto, refletir sobre o dia-a-dia e pontuar o que enxergamos de positivo e de oportunidades de melhorias.

E iniciei a facilitação N.02 que descrevo na sequência.

Facilitação N.02 — Feedback Team

Aspirando a manutenção do ambiente seguro já criado, a dinâmica tem como intenção promover entre os envolvidos o senso de recognição quanto as potencialidades e também sugestões de oportunidades de melhoria.

Material Feedback Team

Optei em montar um formulário enxuto com três áreas distintas:

  • Teu PONTOS POSITIVOS que eu consigo enxergar;
  • PONTOS DE MELHORIA que eu consigo sugerir;
  • Como eu me AUTO-AVALIO;

Observe que cuidadosamente, os títulos retratam de forma bem explícita que o conteúdo é uma visão do outro, pois se por ventura, acontecesse de alguém se sentir de alguma forma ofendido ou ainda não se reconhecer no pontos, ficar evidente que não se trata de uma verdade absoluta.

Aplicação

Seguindo o de costume, apresentei ao time a motivação e a razão da escolha da dinâmica, expliquei novamente que não se trata de uma aplicação isolada, que a mesma tem vinculo com a dinâmica anterior e também terá com a seguinte.

A cada presente entreguei uma cópia do formulário, porém com o nome de quem ele deveriam refletir, falei brevemente sobre as áreas, disponibilizei post-its e canetas e pedi que fosse realizado as ponderações e preenchimento dos dois primeiros campos. Destinei cerca de trinta minutos para esse primeiro momento.

Recolhi os formulários e entreguei aos respectivos donos, solicitando então que realizassem uma leitura silenciosa, refletisse sobre os pontos e realizassem uma auto-avaliação, preenchendo então a última área pendente.

Leituras & Reações

Fechei o momento pedindo que cada um realizassem a leitura de todas as áreas e foi muito fácil perceber o impacto benéfico dos pontos positivo, bem como também que as sugestões de melhoria propuseram uma reflexão muito saudável e com compromissos reais.

Resultado

Aproveitando o Team Wall criado, abri para que o feedback entre o membros da equipe seja algo rotineiro e disponibilizei o mesmo para esses que sejam disponibilizado em formato de kudo cards.

Seguiremos observando a melhora das relações entre os membros do time.

--

--

Kamilla Queiroz Xavier
GUMA-RS

Please, call-me Kami ! | en.tu.si.as.ta | People and Quality Engineer Leader #agility, #oneonone, #management, #flowmanagement, and #xtremeprogramming