E na bioestatística, o que está rolando?

Marcos V. C. Vital
Hipótese Nula
Published in
2 min readMay 28, 2019

Um pedacinho paralelo do Diário de Classe!

Não, não é o Wobbuffet, e sim um útero muito chateado…

Recentemente comecei um “diário de classe” da minha nova disciplina de Ecologia. Falei sobre a iniciativa aqui, e depois escrevi a primeira parte aqui.

Mas como todos sabem (ou não?) ministro outras disciplinas: todo semestre tem Biomatemática e Bioestatística, sem falta! E como a aula de ontem de manhã na Bioestatística foi bem legal, achei válido comentar aqui rapidamente o que está rolando nela também. ;)

Projetinhos!

Há dois semestres atrás comecei a re-estruturar a disciplina, pensando em maneiras de mostrar para os alunos que a Bioestatística é uma disciplina prática, uma ferramenta que eles vão levar com eles pelo resto da carreira.

Como fazer isso? Fazendo os alunos colocarem a mão na massa, claro! A ideia é simples na teoria: ao longo do semestre os alunos, em equipes, desenvolvem pequenos projetos de pesquisa, desde formulação das perguntas e hipóteses até a etapa final de analisar os dados e escrever um pequeno relatório. O conteúdo acompanha este desenvolvimento, e a cada etapa (formulação da pergunta, elaboração dos métodos, coleta dos dados) eles apresentam o que está acontecendo — estes momentos contam tanto para o meu acompanhamento da turma como atividade avaliativa.

E como tem sido?

Depois de alguns ajustes, baseados nos semestres anteriores, a coisa parece estar fluindo muito bem. Os alunos se empolgam e soltam a criatividade para elaborar os projetinhos. A ideia não é necessariamente desenvolver projetos de pesquisa relevantes (são alunos de segundo período, afinal), e sim ideias que sejam de fácil execução e que gerem dados que possam ser analisados. Claro que eles podem desenvolver ideias instigantes e novas — mas o foco é no aprendizado.

E depois?

Ainda tenho que me organizar, mas uma ideia importante é que os relatórios fiquem disponíveis turma após turma, em um repositório. Assim, novas turmas podem aprender e se inspirar, e até mesmo dar prosseguimento a projetos que foram promissores e deixaram pontas soltas!

É isso! Ontem, durante a aula, senti que seria legal compartilhar isso com vocês. Na medida em que a coisa andar, posso publicar as novidades aqui — talvez com menos regularidade que a de Ecologia, mas vou tentar, ok?

Abraços!

--

--

Marcos V. C. Vital
Hipótese Nula

Prof. da UFAL, coordenador do LEQ, apaixonado por ensino, ciência, R e jogos!