Living Offices | S02 E03 | Glazed

Luis Alberto Simões
Living Offices
Published in
5 min readJun 5, 2017

Porto, Portugal [EN version]

Office File

Empresa: Glazed
Localização: Porto, Portugal
Área Total: 150m2
Ano: 2011
Capacidade: 20 pessoas
Indústria: Tecnologia

A Glazed

A “Glazed — Elite Developers” surgiu da vontade de criar uma empresa de desenvolvimento de software centrada nos programadores.

Resistindo à tendência de crescimento rápido das equipas de software, a Glazed foi contratando apenas os que consideram ser os melhores programadores do Porto, criando uma swat team que resolve projetos complexos e ambiciosos tecnicamente.

Video: UDream-www.udream.pt

Na Glazed, todos os outros intervenientes, como gestores de projecto, designers ou gestores de cliente existem para apoiar o programador, participando nos projectos em que realmente tragam valor. A Glazed considera-se uma equipa com o mínimo de hierarquia, fundamentalismos, política e “gordura empresarial”, e consideram que isto lhes permite oferecer aos programadores a média de salário mais alta do mercado e ótimas condições de trabalho.

Para a Glazed, mais do que as motivações materiais, é a alta confiança, responsabilização, o estar rodeado por pessoas interessantes, empenhadas em partilhar conhecimento e fazer trabalho de alta qualidade, que cria um ambiente que permite reter o talento num mercado bastante competitivo.

O Escritório

O escritório da Glazed fica na periferia do Porto, mais precisamente na Maia.

Neste espaço estão 15 pessoas, e a Glazed é como se fosse a sua segunda casa. No espaço de trabalho estão todos sentados juntos, as secretárias em forma de octógono criam uma espécie de rede, onde a ideia de trabalho colaborativo fica bem presente — assim não ficam escondidos atrás dos monitores e conseguem olhar nos olhos uns dos outros mais facilmente.

Existe uma cozinha que é também zona de relax e lazer, uma sala de reunião e duas salas mais pequenas, para trabalho de foco ou mesmo para fazer chamadas. Gadgets e fotografias do Lionel Richie estão em todo o lado e fazem parte da informalidade do espaço.

Salas de Reunião

A equipa de 15 pessoas tem muitas vezes necessidade de ter várias reuniões, com clientes ou internamente quando relevante para os projetos. Para esse efeito, existe uma sala com capacidade de 6 a 8 pessoas onde a mesa é feita no mesmo material e estilo das mesas de trabalho. Para reuniões por skype, ou mesmo para trabalho que exija mais concentração ou quando a música toca mais alto, existem duas salas mais pequenas com proteção acústica para esse efeito.

Cozinha e zona de estar

A cozinha serve como palco multifunções: para comer, para jogar ping pong, playstation, sala de cinema ou sala de concertos. Como a equipa é pequena, muitas vezes todos param para lanchar ou tomar o pequeno almoço e usufruem do espaço multifuncional da melhor forma. O banco laranja permite que todos se sentem juntos, e muitas vezes juntam-se para tocar guitarra. A zona da cozinha é simples, mas tem todos os equipamentos necessários para tomar pequenas refeições, fazer snacks ou apoiar um evento e festas.

Planta

Sons do escritório

“Este escritório é genuinamente Glazed, foi projetado desde o início para a nossa equipa e assim os nossos valores são bem visíveis, por exemplo a área de open space é colaborativa e permite que todos se vejam e olhem nos olhos um dos outros enquanto trabalham. Ao mesmo tempo tem uma zona de lazer bem definida que nos permite divertirmo-nos no processo, e isto faz parte da cultura da Glazed.” Luis Martinho

“Nós temos a facilidade de trabalhar aqui ou em casa e apetece muito mais trabalhar aqui pelo ambiente. O escritório ajuda muito para este ambiente familiar, o que faz com que seja espetacular trabalhar aqui. A mesa que temos perto da copa dá para 12 pessoas mas estende e permite ter até 20. Jogamos ping pong e almoçamos na mesma mesa! À sexta feira vamos todos almoçar fora!” Miguel Quintas

Todas as fotos: André Henriques | www.ahphoto.pt/

--

--