Quer saber mais sobre a Identidade Visual do capítulo Ladies That UX Recife? Vem cá!

Aqui você saberá um pouco sobre Recife e sua região metropolitana e como foi o nosso processo criativo

Fernanda Paixão
Ladies That UX PT
4 min readJul 28, 2020

--

Em Junho de 2020 renascia o capítulo de Recife de uma iniciativa incrível que é o Ladies That UX. O LTUX é uma comunidade global que visa estimular a inserção, fortalecimento e a autoestima da mulher no mercado da tecnologia especificamente na área de User Experience (UX). Somos organizadas por capítulos em cada cidade. Dessa forma, somos encorajadas a criar uma identidade visual inspirada na nossa cultura local. Com isso fiquei responsável por conceituar a nossa identidade que tem o intuito de carregar as referências dessa cidade chamada Recife e sua região metropolitana, a capital do nosso país Pernambuco.

Sim, país! Lá em 1817, durante a Revolução Pernambucana, viramos país por um curto período. Mas, acredito, que foi um dos atos influentes para nos tornamos tão bairrista. Além de sermos abraçados por uma cultura tão múltipla.

Parece uma tarefa fácil pelo tanto de paixão que os recifenses carregam. Mas, não se engane! Não foi algo tão simples de sintetizar de uma forma que tudo caiba no mesmo quadrado.

É importante dizer que o entendimento do que é Recife e Região Metropolitana é aumentar os limites do entendimento geográfico da capital e abranger Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata. E esses 4.054.866 de pessoas espalhadas nesse território.

Ponto de partida

O briefing tinha o intuito de expressar o capítulo de Recife por um olhar multicultural. O batuque, a dança, a alegria, o calor, a força, o amostramento das boas experiências que nos motiva. Desde o “pã rãn rãn rãn rãn rãn rãn” levada pelas orquestras de frevo nas ladeiras de Olinda, da ciranda ao coco. E como tudo isso influencia e tem tanto sentido no cotidiano das mulheres recifenses-pernambucanas. Nesse misto de cores e sons.

Com a cabeça borbulhando de possibilidades de como poderíamos dar um rostinho para as Ladies recifenses. Entre elementos, cores, ideias, sons, imagens, pessoas, fomos lapidando essa construção de como seria a representação e abordagem.

Pelas mãos das mulheres

Desse tanto de cultura fizemos um recorte específico das mulheres que produzem, carregam, criam cultura por aqui. Falar de cultura é falar de Selma, é falar de Lia, é falar de Aurinha e tantas outras que nos inspiraram a alinharmos além da nossa imagem, mas a importância da mulher em todos os cenários e das lutas que podemos vencer juntas.

Mulheres referências da cultura popular pernambucana

Qual é a nossa cor?

Na paleta de cores queríamos expressar a ideia do que é estar em Recife e suas regiões. O abraço, a força, o ritmo, o som. Seguimos na escolha com o que a natureza nos traz, nessa terra maravilhosa. Como cor predominante optamos pela cor azul, por sermos agraciados com o céu, o mar. “Salve a terra dos altos coqueiros” é deles que vem o nosso verde. O sol que é forte aqui, tiramos o amarelo. A tonalidade vermelha a nossa terra, o chão.

Paleta de cores da Identidade Visual

Colagem

Com a necessidade de alinhar essa abundancia de diversidades, a técnica da colagem foi adotada para compor a identidade visual. Com a proposta de que cada história seja pertencente de um mesmo contexto. Sem a necessidade de uma receita de bolo para os recortes da colagem, vamos recortando e colando de acordo com as particularidades de cada imagem trazida para abordar o nosso cotidiano e contar as nossas histórias.

Exemplificação da técnica de colagem nas peças gráficas

Textura

As texturas são compostas da mesma ideia das cores, desse acolhimento de estar fisicamente em Recife. De sentir a energia das nossas memórias imagéticas. Do mar, dos coqueiros, do céu e dos grafismos.

Textura — mar e coqueiro

Grafismo

São representados por objetos e formas de quem já esteve em Recife e transformadas em grafia para compor a identidade. São texturas das calçadas, algum artefato arquitetônico das novas construções ou das seculares, círculos concêntricos formados pelas cirandas, gradis, cobogós, pontes, enfim.

Resultado

Pronto, mulher!! Foi assim que nasceu o nosso rostinho. Com muito som, confete, serpentinas, força e amor dessas lideres que compõe o capítulo de Recife (Fernanda Paixão, Mariana Vilarim, Roberta Fernandes) ❤

Cards criados com a nova proposta de Identidade Visual

Oxente, corre logo menina!

Se tu não quer perder nadinha, nos acompanha nas redes sociais que a gente está produzindo um conteúdo arretado,
LinkedIn, Instagram, Medium

Conheça Também

Tu gostou?? Fala aqui pra gente ❤

--

--