(Crítica) Kiara

Maria Anna Leal Martins
Maria Anna Martins
Published in
2 min readNov 7, 2019
Kiara, entre vidas, livro

“Kiara” é o primeiro livro da série “Entre Vidas”, da autora Juliana Leite. Com uma narrativa envolvente, a autora consegue nos transportar para a realidade de Kiara, uma jovem que foi criada para ser uma sacerdotisa, mas vê todo o seu mundo colapsar após a morte dos próprios pais.

Juliana nos leva por uma aventura empolgante com seus personagens e dá vida aos locais pelos quais Kiara passa em sua jornada. É muito claro que a autora fez o dever de casa ao pesquisar sobre culturas e religiões diferentes, por isso conseguiu ambientar muito bem o livro.

Os personagens são cativantes, mas o romance entre eles é um pouco ingênuo: as pessoas amam e desamam muito fácil. Além disso, apesar de cada personagem ter uma personalidade bastante marcante, os diálogos de vez em quando parecem forçados. Em um momento a personagem está dizendo que vai fazer tal coisa com extrema convicção e basta um outro dizer “ah isso não seria bom” e pronto, o primeiro muda de opinião super rápido. Onde foi parar aquela convicção toda de um minuto atrás?

Algumas expressões, acompanhadas das palavras, poderiam ter dado mais leveza nesses momentos, ou mesmo demonstrado uma relutância dos personagens em mudar de opinião tão rápido.

Tirando isso, que livro! Esse é o primeiro da série e a autora começou muito jovem a escrevê-lo. Tenho certeza que sua escrita deve ter amadurecido e estou ansiosa para ler outros livros dela, já que “Kiara” foi uma ótima experiência: tem cenários envolventes, personagens bem construídos e reviravoltas instigantes.

Sobre a capa e a diagramação

A edição que tenho é a da editora Sekhmet e nessa achei que faltou um pouco de leveza nas letras da contra capa e da orelha. A ilustração da capa, por outro lado, é bonita e a diagramação interna também não decepciona. Eu apenas teria trocado o “C” genérico que inicia todo capítulo (como as letras grandes em livros antigos) pela primeira letra da primeira palavra de cada capítulo.

Sinopse:

Kiara passou toda sua adolescência em Ávalon, estudando para se tornar uma sacerdotisa da grande Deusa. Porém, diante do assassinato de seus pais, ela se vê com uma imensa responsabilidade em seus ombros: ajudar seu irmão mais novo, Edímion, a governar Atlântida. Há mais de três mil anos a cidade era a joia do Mediterrâneo. Rica e próspera até despertar a cobiça dos atenienses. Quando a ilha é atacada novamente, Kiara se vê obrigada a buscar aliados, fazendo uma jornada das areias do Egito à Atenas e enfrentar personalidades poderosas. Com a ajuda de Leran, um encantador druida e de Dárien, um misterioso arqueiro.

A autora está lançando agora o livro “O Crescente e a Estrela” pela Constelação Editorial. Pretendo conferir a obra e vocês?

Quer ler outra crítica? Veja minhas sugestões:

(Crítica) Albertine

(Crítica) Da tua Rosa

--

--