Um pequeno glossário do
universo audiovisual (Parte 3/4)

Seguimos adiante com a missão de destrinchar os termos, expressões e jargões do universo do vídeo e do cinema. Aqui está a receita para você não cometer gafes e entender o que dizem os habitantes do mundo da produção audiovisual.

Caso você achar que faltou alguma coisa, fale conosco nas caixas de notas (o balãozinho que aparece quando você passa o cursor do lado direito do texto). Rodando!

Lapela — Forma utilizada para se dizer que a captação de som será realizada por meio de um microfone pregado na roupa do ator/atriz/apresentador(a).

Locação — Em filmagens realizadas fora do estúdio, locação é todo lugar escolhido para filmagem de uma ou mais cenas.

Locução — É a voz que narra/acompanha o que se vê na tela, porém sem vermos seu dono, sacou? Costuma ser referenciada também por três letrinhas: off.

Motion Graphics — Estilo consistente em animação de textos e gráficos, em 2D ou 3D, para utilização em vídeo.

Narrativa — A história que se quer contar em um filme por meio de seus planos e cenas, assim como a forma como estes foram organizados no processo de edição.

Orçamento — Estimativa financeira dos custos de uma produção audiovisual. Em outras palavras, é uma planilha de Excel preenchida por valores que se relacionam a profissionais e que, somados, representam o custo total para realização do vídeo.

Packshot — Nada mais que a cena com close no produto ou na marca que estão sendo promovidos no vídeo. Costuma aparecer no final de um comercial, seguido por seu slogan.

Plano — Quando um diretor pergunta qual o plano, ele não quer saber o que você está planejando fazer depois que as filmagens terminarem. Plano, aqui, diz respeito ao enquadramento do objeto a ser filmado. E pode ser geral, quando abrange uma considerável porção de espaço. Pode ser de conjunto, quando mostra personagens e ambiente juntos. Pode ser médio quando enquadra os personagens de corpo inteiro quando estão de pé, ocupando quase toda a tela. Pode ser americano, quando o enquadramento corta os personagens na altura das coxas ou da cintura. Pode ser primeiro plano, quando enquadra o busto do personagem. Pode ser primeríssimo plano, quando enquadra seu rosto. E pode ser de detalhe (ou close up), quando destaca partes do corpo ou objetos.

Rebatedor — Acessório utilizado na fotografia para iluminar ou suavizar áreas de sombra do objeto a ser fotografado.

RED — Uma das maiores marcas de câmeras digitais da atualidade, conta com altíssima definição e está sendo utilizada para filmagens 4K e 3D do quilate de O Hobbit, Homem-Aranha e Avatar 2.

Render — Grande responsável por 97% dos atrasos na finalização de um projeto audiovisual, o Render não é um ser humano. Mas sim o nome de uma função que representa o processamento digital de imagens e sons para compilação em um arquivo final.

Roteiro — Ponto de partida de toda obra audiovisual. É o texto que dá origem a um filme, com descrições objetivas de suas cenas, suas sequências, seus diálogos e algumas especificações técnicas.

Veja também: Um pequeno glossário do universo audiovisual (Parte 1)

Leia mais: Um pequeno glossário do universo audiovisual (Parte 2)

Gostou? Faça login no Medium e recomende o texto! ;)

Cerri FilmesLinkedInFacebookGoogle +

--

--

Cerri Filmes
La Scena

Há mais de 20 anos, a Cerri transforma ideias e histórias em filmes. www.cerrifilmes.com.br