Como criar um negócio do zero e não morrer tentando

Como Business Model Generation e JTBD podem nos ajudar a criar uma proposta de valor.

Nicolas Martínez Sala
JTBD+
3 min readSep 5, 2019

--

Quantas vezes escutamos histórias de amigos, familiares, conhecidos ou desconhecidos que criaram um negócio ou abriram uma loja e foram mal?

Quantas vezes ouvimos as mesmas justificativas sobre o porquê dessas pessoas não alcançarem o sucesso (as mais comuns são: a situação econômica do país, os altos custos, os impostos altos, a falta de planejamento, uma briga entre sócios etc)?

Poucas vezes escutamos uma resposta como: eu criei um negócio baseado em uma percepção minha e não deu certo, não cheguei a entender as necessidades dos meus clientes ou não os escutei.

Ainda pior: às vezes, passam-se dois, três, quatro ou mais anos com um negócio sem entender o porquê do mesmo não ter crescido e consequentemente a operação é encerrada depois de muito esforço.

Por isso, antes de desenvolver um negócio, é importante criar uma proposta de valor, baseada em uma necessidade real (e não em uma percepção ou uma ideia sua). Assim, você dependerá mais da própria execução do que da sorte.

Então, como consigo desenvolver um negócio sem depender da sorte?

Em primeiro lugar, crie um modelo de negócios baseado na sua ideia inicial e, para isso, utilize o Business Model Canvas,.

The interaction between Business Model Canvas elements. Courtesy of apf.org

Uma vez criado o modelo inicial, o segundo passo é separar sua proposta de valor e o segmento de clientes que você determinou para o seu produto ou serviço.

Strategyzer

Em terceiro lugar, faça entrevistas com potenciais clientes que você determinou no seu modelo de negócios. As entrevistas serão uma das etapas mais importantes, visto que o futuro de seu negócio ficará ligado a como você os entrevistou e como analisou esses resultados.

Obviamente elas não podem ser feitas de qualquer jeito: atualmente já existem metodologias específicas para entrevistar clientes — eu recomendo, para começar, o artigo que aborda aspectos sobre como criar um roteiro para entrevistas com clientes e reforçaria o estudo com o livro O Teste Da Mãe, que ajuda a diminuir a curva de aprendizado para tal tarefa.

Onde entra JTBD nesta história?

Trata-se de uma teoria que busca entender as causas pelas quais uma pessoa contrata um produto ou serviço para suprir algo em uma circunstância particular de sua vida.

JTBD ajuda na análise das entrevistas e na previsibilidade e assertividade na hora de lançar novos produtos.

Strategyzer

No final desse processo volte ao seu modelo de negócios original e faça as mudanças necessárias com base nos aprendizados das entrevistas. Como diz Steve Blank, em seu livro The Startup Owner’s Manual: “Nenhum modelo de negócios resiste ao primeiro contato com os clientes.”.

Tal procedimento tem que ser feito antes de fazer seu MVP (Mínimo produto viável) e continuamente ao longo da vida do seu negócio. Acredito que esse é o primeiro passo para deixar de depender da sorte no momento de implementar alguma ideia de empreendimento.

Se você tem alguma dúvida o quer falar comigo e só comentar aqui ou me enviar uma mensagem no LinkedIn.

--

--