Consumo consciente

Como a Best Friday impacta sua vida?

Bianca Carlsen
levantelab
3 min readNov 27, 2020

--

Ilustração de Diego França — Levante Lab

Estamos no mês mais esperado por aqueles que adoram fazer umas comprinhas com desconto — o mês da Best Friday. Será na última sexta-feira de novembro o dia totalmente voltado a vendas de produtos e serviços de forma massiva. Pensando nisso, resolvi escrever um pouco sobre esta data para que possamos refletir o impacto que isto gera nas pessoas e consequentemente, no meio ambiente.

Antes de entrarmos no assunto, trouxe um trechinho que explica o que é a Best Friday:

Criado pelo segmento do varejo nos Estados Unidos, o termo Black Friday, é designado a data da 4ª sexta-feira de Novembro (logo após o feriado de Ação de Graças) e trata-se de uma mega ação de vendas para liquidar os estoques, com ofertas de mercadorias cujos descontos chegam a até 70% do valor normal. (Leia mais aqui).

  • O lado bom 😎

Esta data pode ser um dia ótima para você que tem certeza do que precisa e tem realmente uma necessidade de compra. Afinal, adquirir algo de forma econômica parece bem viável não é mesmo?

Além do desconto, tem outro ponto positivo que é o da espera. Esperar nem sempre é amigável, mas em relação ao consumo, eu vejo como algo bom. Esta data só acontece uma vez por ano e por isso, muitas pessoas esperam até chegar o dia. Esta espera torna-se suscetível o repensar em relação a necessidade do produto / serviço.

  • O lado ruim 😖

Infelizmente, esta data possui alguns pontos negativos que precisam ser citados. O trocadilho feito nas redes sociais com o termo ‘Black Fraude’ não é por acaso. Algumas empresas costumam fraudar os preços de seus produtos aumentando-os alguns dias antes para fingir uma promoção no dia do ‘evento’.

Essas promoções interferem muito no psicológico das pessoas causando a sensação de que elas realmente precisam aproveitar aquela ‘oportunidade única’. O que não é verdade, em muitos casos.

O descontrole emocional é tão grande nesse dia que muitas pessoas ficam aguardando horas e horas em filas quilométricas para entrarem nas lojas e comprarem. Acontecem até discussões e brigas para ver quem consegue adquirir o último produto. Isso parece algo saudável para você?

O pior de tudo é pensar que muitas dessas compras foram feitas compulsivamente. Apenas por manipulação alheia. No fim, a pessoa comprou algo sem necessidade, fez dívidas, acumulou mais coisas em sua casa… e tudo isso para que?

Enquanto isso, a natureza, o meio ambiente, que também é o nosso meio, sofre! É triste quando vejo as pessoas falando do meio ambiente como se não fizesse parte da vida dela. Tudo que nós fazemos interfere diretamente na natureza. E é do nosso planeta que estamos falando. Da nossa casa. Do nosso lar.

Para termos tantas coisas a venda, muita matéria-prima foi utilizada. E muitos desses recursos não são renováveis no nosso planeta. Foram extraídos de maneira exacerbada para fins de consumo ainda mais exacerbados. Sem contar que tudo isso vai virar lixo um dia. E o lixo vai pra onde?

Para finalizar, gostaria de propor que você faça sempre uma pausa antes de comprar algo e tente responder as seguintes perguntas em relação ao item que você deseja:

Eu quero? Eu Preciso? Eu Posso? Eu devo?

Se você também quer fazer parte de um mundo melhor, continue acompanhando a série e disseminando boas ideias.

Conto com você. Até a próxima!

--

--