Semeie o desenvolvimento individual no seu time e colha frutos coletivos

Lucas Scherpel
hurb.labs
Published in
5 min readJul 14, 2021
O Rally do Chicago Bulls em 1998 com os destaques do time mostrando os troféus da NBA. Clique aqui para acessar essa foto.

O retrospecto do Chicago Bulls na NBA não era bom no final da década de 80.

Porém, após perder pela terceira vez seguida do Detroit Pistons e não conseguir se classificar para a final da NBA na temporada 1989–90, Michael Jordan decidiu intensificar seus treinamentos e motivar seus colegas de time a fazerem o mesmo.

O “Breakfast Club” foi um rito criado por Jordan onde ele chamava integrantes do Bulls para treinos na casa dele às cinco, seis ou sete horas da manhã dependendo do dia, mas sempre antes dos treinos oficiais do clube, com o propósito dos jogadores se desenvolverem (especialmente na parte física) cada vez mais e assim criar uma “casca grossa” para enfrentar a temporada de 1990-91, principalmente focado em ganhar do tão temido time do Pistons.

Foto de uma das sessões de treinamento do Breakfast Club. Além de treinar firme, quem aparecia para os treinos tomava café da manhã na casa do Michael. Mas, para os que não apareciam, já podiam esperar um puxão de orelha e uma cobrança dele para se dedicarem mais. Foto retirada no site de notícias da Nike, clique aqui para acessá-lo.

E o resultado veio: nessa temporada o time conseguiu finalmente ser campeão da NBA, ganhando do Lakers de Magic Johnson na final e atropelando seu nêmesis e então campeão Detroit Pistons na fase anterior (4 x 0 na série, a famosa “varrida”). Dali em diante começaria uma dinastia que seguiria ganhando mais cinco outras edições da NBA e consagrando a equipe do Bulls como uma das maiores que já existiu no esporte.

Simples atitudes de um indivíduo, quando bem intencionadas, podem trazer grandes mudanças positivas para o seu time. Um exemplo parecido aconteceu no meu time e eu gostaria de compartilhar com vocês nesse artigo.

No começo desse ano, inspirado nas promessas de fim de ano que a gente sempre faz, o PM do meu time, Allan Baptista, propôs criar uma planilha de “Gestão de Desenvolvimento Individual” para os integrantes do time.

O que seria essa planilha?

Lista de materiais que os integrantes do grupo juntaram para servir de inspiração para montar suas listas de desenvolvimento.

Cada integrante do time teve que montar uma lista com materiais (livros, cursos, videoaulas, artigos técnicos) para estudar durante o ano sobre assuntos que eles quisessem se desenvolver. Não importou muito se esse desenvolvimento era no âmbito profissional ou pessoal, o que valeu mesmo era concluir esse estudo e compartilhar o conhecimento adquirido para o time ou para a empresa através de apresentações, artigos ou dinâmicas de grupo.

Como o ano ainda não acabou, ainda tem gente finalizando os cursos que estão na lista. Mas eu queria destacar aqui algumas boas mudanças que a nossa evolução individual trouxe para o nosso time e poder inspirar vocês a desenvolverem essa prática em suas equipes.

— “Compra! Agora vende! Segura que o preço vai voltar a subir!”

O que começou com uma pessoa ter decidido fazer um curso de educação financeira, acabou com todo o time se engajando no tema, se ajudando e trocando experiência do que investir e de quando comprar e vender na bolsa. Até quem nunca tinha investido antes está hoje até comprando inúmeras criptomoedas promissoras.

Só pelo fato de alguém ter estudado sobre o assunto já fez com que o restante do time se engajasse cada vez mais no tema. Entre perdas e ganhos (felizmente mais ganhos do que perdas), creio que essa mudança criou um clima de camaradagem cada vez maior no time, onde cada um começou a ajudar o outro a tomar boas decisões no mercado financeiro e ensinar o próximo o que sabia sobre investimento.

— “E ai, já leram algum artigo hoje?”

Eu sou muito grato a essa planilha de desenvolvimento individual pelo fato de ter me motivado a conseguir terminar um livro inteiro, algo que eu não fazia desde 2019. Não só isso me possibilitou fazer as pazes com o hábito da leitura, como me deixou motivado a ler mais artigos e escrever os meus próprios aqui no Hurb.Labs!

Mas o maior destaque no aspecto de criação de artigo foi meu techlead, Bruno Oliveira. O artigo técnico que ele escreveu, Job Scheduling — Quick and Slow, foi o mais lido do mês retrasado na página de artigos da empresa. Não só isso, mas esse artigo também virou um evento, chamado de Hurb Tech Talk, onde vários desenvolvedores de diferentes times puderam assistir a apresentação e aprender um método novo de programação. Entre outras palavras, o desenvolvimento individual que ele teve impactou positivamente inúmeras pessoas, além de pessoalmente ter me inspirado a fazer os meus artigos (:

— “Pô, faz esse curso ai. Recomendo bastante cara!”

Esse aspecto teve um impacto positivo no desempenho do time, a partir do momento que eu e meu techlead decidimos fazer um curso de uma das linguagem mais usadas no time, GoLang.

Não só isso foi um passo importante para mim, visto que consegui compreender melhor como a linguagem funciona e comecei a ter mais facilidade para atacar tarefas dessa linguagem, mas como, a partir dos estudos, nosso time começou a discutir melhorias a serem aplicadas, a cada sprint, na parte mais técnica e arquitetural do código do projeto, sendo feitas algumas refatorações e incrementos para que o projeto ficasse melhor estruturado, mais performático e moderno.

Outro lado legal dos cursos foram os artigos que eu produzi para compartilhar meus conhecimentos. Esses artigos, principalmente o que fala de materiais gratuitos em Golang, fizeram pessoas de outros times do Hurb começarem a estudar a linguagem!

Considerações finais

Bom, é isso! Acho que a lição para se tirar nesse artigo é de incentivar os integrantes do seu time a crescerem, tanto no âmbito profissional quanto pessoal, e ver eles e as pessoas em seu redor colherem os frutos dessa evolução. Encorajem seus companheiros, de maneira saudável, a fazerem cursos novos, lerem mais livros e artigos e serem curiosos com assuntos diversos. A evolução de um integrante vai radiar para o resto do time e, de pouco em pouco, todo mundo vai progredindo e tornando a equipe mais firme e forte.

Caso queira melhorar ainda mais as chances das pessoas terminarem seus estudos, crie recompensas para que elas possam se sentir mais determinadas a correr atrás de seus desenvolvimentos. Livros, presentes, endosso no LinkedIn e até umas cervejinhas são exemplos de recompensas da planilha de Gestão de Desenvolvimento Individual do meu time.

Ah, e se alguém quiser saber mais sobre a história do Michael Jordan e do Chicago Bulls, recomendo muitíssimo a série “Arremesso Final” que está disponível na Netflix. E caso tenham interesse exclusivamente na parte do “Breakfast Club”, tem um artigo da Nike que dá mais detalhes sobre esse evento diário.

Se tiver alguma dúvida, crítica, sugestão, feedback, ou quiser compartilhar algum material comigo, fique à vontade para me mandar um email que eu vou olhar com carinho (:

--

--

Lucas Scherpel
hurb.labs

Full Stack Developer @hurb | Só eu que acho horrível essa logo nova do Medium?