Motivação além de Maslow

Felipe M. Brandalise
Makers.Co
Published in
2 min readFeb 20, 2018

Em 1943 Abraham Maslow fez a primeira publicação da sua teoria sobre a hierarquia das necessidades.

Direto de 1943

De forma surpreendente, este conceito continua sendo amplamente divulgado e seguido. Por exemplo, 95% dos gerentes seguem utilizando Maslow como base para os principais motivadores dos colaboradores no trabalho.

Será que nossas necessidades continuam as mesmas? Tendo em vista a evolução que a sociedade sofreu no último século, será que essa teoria continua válida?

Felizmente a resposta é não! Quem afirma isso é a área da ciência chamada psicologia do desenvolvimento.

Psicologia do desenvolvimento é o estudo científico de como e porque os seres humanos mudam com o passar dos seus anos de vida.

Quando Maslow desenvolveu sua teoria, nossa sociedade vivia na realidade do medo e da escassez (2a Guerra Mundial) e a pirâmide das necessidades realmente fazia sentido. No entanto evoluímos para uma visão de mundo que felizmente está sendo baseada na abundância e na confiança, com abundância de recursos, tecnologia e humanidade.

E onde estamos então? Vou fazer a deixa para o próximo post com o modelo dos sete níveis de consciência proposto por Richard Barret em 1996, atualizado e mais aderente à nossa realidade.

7 níveis de consciência — um modelo moderno em relação as nossas necessidades

Siga o Makers.Co no Facebook e no Medium para acompanhar os próximos posts em relação a motivação no trabalho e modelos mais modernos e coerentes sobre nossa essência como indivíduos na sociedade e nas organizações ;)

Makers.Co no Medium

Makers.Co no Facebook

--

--

Felipe M. Brandalise
Makers.Co

Agile enthusiast, Head of Product & Engineerin @ Agriness and fan of the digital culture. I'm into a lot of stuff - gotta embrace life!