Dhow, Maputo, Mozambique — Dario Mungoi, LGG6

Produtividade 101- Rituais para um dia de “Sucesso”

Dario Mungoi
Leveluup
Published in
7 min readFeb 8, 2018

--

No dia 31 de Dezembro de 2017, comecei esta série para partilhar os ensinamentos e experiências sobre produtividade que adquiri ao longo dos últimos 3 anos.

A ideia é partilhar estas experiências com todas as pessoas interessadas em melhorar ou reconfigurar a sua forma de pensar, agir e finalmente poder ter uma vida melhor.

No artigo anterior, falei sobre visão e missão de vida. Comecei por falar sobre o que cada um dos termos significa e o processo que utilizo para criar e refinar a minha visão e missão a cada ano novo. Terminei o artigo falando sobre formas de garantir que a visão e a missão não seja só um documento mas sim algo que te possa guiar no dia a dia. Se ainda não tiveste a oportunidade, sugiro que leias o artigo completo aqui.

Na última parte do último artigo, falei sobre como incorporo a minha missão e visão no dia a dia. Este exercício consiste em simplesmente ler o documento que criei todas as manhãs.

Apesar de parecer uma acção isolada este este exercício faz parte de um conjunto de ações que considero rituais.

O que são estes rituais?

Um ritual é um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente imbuídos de um valor simbólico, cuja performance é, usualmente, prescrita e codificada por uma religião ou pelas tradições da comunidade. — Wikepedia

Assim como na definição acima, considero um ritual como um conjunto de ações. Acções estas que podem ou não estar necessariamente ligadas a uma religião. Como mencionado na definição acima, as acções são prescritas e normalmente repetidas durante um certo período de tempo.

Porque de ter rituais?

A primeira vez que aprendi sobre este conceito e sobre como este me iria ajudar a criar mais tempo e liberdade, achei que não fizesse sentido nenhum. Isto porque a quantidade de ações e complexidade dos rituais de figuras que admiro muito (Benjamin Franklin, Warren Buffet, Elon Musk entre outros) aparentam mais trabalho e consequentemente necessitam de mais tempo.

Mesmo assim, decidi emular alguns destes rituais para poder perceber a sua importância e como os definir de forma correcta. Durante os primeiros meses de experiência apercebi-me que estes rituais estavam diretamente relacionados ao sucesso do meu dia e que como me tinha apercebido no início, estes realmente dão mais trabalho e ocupam mais tempo.

Apesar de dar mais trabalho e ocupar mais tempo, consegui aperceber-me que o esforço(tempo e trabalho) investido nos rituais certos é inversamente proporcional ao esforço investido em todas as outras tarefas. Mais esforço em definir e seguir os rituais certos, significa menos esforço para realizar todas as outras tarefas.

Esta teoria é válida porque rituais bem definidos oferecem uma estrutura sólida para o dia e a vida no geral. Isto porque a estrutura de qualquer coisa é fundamental para o processo natural de como o nosso cérebro absorve e armazena a informação. Quanto melhor for a estrutura do que precisamos aprender ou armazenar na mente, melhor e mais agradável será este processo.

Nos casos em que a informação que estamos a consumir não está estruturada, o processo de aprendizado é mais longo. O nosso cérebro é extremamente sofisticado que nestes casos, ele irá criar a devida estrutura para garantir que a informação faça sentido para nós.

A Estrutura de um dia?

Todos seres humanos na terra tem 24 horas por dia. Estas horas, divididas de forma igual, significa que cada um tem 8 horas para trabalhar, 8 horas para descansar e 8 horas para realizar outro tipo de actividades que contribuem para o seu bem estar.

Para muitos, estas horas do dia não são suficientes e a frase “Eu preciso de mais horas no dia” e uma das mais comuns de se ouvir hoje em dia. Esta forma de pensar tornou-se comum porque:

  1. Vivemos num mundo em que o estar distraído passou a ser o novo normal. Por distração refiro-me ao não estar presente no momento e tentar realizar múltiplas tarefas em simultâneo. Um exemplo comum deste comportamento é o uso de redes sociais e do telefone mesmo quando estamos com amigos ou familiares ao nosso redor.
  2. A falta de presença no momento devido aos comportamentos mencionados no motivo anterior, leva a uma má gestão de tempo. Isto porque a nossa mente não foi feita para efectuar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Devido a essa limitação na quantidade de tarefas que podemos fazer em simultâneo, fazer algo que levaria 30 minutos acaba levando horas ou dias pois não conseguimos dedicar a atenção necessária.
  3. Por causa do motivo anterior, somos obrigados a compensar o tempo perdido durante as 8 horas dedicadas ao trabalho ocupando as outras 16 horas dedicadas a um bom descanso e outras actividades.

Assim como qualquer outro jovem, não era excepção e claramente me identificava com todos os comportamentos mencionados acima. Por muito tempo achei que estes comportamentos não eram um problema pois de vez em quando, conseguia ficar em um período de até 1 mês extremamente concentrado. Depois de um tempo comecei a aperceber-me que esta forma de trabalhar e viver não era sustentável porque depois desses períodos de alta concentração, vinha sempre o cansaço e desânimo.

Depois de analisar, uma parte do que fiz no ano de 2016, percebi-me que estava a ter estes problemas porque não era consistente, e essa consistência não poderia existir sem que definisse primeiro uma estrutura para como o meu dia deveria ser.

Rituais da manhã e da noite.

Para mim, um dia bem estruturado, deve começar e terminar da mesma forma.

Por esse motivo, o meu dia tem 2 rituais em que um é para a parte da manhã logo que acordo e o outro para a noite antes de dormir.

Estes 2 rituais não são complicados e tem os seguintes objetivos:

  • Garantir que começo e termino todos os dias da mesma forma.
  • Garantir que tenho as tarefas e prioridades bem definidas para o que é importante fazer durante o dia( Das 10 ou 20 tarefas que poderia fazer, durante o meu dia garanto que faço muito bem 2 a 3 das mais importantes).
  • Garantir que analiso cada dia a procura de formas de melhorar o próximo dia.
  • Garantir que sou sempre grato pelas pequenas coisa boas que aconteceram durante o dia( Apesar de não conseguir atingir um certo objectivo durante o dia, pequenas coisas como entender o porque falhei ou um pouco de sol num dia de -21 graus me ajudam a terminar o dia bem e otimista para fazer melhor no dia seguinte).

Como criar rituais?

Criar estes rituais é muito simples pois só precisas entender o que é importante para ti e decidir o que farás e quando farás para que vivas de acordo com o futuro que esperas ter. Felizmente o artigo anterior ensinou-te a criar uma visão e missão de vida. A esta altura, acredito que estás em uma posição em que sabes quais são prioridades para cada pilar da tua vida.

De acordo com a minha visão e missão, para o pilar de saúde física e espiritual, as ações que devo tomar são:

  • Meditar por 15 minutos diariamente.
  • Ler o mínimo de 1 hora de tempo diariamente.
  • Ir ao ginásio diariamente.

Após definir estas acções, o segundo e mais importante passo do processo consiste em alocar tempo para realizar este ritual. A alocação de tempo não necessariamente implica que estas acções sejam feitas no mesmo período. O importante neste passo é garantir que o mesmo bloco de tempo diariamente é alocado a(s) mesma(s) tarefa(s).

Estes blocos de tempo irão definir a forma como serão os teus rituais. Isto significa que podes não ter rituais da manhã e da noite como eu, mas pelo menos garantes que terás rituais e poderas fazer o que tens de fazer a mesma hora todos os dias.

Depois de fazer estes exercícios, nos últimos 8 meses os meus rituais todos os dias são assim:

Periodo da manhã ( 5:30 AM — 8:00 AM):

  • Acordar e rezar — 5 minutos.
  • Ir ao ginásio:
    - Exercícios cardiovascular(Pedalar ou correr) — 20 minutos.
    - Realizar a série de exercícios que tenho definidas para o dia — 60 minutos
  • Meditar por 15 minutos
  • Leitura:
    - Ler um livro — 20 minutos
    - Fazer o resumo da leitura no Evernote — 10 minutos
  • Tomar banho e comer — 15 minutos
  • Rever o calendário e tarefas importantes do dia — 5 minutos

Noite ( 8:00PM — 9:30PM)

  • Rever o dia.
    - Marcar as tarefas concluídas.
  • Identificar as coisas boas e más que aconteceram durante o dia( Normalmente procuro situações em que as minhas acções influenciaram de forma positiva ou negativa para o meu dia. Isto me permite replicar o que e bom e eliminar ou reduzir o que é mau).
  • Definir as tarefas para o dia seguinte:
    - Passar as tarefas importantes não incluídas no dia anterior para o dia seguinte.
    - Definir blocos de tempo para realizar estas tarefas no dia seguinte.
  • Escrever na minha agenda sobre como me senti durante o dia(Dedicarei um artigo sobre a importância desse momento para mim).
  • Rezar.
  • Ler por 30 minutos.

Seguir estes rituais não é fácil especialmente pelo facto de exigirem que comece o dia muito cedo. Apesar de ser difícil de começar, depois de um tempo habituei-me e criei a disciplina de seguir estes rituais todos os dias.

O resultado de dedicar 5 horas de tempo para seguir estes rituais permitem que consiga:

  • Trabalhar não mais de 8 horas por dia: Planear o meu dia na noite anterior faz com que comece o dia com a ideia do que tenho de fazer, quanto tempo preciso, quando e como devo fazer algo.
  • Escrever estes artigos e os artigos sobre desenvolvimento para Android.
  • Falar com familiares e amigos.
  • Descansar o suficiente todos os dias.

Espero que depois deste artigo consigas criar rituais que te ajudem a estruturar o dia de forma que consigas atingir os teus objectivos. Mais do que criar mais um documento ou perder tempo a criar um horário, espero que estejas DETERMINADO a seguir os rituais que fizeres de forma CONSISTENTE.

Discipline equals freedom — Jocko Willink

Muito obrigado pelo tempo que dedicaste em ler o artigo. Espero ouvir sobre os rituais que vais criar e as experiências no processo de segui-los.

Caso tenhas alguma questão ou sugestão, deixe ficar na área de comentários abaixo.

Se achaste este artigo interessante, partilhe com um amigo que achas que também acharia interessante ou precisa de fazer o levelupp da sua vida.

Ate a próxima,

DM

--

--

Dario Mungoi
Leveluup

Senior Android Developer at @Shopify, Design Sprint Master, former Android GDE