Terceira Etapa da Seleção

Antonella Weyler
Laboratoria
Published in
6 min readFeb 20, 2018

--

Que &% $ # @ é o pré-trabalho?

Oi de novo!! E bem-vinda ao post com tudo o que você precisa saber sobre a terceira fase do processo de seleção da Laboratória: o famoso pré-trabalho.

E eu escrevi um post sobre o processo em geral e outro sobre o que está no exame. E eu espero que você leia e que seja útil. Agora é hora do pré-trabalho.

Certamente, até este ponto você esteve mais focada nas outras etapas, mas, agora, como muitas das candidatas, você já deve ter terminado o exame e começou a pensar sobre o que vem a seguir. Deve estar se perguntando que # “$% & é o pré-trabalho, pois é verdade, o nome desta fase não diz muito. Ele não é como ‘inscrição’ ou ‘exame’, que te dão uma idéia do que está por vir.

Esta etapa do processo de seleção não tem uma grande ciência. Trata-se de um mini curso on-line de princípios básicos de programação. O objetivo é avaliar o seu empenho e sua capacidade de aprender de forma independente. O curso tem duração de cerca de 15 a 20 horas (talvez menos), então você tem que ser muito disciplinada e determinada a enfrentar um novo desafio e aprender a programar.

Para te explicar melhor o que é esta fase, eu mesma fiz o pré-trabalho. Então agora eu tenho as ferramentas para guiá-la através deste próximo passo. Não pense que, por trabalhar na Laboratória, sou muito boa em tudo de tecnologia. Eu fiz o pré-trabalho sem conhecimentos prévios em programação e em nada relacionado a isso. Estudei e trabalho em Comunicação, então nada é mais estranho para mim do que programação.

Vamos começar….

No geral, o pré-trabalho consiste em 2 módulos. Cada um contém leituras explicando os conceitos e vídeos onde você aprende como colocar esses conceitos em prática. A idéia é ler os textos e seguir os vídeos, fazendo o que é pedido para aprender na teoria e na prática, enquanto vai avançando.

Para ser honesta, os textos e conceitos, muitas vezes, foram um desafio e tanto, especialmente por ser tudo tão novo para mim. Mas no geral, se você prestar atenção ao que você faz e, se necessário ler duas vezes, eu acho que você não terá nenhum problema. Pessoalmente a minha dica é evitar fazer as lições enquanto assiste a televisão. Definitivamente, a lição que eu menos entendi foi a que coincidiu com a maratona de Game of Thrones, que eu queria terminar antes do início da próxima temporada. Não recomendo. É melhor dedicar toda a sua atenção para o que está fazendo.

O que trata cada um dos módulos? Que boa pergunta! Aqui deixo um breve resumo de cada um.

Módulo 1: Introdução

Esta parte nada mais é do que uma explicação básica do que é programação, porque aprender e qual atitude irá ajudá-la a ter sucesso em responder a este desafio e a todos os outros.

Durante as leituras há pequenos vídeos com uma professora da Laboratória que te explicará como fazer coisas práticas e básicas de programação. Com a ajuda desses vídeos você poderá programar e ainda criar uma página simples na internet.

No final tem um teste dos conceitos aprendidos, por isso, se você ler tudo com cuidado não terá nenhuma dificuldade. Além disso, se esqueceu alguma coisa, você tem a opção de voltar para o curso e encontrar a resposta certa.

O bom: são 4 leituras super-simples.

O que eu mais gostei: fazer meu primeiro site.

Apresento a vocês minhas primeiras linhas de código …

… e meu primeiro site:

Desvantagem: nem todas as lições são tão simples.

O mais complicado: não tem muita coisa complicada. A verdade é que eu terminei essa etapa me achando uma programadora nata.

Meu conselho: Aproveite o início desta aventura.

Módulo 2: Variáveis e tipos de dados

Aqui você vai aprender as noções básicas de programação, incluindo JavaScript. Após a conclusão deste módulo você vai saber o que são os valores, tipos de dados e operadores. Além disso, também aprenderá o que são variáveis e como manipular strings e numbers (são tipos de dados).

Algo muito importante neste módulo é que você começará a aprender de forma independente. Existem alguns conceitos que aprenderá sozinha. O curso te dará recomendações sobre onde procurar a informação. Para se tornar uma excelente programadora, você tem que aprender a pesquisar e responder a perguntas individualmente, por isso, neste módulo, você já vai começar a fazê-lo.

No final tem um teste de conceitos, e também alguns exercícios práticos. Não será nada de novo. Todos os exercícios dessa etapa você já fez durante o mini-curso, então não deve ter nenhuma dificuldade. Pessoalmente, sim, havia coisas que aprendi no curso e que eu tinha esquecido quando comecei a fazer os exercícios, mas como no módulo anterior, você tem a opção de voltar para o curso para recordar como algumas coisas foram feitas.

O bom: já começa a aprender conceitos de programação.

O que eu mais gostei: sentir que começava meu caminho como programadora.

Aqui eu super profissa, manipulando strings e numbers

Desvantagem: Pode ser um pouco intimidante por ser a primeira vez que nos deparamos com tantos conceitos de uma linguagem com a qual não estamos familiarizadas.

O mais complicado: eu saí da escola há algum tempo, de modo que o mais difícil para mim foi colocar meu cérebro no modo “estudar” para ler com atenção, recordar e aprender. Em particular foi difícil para mim entender a seção onde explicam os valores. Me desesperei em não entender 100% e parei de fazer o pré-trabalho por alguns dias. Desde que eu tive a coragem de voltar, percebi que as lições que se seguiam eram muito mais simples e me senti um pouco mal por ter jogado a toalha tão rápido.

Meu conselho: se algo parecer muito difícil, não se desespere. Leia com atenção e continue. Talvez há coisas mais para frente que você entenda. Você pode então voltar para as partes que você não entendia 100% para tentar novamente. Eu acho que talvez não seja super necessário compreender os conceito perfeitamente, mas sim ter uma idéia do que eles são e para que servem.

……

Espero que este breve resumo da terceira fase do processo de seleção te ajude, agora que você está prestes a começar. Lembre-se que a coisa mais importante é prestar atenção ao que você está fazendo e dedicar o tempo necessário para este curso. A verdade é que é muito interessante. Acredite, você se divertirá muito aprendendo a programar.

Se ainda não fez sua inscrição e este post te convenceu a fazê-lo, entre aqui e inicie o seu processo de inscrição na Laboratória!

Como sempre, se você tiver perguntas adicionais, por favor, não hesite em escrever no Facebook, ou um enviar e-mail infosp@laboratoria.la

Até a próxima!

Escrito por Jimena de Haro
Traduzido e adaptado por Adriana Arantes

--

--