Research Team PicPay — Retrospectiva 2021

Métricas do time de Pesquisa do PicPay nesse ano que se finda

Diana Fournier
Inside PicPay
5 min readDec 14, 2021

--

Descrição da imagem: vários quadradinhos com ilustrações do time de pesquisa do PicPay. Somos 22 pessoas ao todo.

Ano passado comecei escrevendo o artigo dizendo que 2020 não foi fácil… Mas falamos isso porque ainda não havíamos vivido o ano de 2021, não é mesmo? Um ano muito desafiador, em que a pandemia perdurou, piorou e no meio do caminho tinha um time que só crescia e precisava mostrar valor e trabalho para o resto da companhia.

Dobrando de tamanho e diversidade

O time iniciou o ano com 12 pessoas e termina com 22 pesquisadores de todas as regiões do país. São 5 homens e 17 mulheres, sendo 2 da região norte, 3 do nordeste, 3 do centro-oeste, 11 do sudeste e 3 do sul. Além disso, também houve o cuidado de termos um time com representatividade em massa feminina (risos), pessoas pretas, LGBTQIA+ e pessoas com 40 anos ou mais. Sabe-se que o mercado de tecnologia atual geralmente fecha as portas para tais grupos, aqui acreditamos que seja de extrema importância que tenhamos diferentes culturas, opiniões e vivências e sabemos o quanto isso reflete em tudo que executamos.

Descrição da imagem: fotos das pessoas que compunham o time de Research em Janeiro de 2021 e a divisão delas, começando pela Coordenação e passando pelas verticais de Público PF, Público PJ, Public API & Store, Card & Crédito, Marketing / Growth, e Research Ops. Na época eram 9 mulheres e 3 homens.
Descrição da imagem: fotos das pessoas que compõe o time de Research em Dezembro de 2021 e a divisão delas, começando pelas Lideranças, que são 4 mulheres; passando por UX Researchers com 9 mulheres e 4 homens; ResearchOps com duas mulheres; e Market Research com mais duas mulheres.

A conquista por mais lideranças

Em julho de 2021, com 14 pessoas no time e mais 10 vagas abertas, o time ainda tinha apenas uma liderança à frente de tudo. Foi necessário ter uma melhor divisão de tarefas para que todas as áreas fossem cobertas por papéis mais estratégicos, além de ajudar na gestão de tanta gente.

Foi quando abriram as vagas de liderança por unidade de negócio e com isso veio a Izabela Amaral(líder de PF e Open Banking), Júlia Timponi (líder de Plataformas e SuperApp) e Gabriela Mendes (líder de PJ) — esta que foi movimentação interna. Com isso, passou a existir o papel de gestora dessas lideranças, no qual eu, Diana Fournier, estou atualmente.

Com esse desenho, foi possível estar mais próximo da área de produtos de maneira estratégica, sentando na mesa de decisão junto aos Heads e liderança em geral. Essa é uma história que podemos contar em um outro artigo, falando de nossa estrutura.

Uma diretoria para chamar de nossa

No meio do ano, com a mudança de diretoria no time de Design, o time Pesquisa, que estava abaixo dela, passou a responder diretamente para oCPO (Chief Product Officer).

Com a escala do time e com os planos que o nosso CPO tem para transformar a área em um hub de insights para toda a empresa, foi necessário criar uma diretoria exclusiva de Research & Insights. Com esse papel existente, tivemos a chegada de nosso diretor para estruturar o hub e montar a visão de longo prazo de toda a área (e como já falei, podemos contar um pouco disso em um outro artigo).

Um time de Research Ops de verdade

Começamos o ano com uma pessoa focada em Ops que, por um bom tempo, foi uma “euquipe” e as responsabilidades de Ops acabavam ficando com todo o time. Algo semelhante com a maioria dos times de Research que observamos Brasil a fora.

No meio do ano, pensamos em começar a estruturar esse time com o olhar semelhante ao da Comunidade de ResearchOps, em que a ideia era ajudar todos do time com as seguintes temáticas: recrutamento, comunicação, ferramentas, gestão do conhecimento e assuntos legais. Quem passou a fazer parte desse time, que por enquanto é uma dupla, foram Natasha Tolêdo e Mariana Antoniazzi.

Já temos moonshots e uma nova estrutura desenhada, onde teremos pessoas de Recrutamento, Visual Designers, pessoas de Dados, entre outras cadeiras e logo mais vamos compartilhar nossas experiências por meio de artigos também.

E o que fizemos em 2021…

Por fim, mas não menos importante, conseguimos compilar os números do time: quantas pesquisas fizemos, com quantas pessoas falamos, quantas pessoas impactamos, etc.

Lembrando que esses números são apenas das pesquisas realizadas pelo time de Research. Pesquisas executadas por Product Designers, Product Managers e outras áreas, foram contabilizadas como “suporte” e não totalizaram nossos números.

Então, em 2021 fizemos:

Transcrevendo as imagens:

  • Fizemos 49 pesquisas qualitativas, desde entrevistas, dinâmicas, testes de usabilidade, etc;
  • Conversamos com 495 usuários nessas pesquisas qualitativas;
  • Foram 371 horas e 25 minutos falando com pessoas;
  • 42 pesquisas quantitativas, que impactaram por volta de 1 milhão e 500 mil pessoas usuárias e não usuárias;
  • Realizamos 8 estudos quantitativos com a área de Dados (Science e Analytics);
  • Demos em torno de 108 suportes aoutras pesquisas que não foram iniciadas ou executadas pelo time de Pesquisa;
  • Os tópicos que mais ajudamos as pessoas de Design, Produtos e outras áreas, foram: roteiros, planejamento da pesquisa e recrutamento de usuários;
  • As áreas que mais interagimos esse ano foram: Product Design, Produtos & Negócios e Data;

Esse ano foi bem corrido e difícil para muitas pessoas, inclusive para alguns do time, com perdas de familiares e problemas pessoais, mas mesmo com tudo isso, conseguimos dar o apoio e estrutura necessária para entregar tudo o que foi passado aqui.

Esperamos que em 2022 consigamos fazer bastante coisa legal e que possamos compartilhar com a comunidade esses aprendizados 🙂

--

--

Diana Fournier
Inside PicPay

manauara, head of product user researcher at @picpay, catlover, tattoed girl