Freedom Living at Work: a liberdade para escolher de onde trabalhar

Diogo Carvalho
Loft
Published in
7 min readSep 22, 2021
Photo by Jeremy Bishop on Unsplash

Tomar a decisão de trilhar novos caminhos e desafios parece ser assustador em um primeiro momento e, dependendo do seu nível de senioridade, isso se torna cada vez mais difícil. Família, estabilidade, planos de carreira e conhecimento são colocados em cheque, ao passo que conquistar o seu espaço em uma nova realidade se torna desafiador.

O que te faria se sentir seguro como pessoa engenheira de software ao deixar uma empresa onde você já conhece o modus operandi, tem grandes amigos e uma voz ativa nas tomadas de decisão para se aventurar remotamente em uma startup onde, provavelmente, você precisará criar novos laços a uma distância de muitos quilômetros de onde mora?

Essa dúvida ficou na minha cabeça durante todo o processo seletivo aqui da Loft e conhecer mais a respeito do Flow e de sua dinâmica no time de engenharia foi fundamental para a minha decisão.

O que é o Flow?

A pandemia do covid-19 trouxe mudanças profundas em diferentes aspectos da nossa vida. Na esfera do trabalho, expressões como “home office”, “trabalho remoto”, “work from home” ganharam bastante espaço no nosso meio e estão longe de serem exatamente novidades.

Com a Loft, não foi diferente. Em março de 2020, com o avanço da pandemia e a crescente preocupação com medidas de distanciamento e o bem-estar geral dos lofters, um esforço monumental foi realizado para que pudéssemos trabalhar seguramente em casa. #WinTogether

Apesar de já praticar um modelo que permitia que as pessoas trabalhassem de casa algumas vezes por semana, foi como um desdobramento dessa experiência mais urgente — e complexa — que surgiu o Flow.

O Flow — Freedom Living @ Work — é a extensão do princípio de Freedom Living para dentro da própria Loft, e se manifesta em primeiro lugar através da liberdade de escolha de lofters a respeito da forma de trabalho que melhor se adequa ao seu momento e às suas características:

  • Office-based: 3x ou mais por semana no escritório
  • Flex: 1 ou 2 vezes por semana no escritório, e demais dias onde quiser
  • Full Remote: 100% home office (mas pode visitar o escritório, se quiser)

Claro que, para esta escolha, em primeiro lugar levamos em consideração as necessidades de nossos clientes, que estão no centro de todas as nossas decisões. Portanto, o modelo de trabalho é sempre alinhado com nossa liderança imediata. #CustomerDriven

A figura abaixo demonstra a distribuição de lofters de acordo com a modalidade de trabalho escolhida e evidencia o sucesso da flexibilidade e do poder de escolha:

O Flow nasceu da observação de que uma máxima muito conhecida no âmbito de engenharia de software — “there is no one-size-fits-all” — também se aplica à forma de trabalho. E isso fica evidente em seu manifesto:

Queremos diminuir os atritos que existem em modelos de trabalho inflexíveis, onde existe uma jornada única que nem sempre se adequa à diversidade dos lofters e seu momento de vida

E chegar até aí foi uma jornada que envolveu muita conversa com lofters e com o management team, muitas pesquisas internas para colher dados e consultas com vários especialistas. A Andressa Carboni, nossa head de Workplace, IT, Infosec e Safety, conta tudo a respeito deste processo neste vídeo. Uma coisa que fica evidente aí é como somos uma empresa orientada a dados. Aliás, levamos este ponto tão a sério que este é um dos nossos princípios de engenharia!

Nada melhor que a imagem abaixo para demonstrar o sucesso do Flow. Ela mostra como o time de engenharia da Loft está atualmente distribuído por 42 cidades e 14 estados do Brasil:

Grande parte deste time foi contratado remotamente, em um movimento que já dava seus primeiros passos antes da pandemia, mas foi intensificado em 2020.

Como posso me sentir parte de um time distribuído?

Um dos pilares no qual o Flow se apoia é chamado Social Connection, e foi pensado para diminuir a sensação de isolamento, já que o modelo flexível faz com que algumas pessoas cultivem relacionamentos mais próximos devido a chance de almoçarem juntas ou baterem um papo sobre assuntos aleatórios no café.

Sua ideia é diminuir a sensação de não pertencimento através de iniciativas inclusivas dentro do dia a dia da empresa. Mas que iniciativas são essas e como elas funcionam na prática?

Ferramenta oficial de comunicação — No Slack, nossa ferramenta oficial de comunicação, existem inúmeros canais onde é possível se engajar em assuntos sérios ou apenas descontrair um pouco. Exemplo disso é que você encontra no mesmo workspace um canal que conta o que está acontecendo na engenharia (#whats_going_on_vnt) e um canal exclusivo para piadas e memes (#piada-tiozao).

Canais públicos — Temos inúmeros canais públicos e incentivamos as pessoas a participarem daquilo que mais se identificam. Existem iniciativas que levantam temas relevantes para a sociedade como questões raciais (#colors_at_loft) ou diversidade de gênero (#pride_at_loft), e iniciativas para tratar de assuntos técnicos e desenvolvimento profissional. Não é obrigatória a participação nos canais, mas naturalmente você acabaria por querer fazer parte de alguns deles.

Receptividade — Logo de cara, o processo de onboarding mostra um pouco da receptividade dos lofters. Uma agenda de reuniões durante a semana te apresenta a fundo o negócio, a cultura e as áreas da empresa. Se quiser saber mais sobre os primeiros dias de Loft vale a pena ler o artigo escrito pelo Renato Chaves, onde ele relata a sua experiência mais a fundo nesse processo de adaptação.

Quem vem da engenharia de software sabe como é desafiador propor abordagens e soluções para códigos que já têm uma história, por isso, não será difícil encontrar alguém para te ajudar em um pair programming ou a entender a arquitetura vigente. A receptividade, mesmo à distância, está difundida na nossa cultura e é essencial para que o Flow funcione.

Reuniões gerais de alinhamento — Reuniões de alinhamento da companhia são comuns, transparentes e soberanas. Elas atualizam as áreas sobre onde estamos, para onde vamos e porque vamos. O Rooftop é um bom exemplo de rito realizado semanalmente que apresenta os últimos resultados e as novidades da empresa com a presença do time de Management para responder a um Q&A aberto a todos.

Como eu posso me desenvolver e fazer a diferença?

Outro pilar do Flow é o Toolkit. Ele garante que o lofter tenha todas as ferramentas para trabalhar e se desenvolver, independente do local de trabalho.

Nos primeiros dias de Loft um kit é enviado com os equipamentos necessários para desempenhar um bom trabalho e a maioria dos acessos essenciais já vêm configurados e liberados. Caso algo de errado aconteça nesse caminho, uma equipe de suporte está estruturada para ajudar.

Outro ponto importante para o desenvolvimento profissional é a cultura de feedback. Nesse ponto, existe a possibilidade de realizar um one-on-one com a pessoa gestora semanalmente. O one-on-one é um bate-papo mais descontraído onde você pode tirar dúvidas, falar sobre o sentimento, dar e receber feedbacks. Apesar de ser uma conversa menos formal, é dela que surgem alguns caminhos mais claros para os planos de desenvolvimento de carreira em Y da Loft, o Everest.

Como equilibro minha vida pessoal e profissional?

Cuidar e melhorar a qualidade de vida também é um dos princípios do Flow. Work & Life é um conjunto de ações que são tomadas para que os lofters não percam o que lhes é mais importante e, com isso, a Loft continue gerando valor e melhorando a experiência do que mais importa: nossos clientes.

Um pacote de benefícios flexíveis faz parte desse cuidado. Se você trabalha remotamente, terá a opção de receber um auxílio home-office, enquanto quem decide pelo escritório pode optar por um benefício de mobilidade. Porém isso não é uma regra, já que é possível gerenciar e transferir o saldo entre os benefícios e atender aqueles que estão em modelo flex também.

As reuniões são extremamente pontuais e respeitam primariamente o calendário de cada lofter envolvido. Isso faz com que seja fácil o alinhamento dos times independente de fuso horário ou preferência por horários flexíveis.

Além disso, toda semana temos um conteúdo novo sobre saúde mental e quinzenalmente temos uma prática de bem-estar e meditação ao vivo. O objetivo é trazer discussões, de forma construtiva e sem tabus, sobre o tema da saúde mental, para que possamos nos potencializar.

Acabou a pandemia, acabou o Flow?

O que diferencia a Loft de outras empresas que estão atravessando esta realidade é a transformação que estamos promovendo a partir de algo que está cravado no nosso DNA e nos nossos princípios: o respeito à diversidade e a compreensão das individualidades. E esta transformação se manifesta no Flow.

Portanto, não custa reforçar: ao contrário de muitas empresas que estão optando pela não flexibilização do formato de trabalho mesmo após a pandemia, o Flow é permanente, foi pensado para o futuro e é sustentado pela cultura da Loft. No momento, continuamos trabalhando de casa, claro. Mas, uma vez que seja seguro voltar ao escritório, o que vale é a escolha do Flow!

Acha que o Flow combina com o seu momento de vida e quer conhecer um pouco mais da Loft? Fique a vontade para entrar em contato conosco ou se inscrever em nossas vagas!

--

--