Rituais do Home Office

Saiba quais são os rituais que me ajudam a trabalhar em casa e que podem auxiliar você a conhecer os seus

Bianca Carlsen
levantelab
5 min readMay 21, 2020

--

Ilustração de Jaqueline Oliveira — Levante Lab

Sempre fui do grupo de pessoas que tinha o sonho de trabalhar em casa. E cá estou eu, recebendo uma chuva de privilégios e oportunidades que me possibilita estar no tão sonhado: Home Office.

Ultimamente, devido a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas que não tinham essa possibilidade, agora estão tendo. Tudo que parecia um sonho (poder ficar em casa, fazer seus horários, etc.), tornou-se um grande desafio por conta do turbilhão de informações a nossa volta — recomendo a leitura deste texto que fala mais sobre isso. Mas aqui, minha ideia é um pouco diferente.

Quero fazer uso de meus privilégios para tentar te ajudar com o que eu chamo de maior desafio do home office: conseguir separar a hora de trabalhar, da hora de descansar. Por incrível que pareça, nós trabalhamos mais do que o normal em casa. E quando a gente se dá conta, já estamos no nosso limite. Tanto físico, quanto emocional.

Amo o que eu faço, amo o coletivo para o qual eu desenvolvo as minhas atividades profissionais. Mas, mesmo assim, eu preciso traçar rituais de trabalho versus descanso. Trabalhar em casa requer disciplina e auto conhecimento. Autoconhecimento? Sim! Bora entender isso.

Saber o que você gosta, como gosta e por quanto tempo gosta é primordial para traçar seus rituais. Conhecer seu corpo, seus ciclos, seus sentimentos e emoções… entender o momento de parar, de continuar, de persistir ou de simplesmente relaxar, é preciso. Isso é auto conhecimento. E isso é primordial!

Sabe aquelas coisas que são clichês, mas que ninguém faz? Então, são bem essas coisas que eu tento praticar para manter minha sanidade mental e, consequentemente, minha saúde física. Essas coisas que as pessoas chamam de rotina, eu chamo de ritual e — como toda boa pessoa com ascendente em virgem — eu adoro fazer rituais de tudo. Esses que eu vou citar foram os que funcionaram comigo. Você pode tê-los como exemplo ou pode conhecer os seus.

1. Entenda-se

Se você pode escolher sua rotina, permita-se entender quais são seus melhores horários para realizar determinadas atividades. Quantas horas você precisa dormir para estar disposto? Você é mais ativo durante o dia ou à noite? Se você souber responder essas perguntas, você conseguirá criar uma rotina mais amigável para você. Eu, por exemplo, durmo quase 10h por dia e consigo produzir muito mais quando me permito dormir o quanto meu corpo pede. Não precisamos seguir padrões de pessoas ricas e/ou de sucesso. Precisamos descobrir o que é melhor para cada um de nós.

2. Permita-se

Este ritual eu chamo de “Permita-se” porque realmente significa isso pra mim. Todo dia, após o café da manhã, eu me permito (pelo tempo que eu achar necessário, mas normalmente não ultrapassa de 30 minutos), ficar no computador checando tudo que eu sentir vontade. Essa é a minha hora de abrir e-mails, mensagens, notícias, ler as novas postagens da Levante Lab no Medium, enfim, tudo que eu quiser saber! Esse momento é importante pra mim porque me dá a sensação de que eu já sei de tudo que eu preciso para começar a trabalhar.

3. Liste-se

Eu faço muitas listas, sério! O ato de listar diminui muito a minha ansiedade. Primeiro porque eu listo tudo que eu preciso fazer no dia. Nesse momento é importante que você seja sincero consigo mesmo. Nós sabemos quais coisas podem ser alcançadas por nós sem que cheguemos ao cansaço extremo. Segundo porque a ação de ir riscando itens que eu já concluí, me traz a maravilhosa sensação de missão cumprida. Coloque os itens bem detalhados mesmo e veja o quanto você já fez em poucas horas.

Existem várias ferramentas como o Trello, por exemplo, que podem nos auxiliar neste processo de check list. Mas o que eu gosto mesmo é colocar tudo no papel à caneta.

4. Alimente-se

Esse item parece ridículo, não é mesmo? Mas quantas vezes você perdeu a hora de se alimentar por conta do trabalho? Ou comeu na frente do computador (ou fazendo qualquer outra coisa)? Já aconteceu com você de estar comendo algo distraidamente e nem perceber que a comida acabou? Com certeza isso não parece saudável.

Eu criei um ritual de alimentação que é simplesmente parar tudo para comer. Às vezes eu pego meu prato de comida e vou à varanda de casa para pegar um solzinho enquanto realmente paro para nutrir meu corpo — nesses momentos de silêncio sentindo o calor do Sol, já consegui pensar na resolução de vários problemas.

5. Hidrate-se

Outra coisa que parece óbvia: beber água! Eu sempre me esquecia disso mesmo sabendo o quão necessário é manter o corpo hidratado. O meu ritual quanto a isso é muito simples: antes de sentar na frente do computador, eu encho um copo de água e deixo do meu ladinho para ficar dando um gole toda vez que olho pra ele. É incrível ver como eu já me acostumei com isso. Eu nem consigo mais me concentrar se o copo estiver vazio. E, claro né, continue bebendo e enchendo o copo durante o dia :) — Obs: cuidado para não derramar água no computador, isso da uma dor no coração desnecessária hahaha.

6. Mexa-se

Qual corpo foi feito para ficar o dia todo no computador? Não conheço nenhum. Aos poucos, vão aparecendo as dores nas costas ou aquelas insuportáveis dores causadas por movimentos repetitivos. Tudo isso para nos avisar: mexa-se!

Você gosta de fazer o que para movimentar seu corpo? Dançar? Se alongar? Fazer aulas do Youtube de Crossfit? Não importa! O que importa é não deixar que sua mente canse ao ponto de tirar sua vontade de se mexer.

E o que eu faço? Sou viciada nesse ritual: praticar yoga. Este é um dos únicos momentos no qual eu me percebo respirando profundamente. A gente acha que faz isso naturalmente, mas quantas vezes você se notou respirando hoje? A respiração já me salvou de muitas crises de ansiedade. Nessa onda de pandemia, eu descobri um canal no Youtube que tem vídeos de yoga para todos os gostos: fáceis, difíceis, curtos, longos, os de relaxamento, fortalecimento, flexibilidade e até os que são só para respirar. E tudo isso gratuitamente! Parece propaganda mas é só amor mesmo. Que tal dar um chance?

7. Descreva-se

Neste último ritual — que eu deixo para ser feito quando estou me preparando para dormir — busco escrever sobre tudo que eu senti durante o dia. Sintomas físicos, emocionais, pequenas conquistas, frustrações, etc. Este é um momento para se entregar, se conhecer e, o mais importante, tirar tudo da mente e passar para o papel a fim de ter uma noite tranquila de descanso.

São dicas simples e clichês… mas é o que eu disse, funcionam para mim. E para você? Quais são seus rituais?

Quero finalizar te dando um conselho de ser humano para ser humano — falo isso para te lembrar que não somos máquinas — quando você sentir que precisa de uma pausa… Pare tudo! Descanse! Respire!

e quando se sentir pronto, Reinicie.

--

--