Configurando o Raspberry Pi 3 Model B — Parte 1 de 4 — Instalando o Raspbian

John Calistro
iDEXO Developers
Published in
4 min readSep 21, 2018

Você comprou um Pi3 e agora?

Esse case feito na impressora laser será tema do último artigo.

Esta série de artigos abordará desde a configuração básica, SSH, até o acesso remoto pela internet, vamos por a mão na massa?

Primeiro temos que formatar o SD Card, um de 8GB é suficiente para a maioria dos usos, para a formatação você pode usar o SD Card Formatter, que é bem simples de utilizar, caso for usar cartões de memória com maior capacidade, a formatação tem que ser em FAT32 para que o boot do sistema possa acontecer, neste caso, utilize outro programa que tenha a opção de escolha do formato.

SD Card Formatter

Com o cartão já formatado, é hora de copiar o sistema operacional para ele, o mais utilizado é o Raspbian, neste tutorial iremos instalar ele com o NOOBS (New Out Of the Box Boftware), baixe o arquivo ZIP, descompacte e copie todo o conteúdo da pasta que foi criada para o cartão de memória, simples, não é mesmo?

A transeferência dos arquivos pode demorar um pouco, vamos tomar um café enquanto isso!

Coloque o cartão na placa e vamos para as configurações iniciais.

Ligue o Raspberry no monitor/TV/projetor usando um cabo HDMI, você irá precisar de um teclado e mouse para esta primeira configuração.

A primeira tela que irá aparecer após a inicialização oferecerá duas opções de sistema operacional, o Raspbian e o LibreELEC_RPi2, se quiser saber mais sobre eles clique nos links acima, para este tutorial iremos usar o Raspbian.

A partir daqui, me desculpem a qualidade das fotos, conectei o Pi na minha TV.

As opções de sistema do NOOBS.

Perceba que na mesma tela, na parte inferior temos a opção de idiomas e teclado, para o idioma Português tem a opção do Português Europeu somente, já para o teclado, usar o br ativa as configurações que aceitam o ABNT-2.

Temos que conviver com ecrãs e ratos.

Clique no botão "Install" e aguarde…

Hora de outro café, e mais um, e mais um…

Com o Raspbian instalado é hora de começar o setup.

Não cancele, é mais fácil configurar agora do que depois.
Configuração de idioma e timezone.

A próxima tela é para trocar a senha do usuário root, esta parte é muito importante, já que o usuário padrão pi tem a senha raspberry como padrão, e como mais a frente iremos setar o acesso remoto, melhor trocar a senha agora e já deixar pronta essa parte.

Essencial trocar a senha do usuário pi neste momento.

Hora de configurar o WiFi.

Configuração do WiFi segue o modelo tradicional.

Após o Pi estar conectado a Internet, é hora de atualizar o sistema, isso pode demorar algum tempo, ou seja, mais café e Netflix. :)

Sempre tem atualizações, a comunidade do Raspbian trabalha pra caramba nos seus mais de 35.000 pacotes.
Quase acabando, prometo… Mais um café?

Finalizando as atualizações basta clicar no botão reiniciar e o Raspberry está pronto para uso.

Após uma reinicialização já podemos brincar com o Pi 3.

No próximo artigo, algumas configurações extras.

Este é o primeiro artigo da série, se gostou, aplauda, caso tenha alguma pergunta, observação, encontrou algum erro ou quer conversar, envie uma mensagem, siga este perfil para saber em primeira mão das atualizações.

Artigos da série:

--

--