UX Writing Challenge — Parte 2
Construindo a experiência do usuário e solucionando problemas por meio das palavras.
Iniciando a segunda parte do UX Writing Challenge! Nessa etapa, estão os desafios dos dias 04, 05 e 06.
Caso queira, você pode conferir a Parte 1 — com os desafios 01 a 03.
Vamos lá! 💜
Desafio #04 — Supermercado em casa
Cenário: Uma pessoa está no seu supermercado favorito. Ela abre o aplicativo desse supermercado para ver as ofertas e é recebida com uma promoção.
Desafio: Escrever uma tela promocional para um serviço de assinatura que entregue mantimentos uma vez por mês, por uma taxa fixa.
Proposta de solução:
Vamos de mais um copy! Conforme Kinneret Yifrah, no livro Microcopy The Complete Guide, leva apenas alguns segundos para o usuário decidir realizar uma ação. E para isso acontecer, a escrita deve ser extremamente simples, clara e persuasiva. Esclarecer o que o usuário irá receber ao escolher usar determinado produto ou serviço, quais os problemas que ele irá resolver, por exemplo [tradução minha].
Outro ponto interessante que a autora traz, e que tentei aplicar na minha solução é o seguinte: pergunte a si mesmo — o que irá mudar para a pessoa que resolver utilizar o serviço ou o produto? O que ele conseguirá fazer, que não conseguia anteriormente? Quais os problemas que o serviço ou produto irão resolver? E então, escrevemos [tradução minha].
Seguindo essa linha de raciocínio, optei por um tom mais empático, focando que com este serviço, é possível receber os produtos da lista de compras em casa, de maneira rápida e segura, selecionando o plano que melhor combine com a pessoa.
Desafio #05 —Falha no arquivo
Cenário: O usuário trabalha com design gráfico. Enquanto faz comentários sobre o design em um aplicativo, seu celular é desligado abruptamente. Quando ele reinicia o celular, o app é reaberto.
Desafio: Escrever uma mensagem que o usuário irá ler ao reabrir o app. O que ele precisa saber? Quais os passos — se existirem — ele precisa para recuperar o conteúdo? O que acontece se ele não conseguir recuperar o conteúdo?
Proposta de solução:
Torrey P. comenta sobre o ciclo virtuoso da experiência no seu livro Redação estratégica para UX. Para a autora, a organização alcança grandes benefícios quando conseguem transformar seus usuários em fãs.
Isso, pois, quando são fãs, as pessoas além de utilizarem a experiência, também recomendam a outras pessoas, ajudando a organização a atrair novos usuários. Essa transformação pode ocorrer porque a experiência é excelente e útil, porém, também pode acontecer quando a experiência é interrompida.
Para a autora,
“seja qual for a causa da interrupção, a organização pode perder o usuário, quanto lhe dar apoio. Ao apoiar as pessoas na experiência, é possível retê-las e envolvê-las no futuro.”
Por experiência própria, sei que é frustrante quando somos interrompidos durante uma experiência. Ficamos aliviados quando voltamos e verificamos que nosso arquivo foi recuperado. No entanto, nem sempre os arquivos são recuperados e precisamos trabalhar com isso.
Por isso, resolvi fazer duas versões — uma em que é possível recuperar o conteúdo e outra em que não é possível.
Desafio #06 — Estradas fechadas
Cenário: É segunda-feira. A usuária recém entrou no seu carro em direção ao trabalho. Conectou o celular e começou a dirigir.
Desafio: Como informar para a usuária que há um incêndio acontecendo em uma cidade vizinha e que isso está causando o fechamento de estradas? Não se sabe qual o efeito no trajeto, mas é realmente perigoso caso o fogo se aproxime. Como você comunicaria essa usuária?
Proposta de solução:
Como foram poucos caracteres permitidos para o desafio, eu decidi não informar sobre o motivo do local estar bloqueado. Contudo, tentei ser o mais clara, simples e direta possível — informar que a rua/avenida está bloqueada e, num tom mais amigável, mostrar a possibilidade de descobrir novas rotas.
Mais três desafios finalizados. E aí, o que achou? Caso queira conversar comigo, pode me adicionar no Linkedin! :)