Construção do Design Team no contexto da Transformação Digital Localiza
Especial Podcast Colabs #3
A Localiza vem passando por um intenso processo de transformação digital, e foi há 2 anos que intensificamos também a transformação da Cultura de Design dentro do #LocalizaLabs, com a formação de um time próprio (mais informações aqui). Até então, boa parte da demanda de design era terceirizada, entretanto, era preciso formar um time de design #SangueVerde, não só para sonhar grande, mas principalmente para trazer e gerar o conhecimento de design para dentro de casa e mirar a “construção da mobilidade sustentável”.
O nosso primeiro passo foi entender a fundo como o design poderia rodar na companhia como um todo, com carta branca para os envolvidos construírem o Design Team do #LocalizaLabs da melhor forma possível. Nessa fase de entendimento de todo contexto e oportunidades, fizemos muitas entrevistas para entender no detalhe o dia a dia das diferentes squads e tribos, o que nos daria o insumo necessário para desenhar a estrutura propícia à transformação que almejamos.
Outro fator de extrema relevância neste processo foi o cuidado em construir um time o mais diverso possível, agregando os mais diferentes pontos de vista e realidades, pois acreditamos ser peça-chave para um trabalho colaborativo de sucesso num mundo cada vez mais diverso.
Apuramos que até então o Design era visto apenas como um parceiro de criação, não era envolvido nos processos de criação e idealização de produtos, se limitando muito a uma participação operacional (muito dedicado ao visual apenas), o que limitava também o potencial valor a ser gerado ao negócio e aos clientes.
Então, mais do que passar a definir processos internos, fomos entender como poderíamos construir uma cultura de construção colaborativa de ponta a ponta. E, como nascemos já com uma responsabilidade enorme, com mais de 50 squads na época, foi preciso dar muita autonomia com responsabilidade aos integrantes do nosso Design Team para que atuassem de acordo com os contextos e peculiaridades de cada situação.
Nessa jornada, nos dividimos em duas grandes áreas de atuação:
1. Product Design: a maior delas, onde duplas ou trios de Product Designers (PDs) se dedicavam às tribos de produtos e suas squads de ponta a ponta, atuando de forma vertical em cada contexto e muitíssimo próximos de PMs, POs, VSMs, SMs e DEVs, com o objetivo de gerar valor centrado nas necessidades dos usuários e em equilíbrio com os objetivos estratégicos de cada negócio da Localiza.
2. Design Operations: time de Designers com atuação cross e horizontal responsável não só suportar os PDs em pesquisas pontuais ou mais complexas (UX Research), por gerir a melhor forma de nos comunicarmos com nossos usuários (UX Writing) e pela organização e operação de design como um todo (DesignOps), mas também por criar e zelar pelos padrões e boas práticas de UX (User Experience) para serem utilizados em todo ecossistema e plataforma Localiza.
E como gostamos de falar por aqui, não casamos com um processo, pois o nosso compromisso é com o resultado, e para isso estamos em constante evolução. Nesta jornada evolutiva, acabamos criando alguns ritos, dos quais podemos citar como exemplos:
· 1:1s: encontros individuais entre líder e liderado para nos conectarmos ainda mais como pessoas, para falarmos com total proximidade e transparência não só sobre trabalho, mas sobre nossas vidas, carreiras e trocar experiências que nos ajudem a trilharmos os caminhos que almejamos.
· Syncs: encontros semanais de todo Design Team, que é quando fazemos as comunicações gerais de inciativas e ações do time e da companhia, mas principalmente, quando também abrimos espaço para Designers compartilharem suas boas práticas, aprendizados e resultados alcançados com todo time.
· Design Planning: é quando Designers, PMs e POs se encontram para discutirem as demandas da sprint atual e planejar as entregas da sprint que está por vir. Este encontro quinzenal que se mostrou importantíssimo para trazer visibilidade e integração das iniciativas de Discovery e Delivery.
· Design Critique: são encontros “técnicos” de design onde trazemos nossos projetos de interfaces e fluxos para debatermos com pares de Design que não estão no dia a dia da demanda, agregando uma visão menos “viciada” para nos ajudar a encontrar novas oportunidades de geração de valor (saiba mais aqui).
Uma solução e produto que comprova nossos desafios, lições aprendidas e trabalho duro é o Localiza Meoo, que foi o primeiro grande case de sucesso nesta nova forma de trabalharmos, pois participamos desde a concepção da ideia e seguimos agora trabalhando em sua evolução contínua, já com resultados extraordinários de negócio e experiência centrada no cliente.
Olhando para trás, evoluímos muito nestes dois últimos anos quanto a forma de nos organizamos e sermos cada vez mais estratégicos na geração de valor ao negócio e ao cliente, mas sabemos também das inúmeras oportunidades que temos pela frente, como a de nos aproximarmos ainda mais do negócio, de criarmos padrões que auxiliem a orientar todas as unidades de negócio (como o Guia UAI de UX Writing — saiba mais aqui), de nos imergirmos ainda mais em métricas e indicadores e, principalmente, de fortalecermos cada vez mais a nova cultura de Design em toda a companhia.
Quer conhecer melhor essa história? Então confere na íntegra o episódio #3 do CoLabs, o nosso podcast que contou com as participações do time de feras do #LocalizaLabs: Thayane Duarte (UX Writer), Ricardo Borges (Head de Design), Raphaella Borges (Design Lead) e Antonielli Cogo (Design Manager).
Youtube: