Aplicando o Manifesto Ágil na Vida Pessoal

Leide Mangueira
Liferay Engineering Brazil
3 min readSep 2, 2021

Fazendo aquilo que “trabalhamos para” funcionar em nós — Parte II

Princípios Ágeis — Parte II

Eaêê! Bom te ver aqui novamente!

Se você chegou agora e não leu a Parte I desse texto, segue o link.

Lida a primeira parte, vamos simbora que agora é a hora do bate bola com os Princípios Ágeis.

Anote suas respostas referentes aos seguintes 12 ítens / perguntas:

  1. Satisfação do cliente através da entrega contínua: Como andam os teus relacionamentos? Satisfatórios, monótonos… Tá faltando entregar, incrementar, refatorar algo?
  2. Mudanças de requisitos são bem vindas: Você geralmente surta ou se adapta às mudanças em sua vida?
  3. Entrega de software funcional com frequência: E a vida como vai? Estagnada, aprendendo coisas novas, nada acontece, todo dia é uma novidade…
  4. As pessoas do negócio e os desenvolvedores trabalham juntos: Você consegue viver em harmonia com as pessoas próximas a você?
  5. Construir projetos ao redor de pessoas motivadas: As pessoas que te cercam agregam aos seus sonhos, ou estão ali para desmotivar, desaprovar? Se você planeja coisas individualmente, seus planos te motivam ou você deixou de ter planos futuros já faz um tempo?
  6. Interação cara a cara: Ao invés de uma ligação você prefere uma mensagem ou um áudio pra qualquer que seja o assunto?
  7. O progresso é medido através de softwares funcionais: Buscando fazer um balanço em sua vida, existem mais coisas dando certo (funcionando) ou dando errado? Use as 5 primeiras opções que vierem à sua mente.
  8. Promoção de um ambiente sustentável: Você está cuidando de si e das pessoas ao seu redor? Você cuida ou degrada o meio ambiente?
  9. Excelência técnica e um bom design aumenta a agilidade: Quando você se dedica a algo em sua vida, você faz bem feito ou o desiste na metade do caminho, mesmo sem ter um segundo plano?
  10. A simplicidade evitando o desperdício: Você tem o suficiente em sua vida? Tem a tendência de acumular o que não necessita? Seja sincero(a) ao responder essa pergunta 😉
  11. Times auto organizáveis: Você e as pessoas ao seu redor são autossuficientes ou nutrem uma relação de dependência? Lembre-se que não é necessário ser dependente para ter uma relação. As metades se completam, e também existem sozinhas.
  12. Em intervalos de tempo a equipe reflete, se ajusta e otimiza o seu comportamento: Você tem o costume de pensar para onde está indo em sua vida? Analisar o que aconteceu? Se dá a oportunidade de aceitar seus erros, aprender com eles e corrigir suas ações? Ou apenas olha pra frente e segue sem refletir, doa a quem doer pois “eu sou assim!”?

Já, respondido! E agora?

Se você respondeu de uma forma que considera positiva a 7 ou 8 princípios (ou itens) acima, você registra uma média de aproximadamente 62,5% de condução satisfatória (e ágil?) em sua vida. O que te encaixa nos 63% de brasileiros que se consideram felizes conforme o Global Happiness 2020.

Mas se você não gostou do seu resultado, então por que não aplicar a agilidade a partir de agora? Crie stories para o épico de sua vida, monte um backlog do que mais lhe incomoda ou daquilo que você quer melhorar, priorize, organize as tasks (ações), execute-as, corrija o que sair errado e ao final faça uma retrospectiva, pois a reflexão traz aprendizados e nos guia para os próximos passos.

E como em uma boa prática ágil… não poderia faltar a dica final:

  • Pare de começar e comece a terminar. Agilize-se!

Referências: O que é o Manifesto Ágil: Direto ao Ponto! / Manifesto ágil: pilares do agilismo / Ipsos: 6 em cada 10 brasileiros se consideram pessoas felizes

--

--