Confiança nas pessoas, o quão importante é?

A confiança nos seus pais, na sua namorada, no seu amigo

Escrevendo a vida
Published in
3 min readSep 12, 2017

--

Relendo alguns textos antigos e pensando em temas novos acabei chegando nessa pergunta acima. Uma pergunta que talvez você já tenha feito para si mesmo, em todas as fases da sua vida. Afinal, levando em conta que estamos sempre em contato com outras pessoas, é algo que está presente em nossas vidas a todo momento. Seja no nosso trabalho, na nossa família, nos nossos amigos e nos nossos relacionamentos.

Acho que confiança é muito difícil de se definir. Por serem vistas de maneiras completamente diferentes por cada um, mas podemos dizer que é o ato de analisar um fato com base em experiências anteriores. Experiências essas que foram vividas por você ou por pessoas a sua volta, de modo direto ou indireto, e que de alguma maneira chegaram ao seu conhecimento. É talvez uma das coisas mais complicadas de se conseguir durante a vida, e ao mesmo tempo uma das mais frágeis.

Para mim a confiança é como uma taça de vidro. Uma vez quebrada pode ser remendada mas nunca voltará ao estado inicial, a menos que você derreta todo o vidro e refaça a taça novamente desde o início. Só que a grande maioria das vezes o processo de derretimento e de uma nova confecção é muito complicado, fazendo com que poucas pessoas estejam realmente dispostas a fazer com que ela se renove.

Só que na grande maioria das vezes tentamos remendá-la, colando os cacos que se quebraram, para criar essa sensação de que tudo está bem novamente. O conselho ideal é sempre para não quebrá-la. Se você consegue mantê-la intacta, ou até com poucos arranhões, você é alguém que com toda certeza terá muito sucesso em suas relações. Mas muitas vezes acabamos quebrando-a, de maneira até que involuntária em determinados casos, e não temos a menor ideia de como reconstruí-la.

O que é complicadíssimo. Eu não posso te dar uma dica primordial nesse tipo de situação, já que cada caso é um caso, mas talvez possa tentar dar algum caminho. Acho que nas vezes que minha confiança em alguém foi quebrada, o tempo sempre foi um fator determinante para que ela fosse restaurada. Seja por esquecer, ou por começar a enxergar com outra ótica, mas dar um tempo para a pessoa digerir é primordial para qualquer um.

E depois é o básico de qualquer construção de confiança. Realizar atos que as pessoas esperam de você, desde que plausíveis lógico, e estar presente em momentos que são importantes para os outros. Para mim, por exemplo, o fato de você disponibilizar um tempo da sua vida e ir em um aniversário meu já é algo que monta uma base sólida na nossa relação. Poucas desculpas esfarrapadas e mais sinceridade é outro ponto extremamente importante para mim.

Confiança é algo que vai de pessoa para pessoa. Uns precisam de atos mais icônicos para que ela seja provada, outros somente de sinceridade e paciência, mas todos precisam dela em algum momento. Seja no padeiro da sua rua, no mecânico do seu carro, nos seus irmãos, na sua namorada ou nos seus amigos. É determinante para todos nós, e deve sempre ser cuidada da melhor maneira possível. Afinal, confiança em quem está a sua volta é sim muito importante para todos nós.

Twitter | Instagram
Não esqueça de dar quantos aplausos você quiser para o texto e seguir a minha publicação para receber os textos da semana por e-mail, além de outras indicações. Na publicação você também encontra os textos divididos em categorias, além dos últimos, facilitando ainda mais para que você não perca nada!

--

--