O que merece ser compartilhado?

Manifesto 55
Manifesto 55
Published in
8 min readFeb 27, 2018

Todos nós temos nossos filmes, livros, documentários etc, que sempre achamos que deveria ser compartilhado com o mundo. Muitas vezes esses conteúdos nos fazem olhar além, conhecer novos mundos e perspectivas. Mas o que nós da M55 achamos que merece ser compartilhado? Pensando nisso, a gente decidiu juntar algumas das nossas indicações em uma listinha para vocês.

Cada manifestante do nosso time escolheu um filme/documentário e um livro que acredita que merece ser lido e deveria ser compartilhado. Todos tem uma explicação do por quê o mesmo foi o escolhido e qual é a sua relação pessoal com o mesmo.

Que tal contribuir com a lista e comentar aquela indicação que merece ser compartilhada? Deixe a sua sugestão nos comentários ; )

Espero que vocês façam bom proveito!

Segue nossa listinha :D

Dicas por David Benalcázar Chang — Transmissor de Propósito

Livro: The web of life — Fritjof Capra

Esse é um dos livros que mais me impressionou nesse ano. Sou uma pessoa que consegue se motivar e ficar curiosa por uma grande variedade de coisas e esse livro com certeza me ajudou a compreender o leque quase infinito de possibilidades que existe dentro da natureza das coisas. Entender os elementos fundamentais que compartilhamos com outros seres vivos e como quando nos agrupamos em organizações elas continuam sendo vivas.

Seriado: Abstract — The art of design

Desde que minha vida universitária começou tenho passado por muitos momentos de certezas e incertezas com relação ao que gostaria de estudar. Durante esse processo todo, tive influência de muitas coisas. Esse seriado me fez entender o quanto eu gosto do design, da criatividade e da inovação.

Dicas por Bruna Elisa Mayer — Guardiã do Conteúdo

Livro: A menina que roubava livros - Markus Zusak

Uma obra conhecida, que foi parar na tela dos cinemas, mas vale a pena relembrar e reforçar: que livro encantador! A história acontece durante a Segunda Guerra Mundial, com foco na vida da jovem Liesel Meminger, suas aventuras e conflitos, as amizades construídas sobre a dor, especialmente com Max, um judeu que cruza sua vida. Cores, desenhos, palavras, livros retratam aspectos da vida em plena época do Nazismo, porém todos narrados pela Morte. Sim, a Morte conta grande parte da história, e este é um entre os diversos pontos surpreendentes do livro. Uma linha que permeia entre a dor e sofrimento da época com a leveza de uma criança que roubava livros. Simplesmente encantador e indispensável.

(Vale lembrar: leia o livro antes de ver o filme, e se já assistiu, leia o livro, é bem diferente - não é novidade, não é mesmo?)

Filme: Antes de partir

Um filme que completou 10 anos, muito conhecido, mas que tem o poder de renovar as energias, não importa quantas vezes você assistir. Dois pacientes terminais em um mesmo quarto de hospital criam uma lista de coisas que querem fazer antes de partir. E o melhor de tudo é que decidem tirá-las do papel, então fogem do hospital e juntos vão realizá-las. Uma história que trata de um tema delicado com um tom super divertido. Humor e leveza, acompanhados de muita reflexão (isso sem contar com os dois protagonistas principais, nem preciso falar nada se mencionar os nomes). Um filme para quem gosta de rir e também pra quem gosta de chorar. Vale a pena assistir pelo menos duas vezes.

Dicas por Gabriel Holmes Pereira — Anfitrião da Comunidade.

Livro: A Arte da Felicidade — Um manual para a vida

Esse livro foi escrito por Howard C. Cluter baseado em conversas que ele teve com o Dalai Lama. O conteúdo é uma mistura de reflexões, com relatos de conversas e análises e interpretações sobre a vida. Encontrei esse livro depois de assistir o filme 7 anos no Tibet que foi quando fiquei curioso por entender um pouco mais sobre budismo. Se você quiser mergulhar em busca de uma vida com mais propósito e significado em 2018, super recomendo a leitura!

Filme/Doc: Demain

Esse é um doc que eu tenho muito amor! Conheci ele um uma lista que a Shoot the shit fez e como eles disseram é uma um documentário que traz esperança e que faz a gente acreditar que é possível em todas as áreas possíveis, desde de educação até energia! É um documentário que me fez ter uma vida mais consciente de que com pequenas mudanças a gente pode sim causar grandes transformações e sempre vale a pena se lembrar disso.

Confere ai vai.

Dicas por Diego Dornelles — Idealizador de Experiências

Livro: Qual é a tua obra? — Mário Sergio Cortella

Qual será o nosso legado? O que deixaremos de bom em nossa passagem? Como seremos lembrados? Esse livro faz refletir sobre o que realmente importa, sobre propósito, sobre aquilo que nos faz acordar motivado todos os dias de manhã e que ajuda a resolver o problema de alguém. Não estamos falando de herança financeira. Estamos falando de legado, da busca por uma vida com significado.

Documentário: Eu Maior

Esse documentário propõe uma reflexão interessante sobre o autoconhecimento e a busca pela felicidade. Foram entrevistadas trinta pessoas de diferentes perfis, o que torna o documentário muito rico justamente por essa heterogeneidade de experiências e opiniões. Alguns dos entrevistados: Monja Coen (monja budista), Mário Sergio Cortella (filósofo), Marina Silva (política).

Dicas por Florentine VersteegVedana — Facilitadora do caos

Livro: O caminho do Artista — Julia Cameron

Tem alguns livros que realmente tem o poder de mudar a sua vida e ‘o caminho do Artista’ é um desses. O livro, escrito pela autora americana Julia Cameron, te ajuda numa jornada individual de 12 semanas para reconectar com o seu potencial criativo no sentido mais amplo; não é só para artistas, mas para todo mundo que quer conectar com a sua criatividade para conseguir resolver problemas e desafios, de uma forma melhor, por pensar em possibilidades ou invés de limites. Cada capítulo trata de um tema, com exercícios que tem que ser trabalhados durante uma semana e que ajudam na reflexão e na quebra dos bloqueios mentais que atrapalham a criatividade. Um livro profundo e no mesmo tempo prático, que oferece ferramentas para uma vida mais plena. Está (de novo) disponível um Português.

Filme: Estrelas além do tempo (Hidden Figures)

Sabe esses filmes que te deixam chorar no cinema? Então, depois de assistir ‘Hidden Figures’ ou ‘Estrelas além do tempo’, tinha que botar óculos escuros na saída do cinema; que emoção! O filme conta a história real de 3 mulheres negras, que são matemáticas da NASA nos anos 60, em plena Guerra Fria, com os primeiros lançamentos espaciais, numa sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Uma história incrível que mostra o poder dessas mulheres persistentes e inteligentes, para nos ensinar que nunca podemos pensar que não estamos ‘bons’ suficientes, só porque não recebemos o reconhecimento; e que líderes influentes vem em várias formas diferentes.

Dicas por Michel Grahl — Disseminador de Experiências

Livro: Líderes se servem por último — Simon Sinek

O Autor traz diversas reflexões sobre liderança, desde influência de fatores biológicos como nossos hormônios, além de empatia, autonomia e as diferenças de uma liderança de curto e longo prazo. Quando o li, eu estava começando a entender na prática o que é liderança, e assim o livro me levou a tomar consciência da importância de servir aos outros, e não ser servido, sendo a equipe a grande prioridade de um líder, guiando para uma direção em favor de um propósito. A obra de Simon Sinek me trouxe também que os grandes líderes entendem que a liderança não é algo estabelecido, mas sim reconhecido pelos seus seguidores.

Documentário: Living on one dollar

Eu sempre fui uma pessoa envolvida com o setor social, ONGs e afins, por isso esse filme fez muito sentido para mim. Ele conta a história de 4 estudantes que passaram suas férias na Guatemala e tinham o objetivo de experienciar como é viver com apenas um dólar por dia. Os 4 amigos ficaram hospedados junto de uma família de agricultores, e passaram por todas as limitações que um contexto de extrema pobreza traz, porém passaram também por toda a riqueza daquele lugar, onde aprenderam a cultivar sua própria comida, interagir com as crianças e presenciar toda a inovação das pessoas para conseguirem seguir a vida. Esse filme me trouxe uma sensibilidade muito grande para admirar contextos de escassez material, que ao mesmo tempo tem muita abundância e coletividade. Principalmente, fui levado a refletir sobre o que posso fazer para ajudar a combater a extrema pobreza.

Dica por Henrique Versteeg-Vedana — Designer de Experiência

Livro: Walden, ou a vida nos bosques — Henry David Thoreau

Esse foi um dos livros mais importantes na minha vida, acho que já o li umas 5 vezes. Caiu na minha mão por acaso, quando eu tinha 18 anos e acabava de entrar na universidade, e me questionava sobre diversos aspectos da minha vida. O livro narra o ano de 1845 da vida de Thoreau, onde ele decide ir morar na floresta, longe da civilização, imerso na natureza, nas proximidades do Lago Walden. Poético, reflexivo, provocador. Ao final desse ano, ele é preso por se negar a pagar impostos (não pago porque não pertenci ao mundo civilizado…) e em uma noite na prisão ele escreve “Desobediência Civil”, um ensaio sobre a injustiça dos estados sobre seus cidadãos. Esse texto foi o precursor e inspirador dos maiores movimentos sociais do século XX, como o sufrágio universal, movimento ambientalista, movimento beat, movimento hippie, Gandhi, Martin Luther King, entre outros.

É isso, espero que tenha gostado. Que tal deixar a sua indicação nos comentários? Complementar alguma das nossas? Ou simplesmente deixar alguns aplausos :)

Com amor,
Equipe Manifesto 55

--

--