Open coisas, um dia C e o meu desktop

Marcos V. C. Vital
Hipótese Nula
Published in
5 min readOct 25, 2017

Alguns pensamentos não muito aleatórios perto de uma viagem importante pra mim…

Olha o meu desktop aí!

Estou aqui escrevendo (não, de novo, não é do aeroporto, hehehe), e planejando este texto para sair na quarta-feira, dia 25 de Outubro, que será o nosso dia C da Ciência! Enquanto escrevo, tem um monte de coisas legais rolando por aí na internet: iniciativas bacanas em escolas, parques e tudo mais — e lá pelo Facebook tem um monte de videozinhos rolando com iniciativas de Divulgação Científica! \o/

Apesar da vontade, o nosso LEQ não terá uma iniciativa presencial, justamente porque quando este texto sair eu estarei num avião (ou esperando por um), para participar dessa coisa linda aqui que é o Mozilla Festival (ou MozFest para os íntimos, uiiiiiiii), lá em Londres! :O

Mas calma: a proposta é que a nossa página do Face fique bem agitada neste dia, com textos dos nossos alunos e postagens legais comemorando esta data especial com links e mais links pra coisas legais relacionadas à Ciência. ;)

Mas vamos lá: por que diabos eu estou indo pra lá, o que eu vou fazer, o que isso tem a ver com o dia C da Ciência e, finalmente, o que diabos meu desktop tem a ver com isso tudo?! Pois é, bora lá!

A primeira open coisa lá do título

Já tem um tempo, que eu falo um bocadin por aí afora, nas salas de aula e nos congressos, sobre a tal da Open Science. Resumidão, pra você que pegou o famoso bonde andando (quem ainda anda de bonde por aí? deve ser legal!), Open Science é uma abordagem de como produzimos Ciência: é levar adiante as pesquisas científicas que você já fazia ou queria fazer, mas da maneira mais aberta, acessível e transparente possível. Isso pode incluir coisas como compartilhar os seus dados e aquele script espertinho das análises, escolher revistas abertas para publicar, fazer aquele texto super bacanudo no Medium para falar mais do assunto para a galera que nem é cientista, e por aí vai. ;)

Então é tipo uma filosofia de trabalho, saca? A Ciência ainda é a mesma de sempre, mas ela é feita com algumas preocupações e cuidados em mente, e a ideia, como o nome da coisa sugere, é deixá-la mais aberta mesmo, em todos os sentidos possíveis.

E o que isso tem a ver com a Mozilla, eles não são o pessoal do Firefox?

Rapozinha cientista! :D

Pois é, são sim! :D Mas eles fazem várias outras coisas por aí, e defendem algumas ideias legais sobre a internet e sobre acesso ao conhecimento, inclusive o científico. E aí, acontece que há algum tempo atrás (acho que foi lá pelo meio de 2016), eu esbarrei com o trabalho deles pelo Mozilla Science Labs. Em algum momento eu conto mais, mas adianto que muita coisa bacana saiu dali. O nosso grupo de estudos (que anda meio paradinho, mas logo renascerá das cinzas!!!) e um projetinho bacana, que ainda está dando os seus primeiros passos: o Open Teach-R Project! Depois conto mais, juro! Eu já queria escrever sobre isso tem tempo, mas e o tempo pra escrever?! :P

O tal festival

Pois é, não é um congresso, é um festival, uhuuuu!!! \o/ Mas, falando sério, é sim um festival, mas no sentido de que é um evento instigante, interativo, cheio de coisas legais: e sim, muitas dessas coisas são de Ciência, yeah! No meu caso, vou falar sobre uma das coisas que mais curto nesse mundo, e que você com certeza já sabe, porque eu não paro de falar disso: ensino do R! O meu momento lá no evento será para contar um pouquinho sobre o projeto e, mais especificamente, discutir e desenvolver um curso divertido e amigável de R, com material aberto para todas as pessoas. Mas, como eu disse lá em cima, depois falamos mais disso, certinho?

E o desktop e mais open coisas?

Pois é, e aí?

Então, como preparação para a viagem, eu estava aqui fazendo mil coisinhas no meu notebook: backup, manutenção, limpeza, desfragmentação (quero ele rodando lisinho por lá) e desinstalação de algumas coisas, com instalação de outras. E aí entram mais open coisas na história! É que é bem natural que quem esteja discutindo Open Science acabe flertando pelo menos um pouquinho (ou muitas vezes, um poucão bem grandão) com ferramentas que sejam Open Source, como é o caso do nosso querido e amado R. E como eu já me esforço há algum tempo para migrar algumas das minhas atividades para coisas Open Source, resolvi fazer aquela faxininha no desktop do meu computador, que ficou daquele jeitinho da imagem lá de cima. Bora olhar mais de pertin:

O cantinho do meu desktop!

Reconhece todo mundo ali? É tudo Open Source, e mistura coisa que já uso bastante com algumas que estou começando a usar e outras que quero usar assim que tiver o tal do tempo, que nunca sei direito por onde anda, mas que deve existir, já que todo mundo fala dele, né? ;)

E agora?

Sabe que eu nem sei? Comecei a escrever este texto porque senti que não podia deixar o dia C da Ciência passar em branco. Mas quem vai fazer isso de verdade é a turminha lá do LEQ e tantas outras pessoas por aí empenhadas nisso. Ao mesmo tempo, tem tempo que eu queria de verdade escrever um pouco sobre vários temas que aparecerão rapidão ali em cima, e acho que este texto aqui já serve de gancho. Então, quando voltar, espero ter um monte de coisas legais pra contar, e prometo escrever mais sobre um bocado de coisa, certinho?

Mas antes de ir embora, sempre rola uma perguntinha pra estimular a interação: e vocês aí lendo, o quão open são as coisas com que vocês trabalham? Conta aí! :D

--

--

Marcos V. C. Vital
Hipótese Nula

Prof. da UFAL, coordenador do LEQ, apaixonado por ensino, ciência, R e jogos!