Tenho novidades (talvez seja um bait e você caiu em mais um desabafo)

Lucas Ferreira
HQnoBlack
4 min readMar 2, 2021

--

No meio de mais um domingo nublado, estava jogado na cama assistindo Grey’s Anatomy, postergando o fato que eu tinha um e-mail para conferir, o resultado do Time de Leitores, processo seletivo de parcerias da Cia. das Letras.

Estava (talvez ainda esteja) meio pra baixo, não me sinto produtivo, minha caótica cabeça não consegue filtrar os pensamentos e está se prendendo aos que não levam a lugar nenhum (sim, estou fazendo terapia para lidar com isso) e suspendi (por falta de tempo, saco e psicológico) minha inscrição na matéria de semiótica no curso de linguística que faço na UFSCAR e ainda estou remoendo essa decisão. Deu pra perceber que meu ânimo está tão morto que eu já posso usar o título de finado autor do Brás Cuba.

Depois de muito postergar, decidi que estava pronto para mais um longo e criativo “não” cheio de frases motivacionais como eu já estou acostumado, então fui abrir o e-mail. E me deparei com um plot twist:

Olá,

Parabéns! Você foi um dos selecionados para fazer parte do nosso Time de Leitores 2021.

Lucas Ferreira do Nascimento foi selecionado para ser um dos parceiros da Cia. das Letras e agora vai ganhar uns “recebidos”? Minha síndrome do impostor, fez eu conferir se não era um e-mail falso e pedi para um amigo confirma se eu li certo as palavras explícitas do e-mail. E pra minha felicidade o e-mail era verdadeiro, eu li certo, e sim, meu blog o HQnoBlack faz parte do Time de Leitores 2021 de uma das principais editoras no Brasil.

Essa é uma das melhores notícias que eu recebi nos últimos meses, passei por uma equipe de (loucos) curadoria que acreditam que meus textos tenham algo minimamente legal de ser ler e vão me dar mais material para continuar escrevendo. Era o reconhecimento que esse garoto perdido no mundo da lua precisava para continuar firme e de cabeça erguida.

Tá e daí?

Eu tinha planos de deixar o blog mais movimentado em uns dois, três meses mas como o mundo não gira e sim capota (o universo não pode ouvir eu dizer que quero largar tudo e descansar um pouco que já vira o próprio meme do Pocoyo e fala “Vai pa onde?”), vou tirar da gaveta alguns textos inacabados e ideias dormidas, estou novamente entusiasmado com a ideia de escrever e vou aproveitar esse hype antes que ele acabe e eu volte a assistir Grey’s Anatomy.

Uma tentativa de cronograma e explicação do meu processo criativo

A ideia inicial é escrever duas vezes por mês.

Tam Tam Tammmm

“mas só isso?”

Sim, só isso. Tenho que equilibrar meu trabalho com o HQnoBlack que é apenas um divertimento. E pra completar eu tenho TDA, isso faz eu ler devagar, ter vários devaneios e perder a linha de raciocínio, mas ter TDA não é algo horrível, por mais que ele atrapalhe, ele é um bom ajudante criativo (talvez eu de mais detalhe sobre essa relação em um outro texto). Outro motivo para a demorar para escrever, gosto de pesquisar muito antes de escrever, no texto Uma prosa sobre Damien Chazelle e The Eddy, eu li partes da bibliografia do astronauta Neil Armstrong, assisti um documentário sobre Jazz, revi os últimos três filmes do Damien Chazelle, li alguns artigos sobre Jazz e sobre os enclaves islâmicos nos subúrbios da França. E por isso eu sempre deixo a bibliografia de referência no final do texto, ela não cai no meu colo com um passe de mágica, não sou um poço de conteúdo e nem quero ser, por isso eu me debruço em pesquisa para evitar falar besteira ou reforçar preconceitos.

Existe uma musa, mas ele não vai cair do céu e espalhar pó de pirlimpimpim criativo por sua máquina de escrever ou seu computador. Ele mora no chão. É um cara que fica no porão. Você tem que descer até lá, e precisará mobiliar o apartamento para ele morar. É preciso fazer todo o trabalho braçal, e tudo isso enquanto a musa fuma charuto, admira os troféus que conquistou no boliche e finge ignorar você. Você acha isso justo? Eu acho. Mesmo que o tal sujeito-musa não pareça nada de mais e não seja de conversar muito (o que costumo receber do meu são grunhidos mal-humorados, a menos que ele esteja trabalhando), é dele que vem a inspiração. É justo que você faça todo o trabalho e queime a cachola até altas horas da noite, porque o cara com charuto e as asinhas tem o saco de magias. Tem coisas ali que podem mudar sua vida. Acredite em mim, eu sei.

Sobre a escrita. King, Stephen.

Bom, era isso que eu tinha pra falar, acompanhem as cenas dos próximos episódios.

Deixo aqui meu muito obrigado para equipe da Companhia das Letras por essa oportunidade de estar no Time de Leitores 2021.

P.S. Eu realmente gosto de Grey’s Anatomy e atualmente estou na quinta temporada.

--

--

Lucas Ferreira
HQnoBlack

Estudante de linguística que quando não está perdido no mundo da lua está lendo quadrinhos e bebendo (muito) café. Cyber Necromancer nas horas vagas. Ubuntu ✊🏾