Photo by me @ lake pink in Gatineau, Quebec, Canada.

Produtividade 101 — Visão & Missão

Dario Mungoi
Leveluup
Published in
7 min readJan 15, 2018

--

No dia 31 de Dezembro de 2017, comecei esta série para partilhar os ensinamentos e experiências sobre produtividade que adquiri ao longo dos últimos 3 anos.

A ideia é partilhar estas experiências com todas as pessoas interessadas em melhorar ou reconfigurar a sua forma de pensar, agir e finalmente poder ter uma vida melhor.

Comecei a série escrevendo o artigo anterior sobre as fundações necessárias para ter uma vida produtiva, feliz e próspera.

Se ainda não tiveste a oportunidade de ler o artigo anterior, recomendo que leia pois a ideia da série Produtividade 101 é oferecer uma jornada em cada artigo novo é escrito com o objectivo de complementar o conteúdo do artigo anterior.

Agora que já sabes sobre o estado actual da tua vida e quais os pilares requerem uma atenção especial, neste post irei escrever sobre como definir os objectivos que pretendes alcançar nesses 5 pilares por meio de uma visão e missão de vida.

De acordo com o segundo hábito do livro de Stephen Covey “The 7 habits of highly effective people”, é preciso começar com o fim em mente.

Este autor defende que todas as coisas são criadas duas vezes e que a primeira criação acontece na nossa mente e a segunda no momento em que a coisa e materializada.

Aprender e colocar este hábito em prática vai permitir que consigas antecipar os resultados de todas as coisas que fizeres desde pequenas tarefas do dia-a-dia a grandes sonhos que estão a meses ou anos por vir.

Outro benefício de implementar este hábito é a liberdade, pois o resultado do teu esforço depende apenas das tuas acções e não de factores externos impostos por outras pessoas ou o ambiente em que te encontras.

A melhor forma de incorporar este hábito segundo Stephen Covey, é criar uma missão de vida.

No fim deste artigo, saberás o que é uma missão de vida e como criar uma.

Definir uma missão de vida está directamente relacionado com a visualização que temos sobre a vida.

Por esse motivo, antes de escrever sobre como definir uma missão de vida, vou começar por falar sobre visualização e o papel que esta acção desempenha neste processo.

O que é Visualizar?👀

Segundo o dicionário da língua portuguesa, a palavra visualizar é um verbo transitivo da palavra visão e que é utilizado como o sinônimo de ver, imaginar ou converter algo abstrato em algo real.(link)

No segundo hábito do livro de Stephen Covey mencionado acima, o acto de visualizar uma vida é equivalente ao que ele descreve como imaginar e poder ver o que não está diante dos nossos olhos.

Visualizar o que pretendes ser, parece uma tarefa fácil e simples mas requer muita concentração e honestidade pois é necessário que a visualização contenha o maior número de detalhes possíveis que ajudem no processo de traduzir estes pensamentos em acções concretas.

O exercícios de visualizar e capturar estes pensamentos para cada um dos pilares da vida contém duas partes importantes:

  1. Imaginar como sera a tua vida no futuro para o pilar em questão. Tente sempre ser o mais detalhado possível sobre esta visualização.
  2. Definir 5 ações que tornam a pessoa do futuro que visualizaste como se ja tivesses alcançado o teu objectivo.

Tomando como exemplo o pilar de saúde física e espiritual da minha vida, o resultado do exercício de visualização ficou assim:

Saude física e espiritual

Visão

Eu sou uma pessoa amigável, consciente e sempre presente por completo nas tarefas que tenho diante de mim.

Eu estou fisicamente apto, com os músculos do corpo bem definido e com hábito de alimentação saudável.

Eu escuto de forma activa o que as outras pessoas me dizem e sempre ofereço comentários construtivos sempre que for necessário

Acções

  • Medito por 15 minutos todos os dias.
  • Exército por 1h e 30 minutos todas as manhãs.
  • Leio um livro logo depois de acordar e antes de dormir por 30 minutos.
  • Escrevo sobre o meu dia(o que fiz, como me senti e o que posso melhorar) todas as noites antes de dormir.
  • Mantenho a internet desligada quando estou a escrever, dormir, trabalhar ou a conversar com alguém diante de mim.

A visão e as acções que descrevi acima, funcionam como uma sistema de navegação para cada um dos pilares da minha vida pois este exercício associado ao exercício do post anterior me ajuda a ter as respostas sobre duas perguntas que considero importantes:

  1. Quem sou e onde estou agora.?
  2. Quem aspiro ser e como chegarei a ser essa pessoa?

Assim como qualquer outro exercício que for mencionado nesta série, este exercício deve ser feito associado a um determinado período de tempo e revisitado regularmente.

Antes de continuar para o momento de definir uma missao de vida, pare por alguns instantes e faça este exercício para todos os pilares da tua vida.

PS: Lembre-se de rever as tuas fundações e visualizar como queres ser de forma a eliminar as fraquezas e fortalecer as partes boas para cada um dos pilares.

O que é Missão?

“Missão é um encargo, uma incumbência, um propósito, é uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar”

Segundo a definição da palavra missão acima, no contexto em que a estou a utilizar, definir uma missão de vida é equivalente a definir um propósito e um compromisso sobre a forma de viver e pensar para atingir um certo objectivo.

A missão de vida deve se refletir em todos os momentos e situações do dia-a-dia.

Quando ouvi pela primeira vez sobre definir uma missão de vida com um dos meus amigos e que considero mentor Victor Mourana, achei que fosse um exercício de escrita em que uma vez feito alguma mágica aconteceria e a minha vida de repente melhorava.

O que vim a descobrir 6 meses depois é que o exercício não teve nenhum efeito e estava de volta a estaca zero.

Algum tempo depois desta má experiência, tive a oportunidade ler o livro The Power of Habit de Charles Duhigg que me permitiu perceber um pouco mais sobre como os hábitos são formados na mente do ser humano.

Depois de ler o livro aprendi duas lições importantes:

  1. A vida de um ser humans é o resultado dos seus hábitos.
  2. Não é possível apagar ou parar maus hábitos mas é possível criar novos e bons hábitos por cima.

Seguindo a primeira lição do livro, na altura consegui perceber que apesar de ter definido a minha visão e missão, o exercício estava destinado ao fracasso pois tudo o que escrevi estava na minha cabeça e com todas as coisas que podem acontecer em um dia, as chances de esquecer de agir como tinha definido na minha missão eram aproximadas a 0 pois as acções que me impediam de viver como esperava ja tinha criados vários hábitos devidamente enraizados no meu subconsciente.

A segunda lição me ajudou a perceber que deveria criar um hábito que me ajudasse a lembra todos os dias sobre a minha missão.

Para poder ter a minha missão devidamente embutida no meu subconsciente, decidi que criaria o hábito de ler a missão de vida para cada pilar da minha vida todos os dias depois de terminar o meu ritual(Dedicarei um artigo para falar sobre este tópico) da manhã e antes de começar a fazer tarefas agendadas para o dia.

Segundo Charles Duhigg Para poder criar um hábito por cima de outro é preciso definir primeiro as condições que queremos que indiquem a mente a fazer essa actividade.

Para este caso os passos que utilizei para criar esse hábito foram:

  1. Escrever a missão em um bloco de notas ou em um editor de texto como word, notepad ou Google docs.
  2. Definir o momento em que iria ler a missão: Para mim o melhor momento para fazer este exercício é logo depois da minha leitura da manhã e antes pôr os sapatos para poder sair de casa.
    É importante identificar a atividade que irá anteceder a leitura do documento e que esta actividade se repita todos os dias(Algo como escovar os dentes).
  3. Garantir que faço o exercício todos os dias ate que não precise de forçar-me a fazer.

Pare e pense no melhor momento para ler a tua missão todos os dias.

Para escrever a missão, costumo utilizar os seguintes dois métodos:

  1. Escrever a missão como se fosse uma história em não mais que 3 parágrafos.
  2. Separar a missão de acordo com os 5 pilares e em cada um dos pilares escrever 3 a 5 frases que me comprometem a agir de certa forma durante o dia independentemente do lugar ou situação.

De momento utilizo a segunda forma e para a área de saúde física e espiritual a minha missão encontra-se assim:

Saude fisica e Espiritual:

  • Serei uma pessoa amigável, otimista.
  • Não julgarei ninguém sem primeiro me colocar nos seus pés.
  • Irei exercitar-me e irei garantir que tenho uma alimentação saudável sem muitos carbohidratos.
  • Não irei comparar a minha vida a de ninguém.
  • Serei sempre paciente.

Após fazer este exercício para os 5 pilares da minha vida, o resultado foi uma pagina que imprimi em 2 cópias e coloquei uma ao lado da minha cama e a outra ao lado da mesa onde coloco o meu computador assim que chego a casa do trabalho.

As frases acima são uma versão mais abstrata das frases que escrevi quando fazia o exercício de visualização. Isto porque para ações muito específicas, a mente pode interpretar como obrigações e corremos o risco de continuar a agir de uma forma não desejada só porque treinamos a mente para um exercício específico.

Depois de ler este documento por 5 dias seguidos, fazer este exercícios passou a ser algo normal assim como é escovar os dentes todas as manhãs.

Ler este documento começou a fazer efeitos em 2 dias e acções como ir ao ginásio todas as manhãs as 5:30 ou cortar a ingestão de carboidrato durante a noite passaram a ser o novo normal.

Chegado ao fim de mais um artigo, gostaria de agradecer por utilizares o teu tempo para o ler este artigo e espero ouvir como tem sido a tua vida depois de visualizar e definir uma missão de vida.

Se achaste este artigo interessante, partilhe por favor com um amigo que achas que poderá tirar proveito.

Caso tenhas alguma duvida ou sugestão, deixe um comentário que ficarei feliz em responder.

Até o próximo artigo,

DM =)

--

--

Dario Mungoi
Leveluup

Senior Android Developer at @Shopify, Design Sprint Master, former Android GDE