Giro dos Cursos #4

Pocket de Planejamento

JP
Jovens Planners
Published in
7 min readApr 5, 2016

--

Miami Ad School (São Paulo)

Opiniões e avaliações de cursos sobre planejamento.

Por Jovens Planners

Já faz um tempo que vínhamos recebendo pedidos para contar um pouco mais sobre o curso Pocket de Planejamento de Comunicação da Miami Ad School / ESPM (São Paulo), e eis que finalmente conseguimos! Como nenhuma de nós (Ju e Verô) havia cursado, ficava um pouco complicado ter o que falar. Porém, no início desse ano, entramos em contato com a última turma a se formar em 2015 e eles compartilharam conosco suas impressões e experiências sobre o curso.

Expectativas vs. Realidade

O Pocket é um curso com duração de 1 mês para aqueles que querem ter um primeiro contato com o mundo de planejamento. É importante frisar isso porque muitas pessoas chegam com a expectativa de que será um Bootcamp mais rápido, e a proposta não é essa: a ideia é ser uma iniciação para quem tem curiosidade pela área/já ouviu falar sobre, ou uma atualização para aqueles que trabalham com marketing ou outras áreas de comunicação.

São cerca de 12 aulas, normalmente divididas entre sexta e sábado, com dinâmicas de workshop que, além de planejamento, abordam também as áreas de criação e marketing. Assim como no Bootcamp, os professores são profissionais de grandes agências do mercado, o que ajuda a trazer um olhar mais prático para os assuntos. Até pelo tempo e proposta, o curso segue uma linha mais teórica, mas há momentos que incluem exercícios — depende do plano de aula do professor.

Mas, melhor do que contarmos sobre o curso é passarmos a palavra para quem esteve lá e viveu todo esse processo de antes e depois, de expectativa e realidade. Olha o que o Wiu, aluno da última turma do Pocket de 2015, contou pra gente:

Conversando com uma colega sobre o curso, ela me disse: “Me parece que, resumindo, você paga essa 'pequena fortuna' pra ter um Miami Ad School no CV e ter contato com pessoas.”

E eu lembrei que, antes de começar o curso, pensava exatamente assim. O que é natural, porque o pocket não tinha nenhum review atualizado a respeito (#vaiJP!). Mas também é extremamente relativo: tudo vai depender do proveito que cada um se dispões a tirar do curso, e isso se aplica em qualquer outro lugar, não só na Miami e muito menos só na área de comunicação.

Posso dizer que poucas coisas me surpreenderam de verdade, como era a minha expectativa, mas foram essas que já fizeram valer a pena o investimento.

O networking que acontece tanto com professores quanto com os colegas que compartilham da mesma vontade de aprender e trocar referências, é algo que vale muito também. Claro, é inevitável imaginar que a gente, em algum momento, vai ter aquela sinergia com algum professor e, no fim da aula, vai rolar aquele “me manda um e-mail, vamos marcar um papo". Eu mesmo pensei em N estratégias de como pedir emprego sendo interessante sem ser pidão, mas, no decorrer das aulas, entendi que era muito mais sobre aproveitar o tempo ali e aprender o máximo possível, do que de fato fazer contatos e conseguir um trabalho. Eu já estava empregado, então essa não era minha prioridade, mas o ponto é que os professores, em sua maioria, disponibilizam seus e-mails pra manter contato mesmo, então acredito que o melhor é deixar as coisas acontecerem de maneira natural.

Se você vai só com esse pensamento de emprego, acaba não enxergando além do óbvio, que é onde estão as referências, o aprendizado e a experiência que os professores estão compartilhando. Aproveitar as aulas, tirar dúvidas e aprender: esse é o mantra. E conviver, claro: boa parte da turma acabou ficando muito amiga, tanto que já existem até planos de um carnaval na Bahia (né Ive?), uma páscoa em BH (olha a promessa, hein Lucas?) e um Réveillon no Sul (vamos cobrar, Carol!).

No fim, é importante fazer perguntas como as que o Rapha Barreto me fez em um papo informal certa vez:

“Onde você está na sua carreira hoje? O que é prioridade de aprendizado neste momento?”

Respondendo isso, você saberá se o curso vale ou não a pena. Quanto ao preço, mesmo sendo alto em tempos de gasolina a $3,5, ônibus a $3,8 e um ICMS vindo aí pra dificultar ainda mais as coisas, lembre-se que essa grana está indo para sua própria educação.

No fim, o que fica para mim dessa experiência toda é que se você chegar achando que o Pocket é um Bootcamp mais rápido e uma garantia de emprego, talvez sua experiência não seja tão positiva. Mas, se você conseguir ver além e desmontar essa ideia, pode tirar muito proveito desse 1 mês de Miami.

A voz do povo…

Como foi a experiência de vocês?

–––––“O Pocket é uma excelente forma de ser introduzida ao Planejamento. Apesar de básico, te faz entender como as coisas funcionam. Pelo menos para mim, que não sou da área e queria aumentar o meu repertório (sou advogada), foi excelente. Os professores, material, estrutura física e relacionamento com o aluno, atenderam (e em alguns casos até superaram) as minhas expectativas. Contudo, se você quer trabalhar na área, tem tempo e dinheiro, talvez o ideal seja fazer um curso mais extenso (como, por exemplo, o Bootcamp ou Planning Academy), já que terá aulas práticas, mais conteúdo teórico e um acompanhamento mais direto dos professores.”
Tiffanye Esteves
–––––“Sou formada em jornalismo e estou migrando para publicidade. Já acreditava que o meu perfil era mais próximo do planejamento e o Pocket foi fundamental para me aproximar dessa decisão. Havia lido bastante coisa sobre o tema, mas aulas mais voltadas para o dia a dia nas agências e as análises de comunicação foram cruciais pra me fazer entender como funciona o trabalho. Depois do curso, elaborei um planejamento de comunicação no meu atual trabalho. O plano foi muito elogiado, e olha que nunca havia trabalhado com isso. Um dos pontos negativos é o valor, acho bem caro, e como moro fora de São Paulo, ficou mais pesado. Ainda assim digo que valeu a pena o investimento. Indico esse curso pra quem é bem novato na área ou está querendo conhecer, ele é uma espécie de panorama geral do planejamento com dicas interessantes de profissionais renomados. Conversei com pessoas que já trabalhavam há mais de 3 anos com planejamento e fizeram o curso, eles acharam a abordagem muito básica. Até agora o curso não me abriu portas para novos trabalhos, mas sinto interesse dos empregadores quando digo que fiz.”
Ive Deonísio
–––––“Vou colocar minha opinião em tópicos:
- Curso excelente e professores bem gabaritados;
- Conteúdo superinteressante, pertinente e que agrega valor àqueles que querem seguir carreira de planner;
- Grade curricular fantástica — porém, a ordem cronológica das aulas poderia ser melhor estudada para ter uma sequência lógica mais adequada;
- Senti um pouco de falta de prática. Sei que é pelo curto espaço de tempo, mas algumas tarefas poderiam ser dadas para envio por e-mail, por exemplo, com feedback dos professores. Se não der para ter tanta prática, que acredito ser a diferença do Bootcamp para o Pocket, ao menos um trabalho final acho que poderia ter (sugestão: o primeiro professor poderia ser também o último — aí ao longo das 4 semanas os alunos criam mini planejamentos e apresentam ao final do curso);
- Imponência da marca Miami Ad School/ESPM de fato faz diferença ('abrilhanta') no currículo — me parece que o olhar das agências muda ao incluirmos esse título.”
Lucas Araújo
–––––“No geral fiquei satisfeito com o curso, mas com certeza há algo que se melhorar.
- Achei que o explicativo do curso deixa claro que é mais sobre a função do que sobre a área de planejamento em si;
- O curso não é barato, mas achei o preço justo;
- Sobre o conteúdo em geral, acho que alguns dos slides poderiam ser melhor elaborados;
- O curso tem um bom peso no CV;
- Achei a teoria repetitiva em alguns pontos;
- Os poucos exercícios práticos não foram empolgantes;
- Acho que as aulas poderiam ter uma conexão melhor umas com as outras;
- Alguns professores foram médios, mas a maioria foi excelente. Destaque para Márcia Aguirre, Daniel Machado, Tiago Lara e Felipe Santini. Alguns da turma reclamaram da falta de didática, mas precisamos nos lembrar que não são acadêmicos, mas sim profissionais do mercado transmitindo suas experiências e opiniões, e este sim é o objetivo.”
Vinícius Pinheiro
–––––

E você, tem algo mais a compartilhar com a gente sobre esse curso? Tem alguma dúvida ainda? Conta pra gente no jovensplanners@gmail.com.

uma colaboração entre a equipe Jovens Planners e os alunos Tiffanye Esteves e Willian Eduardo.

As opiniões expressas aqui, bem como quaisquer comentários publicados, são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do grupo.

Updates: facebook | outras publicações de Jovens Planners

--

--

JP
Jovens Planners

Onde mentes inquietas se encontram para trocar dicas e experiências da área.