#ConnectedHDBR | 🥇Black Friday recordista (em reclamações)

Flávia Tabosa
hostdimebr
Published in
4 min readDec 3, 2019

Quem assiste a série Friends sabe que a Mônica é uma personagem extremamente competitiva, a ponto não conseguir aceitar que pode ser ruim em algo — e quando descobre que ela faz péssimas massagens, fica tão triste que o seu marido precisa inventar uma “recompensa”: ela passa a ser a melhor-pior massagem de todos os tempos. O plot cômico? É que ela adora esse título.

Pensando no mundo dos negócios, tem muita empresa ostentando quebra de recordes por causa da Black Friday — inclusive recorde de reclamações. E a gente pergunta: vale mesmo à pena pensar que há vantagens em ser o melhor dos piores?

A newsletter da HostDime Brasil acaba de chegar em sua caixa de entrada para conectar cultura pop, empreendedorismo, negócios, oportunidades e mais notícias para você. Esta é mais uma edição da #Connected HDBR.

Campeões da Black Friday

A VTex, especialista em digital commerce e que virou recém-vizinha da HostDime Brasil com um novo escritório em João Pessoa monitorou em tempo real as vendas da Black Friday no Brasil e nos mostrou números impressionantes: até as 18h do dia 29 de novembro de 2019 foram feitos cerca de 700.000 pedidos com preço médio de R$636. A gente te poupa o tempo de fazer as contas do faturamento total: cerca de R$4,5 bilhões — um recorde que continuou crescendo até o fim da sexta-feira de descontos.

Em média, os descontos foram de 43%

A Big Data Corp. monitorou o e-commerce em todo o país nas quatro semanas que antecederam o Black Friday, a pedido da PayPal. Entre as categorias que mais receberam descontos nesta data, o top 5 ficou assim: Livros, músicas e filmes (61,32% off), brinquedos (51,32% off), eletrônicos (49,78% off), roupas e acessórios (33,77% off) e, por fim, cosméticos (21,12% off). O levantamento ainda mostra que os descontos começaram três semanas antes da Black Friday e foram crescendo de acordo com a aproximação com a data — marco muito interessante para tirar a impressão de que nesta data pagamos metade do dobro, né?

“Mais pior”

A expressão pode até estar errada, mas explica bem o que grandes players do mercado passaram nessa Black Friday. Com promoções tão boas que juntaram filas e sobrecarregaram os sistemas, temos o prêmio de consolação para quem planejou os descontos dessa data, mas esqueceu de contar com um parceiro que iria garantir a integridade das operações: foram os melhores-piores. Os recordes de filas — e, por consequência, reclamações ao PROCON — nessa Black Friday foram batidos pela queda dos sistemas 🏆. A gente não vai citar nenhuma marca porque sabemos que a ação promocional foi bem pensada, mas a estrutura que contava para permitir o fluxo dessas ações não garantiu a proporcionalidade da quantidade de pedidos absurda com a disponibilidade total do sistema.

Quando um sistema cai

A confiança do consumidor sobre o atendimento cai junto. A Black Friday 2019 já passou, mas temos grandes datas de consumo pela frente até que a sexta-feira de descontos chegue novamente, em 2020. Para que tudo dê certo e a sua empresa esteja nos números dos recordes positivos( de vendas e sucesso), temos uma dica muito simples: planeje a sua estrutura de TI para suportar o número de acessos e pedidos nas datas comerciais.

Mais flexibilidade e menos dor de cabeça

Um e-commerce precisa de soluções personalizadas, tendo em vista todas as datas de maior acesso para prever uma expansão nos serviços de TI e as datas menos agitadas para que haja uma redução estratégica. O resultado desse movimento? Otimização de custos. E no mercado de TI, sabe quem entende muito de soluções e produtos personalizados? O time da HostDime Brasil. Somos feitos de tecnologia de ponta e cabeças inovadoras. Quer saber mais? Entre em contato.

Falando nisso

De melhor-pior para melhor-melhor

Criamos um artigo direcionado para a preparação de seu e-commerce para a Black Friday 2019. Ainda dá tempo de ler, entender pontos essenciais para focar atenção e já iniciar o planejamento de melhorias para 2020. Afinal, a gente sabe que uma trajetória precisa de erros e acertos — a gente falou um pouco mais sobre isso na edição antifrágil da #ConnectedHDBR.

Ainda não entendeu nada sobre os resultados da Black Friday?
Então o diagnóstico é que a sua empresa está sofrendo de “síndrome do offline”. Basta uma dose de transformação digital para melhorar de forma ágil e escalável: leia nosso artigo com as 5 práticas para alcançar a transformação digital.

Inspiração para o mês

Cada novo plano nos desafia a levantar novos voos, descobrir novas rotas e explorar possibilidades para avançar com tecnologia e inovação. Buscamos constantemente evoluir desbravando caminhos inexplorados que gerem soluções cada dia melhores. ☁ #inspirahdbr #hostdimebrasil

Você já viu?

Ebook Gratuito da HDBR
A migração de serviços e dados para a nuvem pode ser o primeiro passo da sua empresa no processo de transformação digital. ☁ Descubra como realizar um planejamento de migração completo para a nuvem e garanta segurança, crescimento e menos custos para o seu negócio. Conheça o guia completo de migração para a nuvem: dime.at/nuvemhdbr

Minuto Cloud
A HostDime Brasil está nas ondas das rádio paraibanas levando conhecimento de nosso time e depoimento de nossos clientes sobre inovação, TI e empreendedorismo. Em breve, os minutos cloud estarão também em nossas redes sociais, então não deixa de acompanhar que é conteúdo de qualidade.

Conseguimos nos conectar?

👍 Demais!
💁‍♀ Méh…
👎 Nope

--

--