As 25 piores músicas da Madonna

Eis aqui os trabalhos imperdoáveis da Rainha do Pop

Johnatas Costa
#JhCritica
6 min readAug 15, 2020

--

(Montagem/Billboard)

Em comemoração aos 62 anos da Madonna, o #JhCritica decidiu listar quais os seus melhores videoclipes, as suas piores músicas e as suas cem melhores canções.

Nem só de glórias vive o homem… ou a mulher. Portanto, é chegada a hora de relatarmos as piores músicas da discografia da Madonna. Sim, nem a Rainha do Pop escapou ao fato de possuir péssimas canções em seus discos. A lista abaixo contempla 25 faixas que, infelizmente, fazem parte da carreira da diva.

Assim como não foi fácil escolher a minha centena predileta ou os cinquenta melhores videoclipes, a seleção das priores músicas também não foi tão simples. Algumas eu tenho pavor desde a primeira audição, mas várias outras foram complicadas não só de colocar como de classificar. O que faz uma música ser pior que a outra, por exemplo? Os critérios são inúmeros…

Eu gosto de pensar a lista abaixo da seguinte forma:

  • Das canções 25 à 16 estão as músicas medíocres, ou seja, aquelas que, às vezes, bem raramente mesmo, vale a pena ouvir uma vez ou outra ou valem ao menos dançar na balada.
  • Entre as colocações 15 e 11 estão os trabalhos ruins. Elas, no meu entender, não chegam a ser tão desagradáveis como as dez piores, mas não dá pra defender. Certamente muitos fãs trocariam algumas do meu top 10 por aquelas que estão nessas colocações. É compreensível… E até seria justo.
  • Entre as músicas 10 e 1 estão as imperdoáveis. É uma relação que decresce do péssimo ao horrível. As canções desse setor são difíceis de ouvir e são difíceis de conceber o que fez Madonna ter entrado em um estúdio, gravado esse material e decido lançar para o mundo. Nós fãs não precisávamos ter acesso a esse material. As músicas desse top 10 deveriam ter ficado somente na conversa de bastidor, deveriam ter sido esquecidas, ignoradas. Deveriam ser consideradas, no mínimo, uma brincadeira de muito mal gosto.

Tendo então compartimentalizado essa seleção, eis o momento de apresentar a minha lista. Aos corajosos que decidirem ouvir as canções, o meu mais sincero “boa sorte!”.

25. Everybody (Madonna, 1983)

Talvez a presença dessa música seja uma baita surpresa para muitos, mas eu explico a razão dela estar aqui: acho chatééérrima! Talvez seja uma unpopular opinion polêmica, mas essa eu consigo segurar. São 6 minutos de música em que pelo menos 3 são só de “everybody come on, dance and sing // everybody get up and do your things”. No início é legal, mas cansa e se torna enfadonha.

24. Bitch I’m Madonna [feat. Nicki Minaj] (Rebel Heart, 2015)

Para quem não é fã da Madonna, ou tiver o mínimo de bom gosto, a música pode ser ótima, principalmente para dançar na balada. A canção é, ao menos, divertida. Mas aqui pra nós, para quem tem “Vogue”, “Hung Up”, “Take a Bow” ou até mesmo a ótima “Ghosttown” no mesmo álbum que essa canção, é, no mínimo, risível ver a cantora bradar “BITCH, I’M MADONNA”. Amada, o mundo inteiro sabe quem você é! São mais de 30 anos de carreira, rs.

23. Graffiti Heart (Rebel Heart, 2015)

Essa daqui só quem é fã deve lembrar que existe (e ainda assim nem garanto).

22. Ring My Bell (Hard Candy, 2008)

Fez parte da edição de luxo do Hard Candy, certamente Madonna não deve lembrar que gravou essa música e, muito provavelmente, uns 85% dos fãs dela também não. Eu me incluo nesta porcentagem. Porém, ela foi suficientemente lembrada para estar nessa lista.

21. Give Me All Your Luvin’ [feat. Nicki Minaj & M.I.A.] (MDNA, 2012)

O primeiro single do MDNA (2012) possui um clipe bem produzido e foi o último single da cantora a entrar no top 10 da Hot 100 da Billboard. Porém isso não faz da música nenhuma obra prima ou minimamente especial.

20. I’m Going Bananas (I’m Breathless, 1990)

19. Revolver (Celebration, 2009)

18. Unapologetic Bitch (Rebel Heart, 2015)

17. Funana (Madame X, 2019)

16. I’m so stupid (American Life, 2003)

15. Body Shop (Rebel Heart, 2015)

14. I’m Sinner (MDNA, 2012)

13. Inside Out (Rebel Heart, 2015)

12. Back the Up to Beat (Madame X, 2019)

11. I Fucked Up (MDNA, 2012)

10. S.E.X. (Rebel Heart, 2015)

Eu adoro quando Madonna canta sobre sexo, acho as analogias perspicazes e interessantes, mas em “S.E.X.” as coisas não são agradáveis. Inicialmente, me parece que ela produziu a música utilizando um grillz, pois a dicção dela na canção é bem ruim. Seguidamente, a própria composição. Madonna cantar sobre relações sexuais é bem mais interessante do que tentar ensinar sobre relações sexuais. Talvez o momento mais okay seja a relação de itens sexuais que ela apresenta na canção, mas ainda assim não empolga e ultrapassa o limite do chato.

9. Incredible (Hard Candy, 2008)

A canção mais longa do 11º álbum da Madonna é também a mais dispensável. Passados 4 minutos, o refrão chato cai em looping e aí urge a necessidade de você seguir adiante.

8. Jimmy Jimmy (True Blue, 1986)

A gente bem que poderia dar um desconto: são os anos 80 e Madonna, nessa época, ainda era uma artista de pura diversão. Mas se pararmos para analisar: no mesmo disco que tem as ótimas “Papa Don’t Preach” e “Live to Tell”, tem “Jimmy Jimmy”, um ponto fora da curva assustador. E aí não tem como ela fugir da lista das piores da cantora.

7. Shoo-Bee-Doo (Like a Virgin, 1984)

Nenhuma música que se chame “Shoo-Bee-Doo” é boa, sejamos sinceros.

6. Faz Gostoso [feat. Anitta] (Madame X, 2019)

Eis um caso em que quantidade e qualidade não andam sempre juntas. “Faz Gostoso” já nasceu com muito buzz (é funk carioca, é Madonna com Anitta, é Madonna cantando português, etc.) e nos streamings não faz feio: são +30 milhões de audições. Dentro do Madame X (2019), ela só perde para o primeiro single, “Medellín”, que possui quase 50 milhões de streams. No entanto, bons números não fazem nenhuma música ser boa. Eu mesmo fiz alguns elogios quando ela foi lançada, achei legal a junção da cantora brasileira com a diva pop, mas passado um mês, dois, três… A realidade sempre chega e aí a gente percebe que a música é bem ruim e deveria ter sido, no máximo, uma brincadeirinha em estúdio ou quem sabe uma demo para ser vazada daqui a uns anos.

5. Some Girls (MDNA, 2012)

É simplesmente uma das músicas mais barulhentas do MDNA (2012) e de toda a carreira da Madonna. O instrumental é tão insuportável que foi fácil colocar essa música em meu top 10. Ela já nasceu ruim.

4. Bitch I’m Loca [feat. Maluma] (Madame X, 2019)

Esse é o tipo de música que eu já sabia que seria ruim só pelo nome. Depois de “Bitch, I’m Madonna” era certeza que algo chamado “Bitch, I’m Loca” seria desastroso. As expectativas foram compatíveis à realidade. Essa é mais uma música que não deveria ter “visto à luz do sol”.

3. Superstar (MDNA, 2012)

“Oooh la la, you’re my superstar / Oooh la la, love the way that you are”. Lendo pela primeira vez a composição dessa música eu entenderia que essa seria uma canção do início da carreira da cantora. Ela é tolinha, boba e infantil. Seria compreensível ela ter lançado-a no Like a Virgin (1984), entre “Shoo-Be-Doo” e “Pretender”, por exemplo. Mas não, era 2012, trinta anos de carreira e Madonna não cansada de surpreender me aparece com esse tipo de trabalho.

2. B-Day Song [feat. M.I.A.] (MDNA, 2012)

Não bastasse ter desperdiçado o talento da cantora M.I.A. em outra canção, Madonna decidiu desaproveitá-la por completo na insuportável “B-Day Song”. Certamente se você quiser estragar qualquer aniversário é só enviar ao aniversariante esta música. As taxas de felicidades irão instantaneamente cair e as de irritação darão um salto surpreendente.

1. Autotune Baby (Rebel Heart, 2015)

Eu não consigo conceber a existência dessa música. Me faltam palavras no português que descrevam o meu horror e desprezo por “Autotune Baby”. Quando as demos do álbum Rebel Heart (2015) vazaram lembro que me espantei com essa canção (se é que podemos chamá-la assim) desde o início. Ela é pior que horrível, é uma perda de tempo em estúdio! Infelizmente, os alemães receberam este presente grego na edição super deluxe do disco, e eu sinto pena por eles. Esse é o tipo de trabalho que deveria ficar nos bastidores, deveria ser historieta de gravação. Talvez nem o maior hater da Madonna mereça ouvir… isso.

Essa lista está também no Spotify, porém algumas canções estão ausentes (felizmente) na plataforma:

No YouTube a relação está completa:

--

--

Johnatas Costa
#JhCritica

Um mestrando em História noveleiro, fã da Madonna e que adora dar pitaco em tudo que pode