Descrição da imagem: do lado esquerdo, um boneco desenhado de forma simples e pintado de rosa. Ele está utilizando um vestido e no lugar da sua cabeça está um ferro de passar roupas. Do lado direito, um boneco simples pintado de azul. No lugar da cabeça ele possui uma bola de futebol.

O que é estereótipo de gênero e papel de gênero

Koda Gabriel
kodagabriel
Published in
2 min readFeb 4, 2019

--

A cada dia mais as discussões sobre gênero estão ganhando espaço na sociedade e se tornando mais e mais pertinentes e importantes para a população como um todo. E para se fala de gênero, é importante conhecer termos que nos ajudem a explicar e definir as lutas e pautas que buscamos defender.

As definições de estereótipo de gênero e papel de gênero se misturam e se complementam. Falando de forma crua e objetiva, ambos são tudo que se espera de uma pessoa de um determinado gênero simplesmente porque ela é desse gênero.

Um exemplo? É esperado que mulheres sejam dóceis, amáveis, carinhosas, fofas e um monte de outras coisas ditas “femininas”. Nenhuma dessas coisas têm gênero de fato, afinal todo mundo pode ser dócil ou grosso, amável ou chato, carinhoso ou não, etc. Mesmo sem razão, essas coisas são esperadas de uma mulher e criticadas se vistas em um homem, dado a quantidade de homens que são chamados por ai de “sensíveis demais”.

Outra coisa bem evidente são as roupas, brinquedos e atividades que são constantemente associadas a gênero. Vestido é de menina, bermudão de menino. Carrinho de menino, boneca de menina. Ballet é coisa de menina, menino quer é futebol. Tá, mas quem disse? Esses estereótipos forçados e cobrados de pessoas desde a infância prejudica não só pessoas transgênero (ver: O que é gênero, sexualidade e expressão de gênero?), mas também pessoas cis que simplesmente não são o que é esperado e cobrado.

Temos diversas notícias diariamente de crianças e jovens sendo agredidos pelos pais ou conhecidos (ou até desconhecidos) simplesmente por fugirem do esperado socialmente. Como essa, em que um pai agrediu o filho porque ele gostava de lavar louça.

Outra coisa que vêm embutida nas expectativas de gênero é a sexualidade (espera-se que toda pessoa seja hétero). E isso é outra coisa que causa muitas mortes e agressões. Esse, esse e esse são apenas alguns dos casos que acontecem todos os dias. Além disso, têm o simplesmente subentendimento de que todas as pessoas são cisgêneras (Cisgênera é a pessoa que é do gênero designado ao nascer. Transgênera é a pessoa que não é do gênero designado ao nascer.). Isso é outra coisa que cria diversas opressões que perseguem as pessoas pela vida inteira. Pesquisando no google por “pessoas trans mortas”, os resultados da busca são assustadores.

É evidente que estereótipos de gênero e papéis de gênero criam estigmas e opressões que ferem diariamente a existência de diversas pessoas, além de limitarem e destinarem pessoas a serem o esperado, não lhes dando a opção de seguirem simplesmente suas vontades.

--

--

Koda Gabriel
kodagabriel

25 anos, bissexual e não binário. escrevo romances, ficção especulativa e putarias em geral https://kodagabriel.com.br