Como a leitura crítica pode ajudar escritores?

Maria Anna Leal Martins
Maria Anna Martins
Published in
3 min readNov 3, 2020
Photo by Aaron Burden on Unsplash

Imagine o seguinte: você está de frente ao seu computador, o programa de criação de texto está aberto e você está prestes a colocar o último ponto no seu livro.

Feito isso, o original está completamente escrito.

Mas só você o leu, apenas você analisou seus pontos fortes e falhas. Será mesmo que agora acabou? Será que já deve planejar a publicação?

Não, jovem padawan, agora é que a festa realmente começa.

O mais indicado é que você procure seus leitores betas (pessoas que você confia para ler o texto e dizer o que gostaram ou não) e em seguida contratar os serviços de alguém realmente especializado: um leitor crítico.

Entenda como um leitor crítico pode melhorar seu original

Com a leitura crítica do seu livro, você poderá ver onde exatamente o original pode ser aperfeiçoado: há falhas no enredo? Os diálogos estão bons? A construção de personagem foi bem feita? E o mundo criado, está verossímil?

Um leitor crítico é alguém que precisa estar apto para responder essas perguntas e outras mais. Em geral, é alguém que já fez cursos sobre escrita criativa e trabalha diretamente com a escrita e a leitura.

Após uma leitura crítica bem feita, você terá todas as ferramentas para levar seu original ao melhor dele.

E como funciona uma leitura crítica?

Cada leitor crítico tem seu próprio jeito de trabalhar. Alguns dão um parecer ao final da leitura, outros comentam o arquivo inteiro, parte por parte. Vai de cada profissional. Caso decida contratar um, converse direitinho para saber o que ele tem a oferecer e quais áreas da literatura ele atende.

Pessoalmente, eu comento o arquivo inteiro e dou um parecer ao final. Se possível, ainda dou dicas de leituras que sirvam como referência para o trabalho do cliente.

Leitor crítico é diferente de editor e preparador de texto

Não confunda revisão e edição com a leitura crítica: um vai encontrar seus erros ortográficos, indicar se o texto em si precisa de melhorias e outro vai analisar seu conteúdo, sua construção de texto, mas não revisar gramaticalmente.

Existem profissionais que oferecem os dois serviços, mas saiba que são coisas diferentes, ambas essenciais. Depois de uma leitura crítica é muito importante passar seu original por um revisor. Assim, quando você for publicar, seja por editora ou independente, terá a confiança que fez o melhor que pode com seu original e está entregando um bom material aos seus leitores.

Inclusive, seu original tem mais chances de ser aceito por uma boa casa editorial, se realmente estiver bem feito. Por favor, não envie o original assim que acabou de escrever, procure revisar e editar, isso é muito importante.

Sou leitora crítica

Pessoalmente, já fiz cursos de escrita criativa, e estou concluindo minha pós em escrita criativa, sou formada em jornalismo, além de escrever há anos. Então, hoje, ofereço serviços de leitura crítica, além de comunicação no geral.

Se precisar, é só chamar: confira aqui meus serviços e formas de contato!

Gostou? Leia também:

Serviços que todo escritor deveria buscar antes de publicar um livro

Escrevo gêneros diferentes: como faço para fidelizar meu público?

3 razões para escritores investirem em comunicação

--

--