Especial: One Piece, muito mais que um mangá

Gabriel Vinicius
Literamais
Published in
3 min readMar 11, 2017

O que posso falar do melhor anime/mangá de todos os tempos? Sim, muitos podem discordar de mim, mas uma coisa é fato, One Piece é o melhor, não tem conversa, e não é apenas por sua história que já valeria o primeiro lugar no pódio, mas sim por sua construção, por uma trama tão bem desenhada e planejada que parece que Eiichiro Oda desde o primeiro volume já sabia o que iria acontecer, e olha que já estamos no capitulo 858 do mangá.

Uma das poucas fotos que consegui de Eiichiro Oda

O intuito aqui do Literamais é e sempre foi o compartilhamento de ideias literárias e as vezes acabo abrindo uma exceção com quadrinhos — falei do Invisible Republic e ainda irei fazer um post sobre SAGA —, e como estou ultimamente sem uma leitura que me instigue a escrever — como Chuck Palahniuk vinha fazendo ultimamente — , decidi mudar um pouco o foco e escrever um especial sobre uma obra que lembra muito uma construção literária, bem detalhada e pensada para um encaixe perfeito, sem pontas soltas, com a visível preocupação de não deixar seus leitores frustrados como um certo mangá de um garoto raposa loiro andou fazendo por aí.

O objetivo desse texto é discutir três características que fazem de One Piece uma obra sublime.

*Todos os termos mais específicos estão linkados com a Wikia de One Piece, caso vocês queiram se aprofundar no assunto.

Enredo

Saga da Ilha dos Tritões

Como não gostar de uma trama enorme e que não tem nenhuma falha de continuidade? E se mesmo que algo esteja sem explicação, aguarde, pois a resposta virá mais cedo ou mais tarde. One Piece não é uma obra apenas para Nerds e Otakus, creio que todo mundo que pensa em um dia ser escritor ou roteirista deveria se aventurar nessa história, usando-a como um aprendizado sobre construção de eventos de uma forma concisa e fechada.

Destaco as técnicas usadas para prender o leitor, e o principal exemplo é sobre os eventos do Século Perdido, um período envolto de segredos e mistérios, que nos é contado com um nível de informação na medida certa, sempre entregando o necessário, sem exagerar ou faltar com informações.

Personagens

Saga do Arquipélago de Sabaody

Como não se apaixonar por Luffy e seu bando ousado e desafiador? Um grupo com uma evolução visível de poderes, sem precisar usar de Deus Ex-Machina e outros recursos preguiçosos.

O que falar ainda dos Younkou(os Quatro Imperadores piratas do Novo Mundo), os Supernovas, o Governo Mundial, os Shichibukais da Realeza (piratas pagos pelo governo), o Exército Revolucionário (os grandes inimigos do Governo Mundial, os famosos rebeldes), e o legado de Gol D. Roger (o Rei dos Piratas)?

Mundo

Um pouco dos mares de One Piece

O mundo de One Piece é enorme, a separação dos mares em North Blue, East Blue, West Blue, South Blue, Grand Line, Red Line e Novo Mundo dão um ótimo panorama sobre a vastidão presente nas histórias, e se você pensa que acabou, ainda temos a Terra Sagrada de Mariejoa, a Ilha dos Tritões, a Ilha dos Céus de Skypiea, uma ilha que fica em cima de um elefante gigante que anda pelos mares como penitência e por último e não menos importante, a lendária Raftel, a ilha do cobiçado tesouro One Piece.

Bom, não quero me alongar muito, espero que esse texto seja um pequeno aperitivo para te fazer correr atrás dessa maravilha de mangá.

--

--

Gabriel Vinicius
Literamais

Graduando em Ciências Econômicas na Unicamp e aficionado em Ficção Científica