Foto: Google Imagens

As crianças também sofrem de estresse?

Introdução

Samej Spenser
Feb 2, 2016 · 4 min read

Se você acha que o estresse é assunto de adultos que vivem a correr de um lado para o outro no mundo dos negócios e têm que se preocupar com o orçamento no final do mês, está muito enganado. Além de ser um problema sério de gente grande, o estresse também afeta crianças de tenra idade e até bebês.

O estresse é uma arma do corpo que surge em qualquer tipo de ambiente ou situação hostil e isso pode acontecer com um adulto, por exemplo, quando ocorrem atritos em casa ou no trabalho, ou no caso de uma criança, o ambiente hostil pode ser: um problema na escola (leva uma “bronca” da professora), em casa, com amigos ou com os próprios pais: “qualquer mudança na vida de uma criança pode estressá-la”, problemas familiares, ausência de um dos pais ou luto, também podem criar situações de bastante estresse no menor. Mas uma das principais causas do estresse nas crianças, por incrível que possa parecer, são os pais.

Pais estressados costumam transferir as cobranças que recebem do ambiente de trabalho aos filhos. Na tentativa de tornar os filhos competitivos para o mercado de trabalho no futuro, eles tendem a preencher a agenda das crianças com compromissos, como aulas de inglês, espanhol, computador, música, natação e outros esportes. Com isso, a criança fica com pouco tempo para fazer uma das principais atividades de relaxamento a que tem acesso: brincar e compartilhar a presença dos pais.

Os pais devem sempre tentar eliminar os fatores de estresse aos filhos, procurando um especialista se necessário. O estresse infantil é um problema que, se não for resolvido logo, pode acabar prejudicando o desempenho escolar, as relações familiares e sociais, trazendo até mesmo problemas de saúde.

Os principais sintomas costumam ser

  • Agressividade;
  • Ansiedade;
  • Irritação
    Mesmo quando não há motivo aparente;
  • Isolamento
    A criança deixa de conversar com os pais e amigos e quer sempre ficar sozinha;
  • Mudança nos hábitos alimentares
    Mostra desinteresse pela comida, mesmo pelas que mais gosta;
  • Mudança nos hábitos de sono
    A criança dorme demais e está sempre cansada;
  • Mudanças genéricas no comportamento
    Por exemplo, a criança sempre gostou de ir à aula de inglês, mas passa a fazer birra toda vez que chega perto do horário da aula;
  • Problemas digestivos
    Acidez no estômago e reclamações de dor de barriga;

Como evitar o estresse infantil?

As principais recomendações a um adulto estressado são: praticar esportes e muitas atividades de lazer. Deixar de lado um pouco o ambiente de trabalho e criar tempo livre para praticar atividades prazerosas. O que fazer, no entanto, com uma criança estressada? A mesma coisa. As crianças precisam ter tempo para estudar, descansar e principalmente, brincar. “A brincadeira funciona, para a criança, como uma válvula de escape, um estabilizador para a vida”.

É importante que os pais dediquem parte de seu tempo, saindo da rotina junto com seus filhos, fazendo caminhadas, passeios, onde esses momentos de prazer, relaxamento e descontração podem servir como recursos de demonstração de carinho, segurança e transmissão de aprendizado, fazendo com que um elo de confiança seja estabelecido entre pais e filhos.

Fonte: Nota de IFAC — Instituto de Formação e Aptidão Comportamental no Facebook.


Como fazer do estresse um amigo

Como um complemento, deixo abaixo um excelente TED de 2013, da Psicóloga Kelly McGonigal, cujo título é “Como fazer do estresse um amigo”, que pode (e deve) ser utilizando não só por crianças, mas também pelos adultos.

Kelly McGonigal: Como fazer do estresse um amigo | TED Talk | TED.com

Lembre-se também de comentar, recomendar este texto para outros leitores, (para isso, basta clicar/tocar no 💚 logo abaixo do texto), e compartilhar com seus amigos nas redes sociais! 😉




Originalmente publicado em www.SamejSpenser.com.br.

Hipnose Prática

Publicações sobre Auto-Hipnose, Hipnose, Hipnoterapia, Hipnose Clínica e demais temas relacionados.

Samej Spenser

Written by

Brazilian; Hypnotherapist, Mental Reprogrammer, beer (and coffee) lover, podcaster and bearded. http://about.me/SamejSpenser

Hipnose Prática

Publicações sobre Auto-Hipnose, Hipnose, Hipnoterapia, Hipnose Clínica e demais temas relacionados.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade