Criptomoeda é dinheiro?

weme
weme
Published in
3 min readApr 27, 2018

--

por Ranulfo Paiva Sobrinho

A resposta depende do seu entendimento sobre o que é dinheiro. O que é dinheiro? Eis algumas respostas dadas pelas pessoas e que infelizmente não definem o que é dinheiro. Dinheiro é:

Crédito: CC0 Creative Commons (via Pixabay)

(1) algo que usamos para pagar, comprar coisas;

(2) algo que serve para assegurar a nossa riqueza;

(3) um pedaço de papel-plástico que usamos nas transações.

As duas primeiras representam propriedades do dinheiro, respectivamente, meio de troca e reserva de valor. A terceira tem a ver com sua representação física, papel-plástico. Se as respostas acima citadas não definem o que é dinheiro, será que a definição dada por um banco central está correta?

Há um dito popular que diz que "em terra de cego quem tem olho é rei". Em países onde a maioria das pessoas não sabe o que é dinheiro, instituições podem lançar uma definição enviesada. É o caso do banco central da Inglaterra (BoE), que em 2014 lançou a seguinte definição, "dinheiro é um tipo de dívida"; e afirmou que existem três tipos de dinheiro: efetivo, depósito bancário e reserva do banco central.

Isso é equivalente a definir fruta da seguinte maneira: "fruta é um tipo de banana". Existem três tipos de fruta: banana nanica, banana prata e banana da terra. Você concorda com essa definição? Segundo ela, só os três tipos de bananas é que são consideradas frutas, isto é, esqueça da laranja, uva, melancia etc.

Que negócio se beneficiaria se a população aceitasse tal definição? O negócio dos produtores das referidas bananas. Felizmente as pessoas sabem o que é fruta e recusam a definição proposta.

No caso do dinheiro, várias pessoas já se deram conta que definições como a proposta pelo BoE servem para beneficiar as empresas bancárias e financeiras cujo principal negócio é endividar as pessoas, as empresas e os governos. Qual seria a definição de dinheiro que reflete o que ele realmente é, porém, sem ser enviesada aos interesses de corporações?

Adotamos a seguinte definição: "dinheiro é um acordo feito por uma comunidade para usar algo padronizado que serve, ao menos, como meio de troca". Essa definição afirma que o dinheiro é um acordo social e assume que as pessoas devem ser livres tanto para escolher quanto criar diferentes tipos de dinheiro para auxiliá-las a alcançar os objetivos que desejarem.

Então, criptomoeda é dinheiro? Se você aceitar a definição proposta pelo BoE, a resposta é não. Nesta definição o dinheiro deve representar a dívida de alguém (pessoa, empresa, governo), ou seja, a criação do dinheiro depende de que alguém se endivide com as instituições bancárias, financeiras. Se você aceitar a segunda definição, sim, criptomoeda é dinheiro, ou seja, criptomoeda é um tipo de dinheiro criado com apoio da tecnologia blockchain. Na criação da criptomoeda nenhuma pessoa, ou empresa, ou governo precisa se endividar. Qual definição você prefere?

Fonte: Shutterstock

Empreendedores, quanto mais pessoas entenderem sobre dinheiro, mais chances de construirmos um sistema econômico que esteja a serviço da sociedade e natureza. A criptomoeda é uma ferramenta e neste sentido, em breve, vocês terão à sua disposição uma plataforma (BeSpiral) que lhes permitirá criar criptomoedas para atender seus objetivos. A plataforma BeSpiral está sendo desenvolvida sobre um blockchain que superará as limitações apresentadas no texto anterior.

Mais informações sobre serão apresentados no treinamento "Tecnologia blockchain para empreendedores".

Referência:

https://www.bankofengland.co.uk/quarterly-bulletin/2014/q1/money-in-the-modern-economy-an-introduction

--

--

weme
weme

Onde empreendedores fazem acontecer