Living Offices | S01 E02 | Prozis

Luis Alberto Simões
Living Offices
Published in
7 min readJan 23, 2017

--

Esposende, Portugal [EN Version]

André Henriques | www.ahphoto.pt/

A Prozis é parte integrante do Grupo OSIT e actua no retalho online (e-commerce). O Centro Corporativo encontra-se em Esposende (PT) e o Centro Logístico e de Produção com 14.000m2 na Póvoa de Lanhoso (PT). Além destes espaços tem também escritórios em Aveiro (PT), Madeira (PT) e Santa Catarina (BR). Fundada em 2008, a Prozis é uma referência europeia na área da nutrição e suplementação desportiva.

Em 2016 foram contratadas 149 pessoas e ao dia de hoje a empresa tem 334 colaboradores de mais de 10 nacionalidades diferentes. As instalações estão neste momento a ser ampliadas e conta-se que haja mais 120 postos de trabalho preparados para receber novos colaboradores muito em breve.

O negócio da Prozis envolve ter dentro de portas, diferentes áreas do conhecimento. Da concepção de novos produtos, ao fabrico e controlo da qualidade, passando pelo desenvolvimento de software e transportes. É muito interessante sentarem-se na mesma mesa de almoço Food Scientists, Developers, Social Media Managers, Designers, entre outros tantos.

Office file

Empresa: Prozis | Grupo OSIT
Localização: Esposende, Portugal
Ano: 2008
Área Total: 4327 m2
Número de pessoas: 334
Indústria: Retalho online

Cultura

Num ambiente de informalidade, mas elevada produtividade o mote da Prozis é Exceed Yourself, e é com base nele que tentam todos os dias fazer mais e melhor! Experimentar, arriscar, aprender, errar e nunca desistir.

Na Prozis tudo acontece muito rápido. Não é uma empresa para todos, mas sim para os fortes de espírito.

Prova disso é que em vez de um convencional ginásio com máquinas, nas suas principais instalações, existe em cada uma delas uma Box de Crossfit.

Com uma média 32 anos de idade, a Prozis é uma empresa com grande abertura para a diversidade. Ainda que com um ambiente de trabalho tranquilo, a cultura vigente é de forte orientação para resultados e mercado. Na Prozis não há dias iguais! Na Prozis os Colaboradores tem grande capacidade de adaptação à mudança e agilidade mental.

Escritório

O escritório do grupo OSIT situa-se em Esposende a 40 minutos do centro do Porto.

O edifício está dividido em 2 pisos. O piso 0 (main floor) é onde encontramos o lobby, a cozinha, salas de trabalho, uma box de crossfit, um showroom com os seus produtos e ainda uma sala de produção de videos. No piso 1 (first floor) podemos ver o Lounge ao ar livre, salas de reunião, salas de trabalho e ainda um laboratório, tudo isto num ambiente descontraído e que permite às equipas estarem focadas nos seus projetos.

Entrada

Ao entrar no escritório este é o espaço que nos acolhe, onde uma pessoa da recepção nos recebe e encaminha para a área que queremos ir. Existe uma pequena sala de espera e podemos aceder facilmente ao piso 0 e ao 1º piso.

Lounge

No 1º piso encontramos um lounge ao ar livre com boa exposição solar onde as equipas podem reunir e descontrair. Podemos ver também uma zona exterior com cobertura para que mesmo com chuva seja possível usufruir do lounge.

Áreas de trabalho

As equipas dos diferentes projectos estão organizadas por áreas distintas no escritório. O vidro é usado para a separação e isolamento do barulho, mas a visibilidade do trabalho de cada um é assegurada. Cada equipa tem bastante espaço, o que facilita a interacção.

Salas de Reunião

Podemos encontrar salas diferentes para propósitos diferentes. No 1º piso encontramos 3 salas unidas pelos troncos de uma árvore, uma espécie de instalação funcional e representativa do crescimento do grupo OSIT. Mais uma vez o vidro envolve todas as salas, representado a transparência dos processos no grupo.
Muitas vezes as salas apresentam elementos de decoração bem distintos que dão um ar divertido ao espaço e servem de inspiração para a criatividade, exemplos disso mesmo são: um mota dentro de uma sala ou o Hulk a guardar os corredores.

Cozinha

Na Prozis a cozinha é um dos espaços mais importantes do escritório. Existe comida gratuita como pão e fruta, sempre disponível, e todos os equipamentos para facilitar quem traz a sua refeição de casa. Microondas e sistemas de banho maria estão à disposição. Claro que não podia faltar produtos da Prozis: vitaminas e suplementos desportivos nas máquinas de self-service.

Mesmo ao lado da cozinha existe um espaço de lazer onde vemos uma mesa de matraquilhos, uma playstation e um projeto para uma biblioteca. Aqui os colaboradores da Prozis são encorajados a descontrair!

Sala de formação

As instalações incluem uma sala dedicada a formação. Tem um estilo simples e clean com o objectivo de ser o mais funcional e adaptável possível para as diferentes acções.

Estúdio

Este é o espaço onde videos e receitas ganham vida.

Laboratório

O negócio da Prozis é muito específico e como tal existe nas instalações um laboratório para testar e conceber os seus produtos.

Ginásio/Box

Um dos espaços mais diferentes das instalações do grupo é uma box de Crossfit com todo o equipamento necessário para um treino de alta performance. Na hora de almoço a box é muito utilizada e ajuda os colaboradores a descontrair para voltarem aos seus projectos ainda mais focados.

Plantas

Piso 0 / Piso 1

Sons do escritório

“Estava habituado a trabalhar em open space e o facto de aqui as equipas estarem reunidas por diferentes espaços, permite concentrar-me nos meus projectos, eu prefiro assim. Outra característica a meu ver única deste escritório é ter uma Box de Crossfit, que juntamente com a visão da empresa (exceed yourself) permitiu mudar a minha vida, pesava 115 kilos e hoje estou muito mais magro. O exercício fisico agora faz parte da minha rotina diária à hora do almoço.” — João Dias

“Trabalhar aqui é como se fossemos uma família e a cozinha é um espaço onde todas as pessoas se encontram para comer, conversar e brincar. Ao início não era fácil manter esta malta na linha e o espaço arrumado. Hoje já todos colaboram.” — Nataliya

Todas as fotos: André Henriques | www.ahphoto.pt/

--

--