Fonte: Pixabay

Como montar um currículo que funciona

Laboratório de Carreira
laboratoriodecarreira
4 min readMay 2, 2017

--

Ter uma boa mensagem a transmitir não é suficiente. É fundamental trabalhar a melhor forma de entregar essa mensagem ou então ela não terá nenhum valor. Assim funciona um currículo vitae!

Você possivelmente possui um currículo cadastrado na plataforma Lattes (CNPq). Não é uma base simples de ser preenchida e muitos passam trabalho para conseguir completar o seu perfil com todas as informações, ainda mais porque os pós-graduandos possuem uma lista grande de qualificações, cursos, projetos e etc. Mas você sabe que os recrutadores e as empresas não se importam muito com o seu Lattes? Vamos explicar o porquê e indicar formas para você entregar a mensagem do seu currículo de forma efetiva.

Razões pelas quais o Currículo Lattes não funciona para o mercado de trabalho:

1- Porque foi feito (e é ótimo para isso) para o meio acadêmico;

2- Porque contém informações em excesso;

3- Porque é muito longo;

4- Porque avalia apenas competências técnicas;

5- Porque as pessoas não costumam completá-lo com capacitações não relacionadas ao meio acadêmico (trabalhos voluntários, outros projetos, cursos em outras áreas, etc);

6- Porque não aparece em buscas pelo seu nome no Google.

No entanto, se o seu foco é seguir carreira acadêmica, ser pesquisador ou professor, então faça de tudo para melhorar o seu Lattes, pois esse é o melhor caminho para ingressar no meio acadêmico. Aprenda aqui.

Mas para possuir qualquer outro tipo de carreira, você deve procurar formas alternativas de entregar a mensagem completa do seu currículo. Fora do meio acadêmico, os recrutadores procuram um currículo que seja:

1- Objetivo e breve;

3- Esteticamente bonito e agradável;

4- “Limpo”: sem informações que não interessam à vaga;

5- Que expresse suas qualificações de forma global, além das qualidades técnicas.

Para apresentar o seu currículo de forma efetiva e diferente, temos duas dicas:

Faça um LinkedIn!

“Quem não é visto, não é lembrado”: já ouviu falar disso? É a mais pura verdade. O LinkedIn é a maior rede de contatos profissionais da atualidade. Com ele, você mantém contato com profissionais que conheceu, faz novos contatos e pode ser apresentado a contatos-chave por meio de pontes feitas pela sua rede. Ao contrário do Lattes, o seu perfil no LinkedIn aparece em uma busca do Google pelo seu nome.

No LinkedIn há espaço para adicionar várias outras qualificações além das qualificações técnicas. Além disso, existe um recurso através do qual você consegue gerar um arquivo de PDF com o seu currículo. Além de aumentar a sua rede profissional, você estará exercitando a sua marca pessoal, sobre a qual já falamos aqui no Laboratório de Carreira. Recomendamos que você crie um perfil e o otimize para que a mensagem do seu currículo fique clara.

Sempre tenha na manga o bom e velho currículo feito no word

Esse é o seu trunfo, pois você pode moldá-lo da forma mais adequada para submetê-lo à vaga almejada. A dica é sempre ter um arquivo completo, com todas as suas capacitações técnicas e adicionais, que você possa editar para apresentar as informações de acordo com a vaga oferecida.

Neste momento, tenha cuidado para enviar um currículo que cumpra os 4 itens que recomendamos acima. Para isso, mantenha apenas as informações que importam para o avaliador, ressalte as habilidades mais importantes para a vaga e faça com que tudo isso caiba em no máximo 2 páginas (1 página é o ideal!).

Parece impossível? Não é. Talvez seja impossível se você utilizar um currículo em um formato tradicional. Por isso, a nossa dica bônus é montar um currículo em um formato inovador e diferente:

Você pode montar um currículo na forma de infográfico, por exemplo. O currículo tradicional é apenas uma das várias formas de apresentar-se — e também é a menos criativa. Imagine que o recrutador irá receber dezenas de currículos em formato essencialmente igual (Times New Roman, fonte 12…) e então dá de cara com o seu em um formato diferente! Você já começa causando um impacto positivo.

Saiba utilizar essas formas inovadoras com parcimônia e como adaptar adequadamente o seu currículo, pois existem empresas conservadoras e empresas inovadoras: o segredo é conhecer bem o destinatário do seu currículo e adaptá-lo para tal!

Com o conteúdo correto e uma forma otimizada de entrega, a mensagem do seu currículo será impossível de ser ignorada! Pronto para botar tudo isso em prática?

Na busca pelo currículo ideal? Indicamos para você estes conteúdos:

[texto] O que é um bom CV?

[vídeo] 3 Fatores do Sucesso

Equipe do LdC

--

--

Laboratório de Carreira
laboratoriodecarreira

Transformar e desenvolver os jovens brasileiros para prepará-los na conquista do seu sonho de vida e carreira. https://www.facebook.com/laboratoriodecarreira