“República Invisível” e a ascensão de um déspota

Gabriel Vinicius
Literamais
Published in
2 min readJan 19, 2017

disse por aqui que o ano de 2016 foi bem produtivo, consegui ler uma quantidade considerável de livros, mas também ressaltei que o ano não se resumiu apenas a livros e que entre o hiato de um e outro eu conseguia encaixar algumas Graphic Novels e HQs de meu interesse. Devo dizer que pela a minha pouca experiência no assunto, eu costumava pensar que quadrinhos se resumiam a super-heróis destruindo cidades e lutando contra super-hiper-mega vilões que tinham como único objetivo a destruição do nosso planeta, e sobre essa visão simplória, eu não poderia estar mais enganado.

Após ler Clube da Luta 2, Retalhos, Maus, Persépolis e Azul é a cor mais quente, eu consegui enxergar o imenso leque de possibilidades que existem nos quadrinhos, e em como eles conseguem expressar sentimentos de uma forma profunda e única.

Decidi começar o ano com a premiada HQ SAGA — falarei dela em um próximo post — , e Invisible Republic do escritor e artista Gabriel Hardman, sendo a última o propósito de tudo o que escrevi até agora.

A história de Invisible Republic (República Invisível em tradução direta) acontece em duas linhas narrativas, a primeira é a do presente no qual acompanhamos Croger Babb, um jornalista/escritor que encontra por acidente inúmeras páginas do diário de uma garota chamada Maia, que descobrimos já no primeiro volume se tratar da prima desaparecida do ex-ditador do Regime Planetário Arthur McBride e a segunda é justamente a história de Maia e Arthur, 42 anos antes, quando ambos eram meros foragidos da lei.

A narrativa de Invisible Republic me interessou logo de cara, o clima da HQ é bem pesado, com cenários recheados de desesperança e caos, que lembram muito as ruas e vielas de Blade Runner.

Até agora li apenas 5 volumes, então não tenho muito o que dizer sobre o desenvolvimento da história e dos personagens, mas posso garantir — pelo pouco que li — que Invisible Republic tem tudo para ser uma das melhores HQs de ficção científica já escritas e provavelmente já é uma das melhores em circulação no momento.

--

--

Gabriel Vinicius
Literamais

Graduando em Ciências Econômicas na Unicamp e aficionado em Ficção Científica