Diário (aberto) de classe!

Marcos V. C. Vital
Hipótese Nula
Published in
4 min readMay 19, 2019

Uma pequena tentativa de compartilhar experiências didáticas em Ecologia.

Nunca soube a origem desta imagem… :(

Eita, as coisas andaram paradas por aqui, não é? Então vamos lá resolver isso da melhor maneira possível: escrevendo!

Estou num começo de semestre (nem me pergunte sobre o calendário doido aqui da UFAL…), que começou com um desafio que é, ao mesmo tempo, uma agradável surpresa: disciplina nova!!! \o/

O que acontece é que o nosso curso de Licenciatura em Ciências Biológicas acabou de passar por uma reformulação, que inclui uma nova grade de disciplinas ligadas à Ecologia, Conservação e areas afins. E aí, com o início desta nova nova grade, eu fui presenteado com a nova disciplina de Ecologia. Sim, vai aumentar minha carga horária. Sim, vai dar um trabalhão preparar uma disciplina nova (que não vai ser uma cópia de uma disciplina semelhante que ministro pra turma do Bacharelado). E sim, abracei com alegria a novidade! :D

Certo, mas pra que este texto?

Pra duas coisas: primeiro, pra voltar a usar este espaço, que anda muito mais parado do que deveria. Segundo, para fazer um novo experimento! E é sobre isto que eu queria falar. ;)

Primeiro, deixe eu contar um pouco sobre a disciplina, ok? Ela é do começo de curso da turma de Licenciatura, e é a primeira vez que eu ministro disciplina regular para eles (as minhas disciplinas regulares, até o momento, eram todas do curso de Bacharelado). Além disso, é uma disciplina com uma carga horária e tanto: são aulas todas as segundas, das 13:30 até às 17:00, então dá tempo de aproveitar um bocado! No total, são 72 horas até o fim do semestre, com o conteúdo tradicional de uma disciplina de Ecologia: tem as bases evolutivas, populações, comunidades, ecossistemas — o de sempre.

Mas como é uma disciplina da Licenciatura, acho importante nunca perder um dos focos do curso: o ensino. Então quero trabalhar também as questões relacionadas ao ensino e aprendizado dos temas, diferentes formas de abordar o conteúdo, etc e tal. E aí, como vou pesquisar, ler e conversar sobre métodos de ensino e aprendizado, pensei logo: por que não registrar o que vou fazendo? Daí este texto, que é o primeiro de uma série! :D

Minha ideia aqui é manter um diário de classe. Não daqueles chatos com pontinhos e Fs pra cada aluna em cada aula… Um bacana, na forma de diário mesmo, mas aberto para todos lerem, comentarem, discutirem e tudo mais! Assim eu consigo unir duas coisas legais: um registro meu, que será útil para continuar pensando nas disciplinas que ministro; e um material aberto, que pode ser consultado por todos para se pensar nestas questões. E, quem sabe, no fim pode servir também para que, nos comentários, eu receba sugestões e feedback de vocês!

Como vai funcionar?

Bom, estou aqui em plena tarde de domingo escrevendo, e amanhã tenho aula. O tema será Evolução, pois estamos no comecinho da disciplina, e os alunos levaram como tarefa, depois da última aula, ler o capítulo 2 do livro do Townsend et al. Já tenho aqui uma aula planejada, mas como é pra ser um diário, vou contar depois como foi. ;)

É, vai dar trabalho escrever, mas acho que estarei empolgadão! :D

E é esta a ideia: a cada semana, depois da aula (não necessariamente no mesmo dia, pois segunda dou aula o dia inteiro, ufa), eu escrevo um breve relato aqui, dizendo o que eu planejei, como saiu na hora, como os alunos se comportaram, o que não deu certo… Enfim, o que tiver pra contar!

Não posso garantir que vou conseguir registrar todas as aulas do semestre — mas posso tentar! E pelo menos as aulas que mais me marcaram terão um registro aqui.

Amanhã vou contar para os meus alunos o plano, e saber o que eles acham. Acho bacana que a turma esta ciente disso — e que inclusive possam limitar coisas que eu possa postar aqui, caso eles queiram que eu não relate algo (por exemplo, se rolar registro fotográfico, vou pedir permissão para todos os envolvidos). E, quem sabe, no fim do semestre eu convido a turma para escrever também! Seria bem legal trazer a visão deles pra cá.

E vocês que estão lendo, como podem participar?

Então, além de registrar tudo aqui para todos lerem, a coisa toda ficará ainda mais divertida se pudermos interagir! Então não deixem de comentar, perguntar, sugerir! Uma disciplina deve ser uma coisa dinâmica: deve ter planejamento, mas também margem para modificação dependendo do andamento e do aproveitamento, de forma que estarei o tempo todo aberto a novas ideias.

Então é isso aí! Amanhã brinco de dar aula, e depois conto como foi. Abraços, e até lá!

Prof Marcos

Atualizando a série, pra quem chegou aqui agora! Eu acabei escrevendo também para a Bioestatística, ok? Segue em ordem cronológica:

Primeiro registro do diário, aula de Ecologia, clique aqui pra ler!

Segundo registro, aula de Bioestatística, tá aqui.

Terceiro registro, Ecologia de novo, tá na mão!

Quarto registro, voltando à Bioestatística, leia aqui que tá legal!

Quinto registro, falando de duas aulas de Ecologia, tá aqui!

Sexto registro, bem atrasadão, sobre várias aulas de Ecologia: bem aqui.

Sétimo registro, primeiro das aulas remotas: tá aqui.

--

--

Marcos V. C. Vital
Hipótese Nula

Prof. da UFAL, coordenador do LEQ, apaixonado por ensino, ciência, R e jogos!