Entrevista com a escritora: Lívia Messias

Maria Anna Leal Martins
Maria Anna Martins
Published in
4 min readMay 27, 2020
Escritora Lívia Messias
Escritora Lívia Messias

A escritora Lívia Messias vem encantando o público leitor com a obra “O Vestido de 30 Rosas”, sobre o qual já escrevi uma crítica neste blog.

A autora que reside atualmente em Recife/PE também escreveu os títulos “O Jardineiro” e “Quando o amor acontece”. Ela ainda integra a Liga de Escritores do Nordeste (LENE) e trabalha na divulgação de outros escritores nordestinos.

Quer conhecer um pouco mais sobre Lívia? Então leia a entrevista completa aqui:

Nome: Lívia Maria Dionísio da Silva Messias

Idade: Depende do dia

Profissão: Por formação, Administradora. Por Paixão, Escritora.

Como assina seus livros: Lívia Messias

Por que você escreve?

Porque é o que move a minha existência. Essas pessoas dentro de mim precisam sair e contar suas histórias.

Me conta um pouco sobre a sua trajetória como escritora?

Começou com meu avô materno, José Dionísio, que era poeta. Aos meus 8, 9 anos, ele começou a brincar de rimar comigo. Daí nasceram minhas poesias, contos, um livro nunca publicado aos 16 anos e aqui estou eu.

Quais autores lhe inspiram e por quê?

Muitos! O que me inspira num autor ou autora é sua trajetória profissional. Às vezes vemos um livro de sucesso, mas não sabemos o quanto aquela pessoa andou até chegar ali. Os bastidores me inspiram.

Como foi a recepção de “O Vestido de Trinta Rosas”?

Acho que foi incrível! Pensei que escrevia para meninas entre 9 a 12 anos e acabei sendo surpreendida com pessoas de todas as idades lendo e me dando retorno do quanto gostaram da leitura. Isso é encantador.

Sobre esse livro, como surgiu a ideia da história?

Surgiu num sonho com o vestido, Helena, a Feiticeira, o livro de encantos e Morgana no Mar do Esquecimento. Tenho mania de escrever sonhos (os meus são mirabolantes!) e escrevi esse. Algum tempo depois, fiquei lendo e relendo aquilo até que a história nasceu.

Por que escolheu escrever para jovens?

Primeiramente porque eu gosto de literatura infantil, infantojuvenil e juvenil. Os jovens são as pessoas que mais leem no Brasil e eu acredito demais que podemos mudar o mundo mudando pessoas. Eu gosto de deixar uma mensagem positiva para quem lê o que eu escrevo.

Como você atua na divulgação de novos autores? Há trabalhos voltados para autores nordestinos?

Está aí um assunto que eu adoro: outras pessoas escrevendo! Desde 2015 divulgo o trabalho de autores nacionais, especialmente os nordestinos independentes (como eu). Alugo estande em feiras para que essas pessoas tenham oportunidade de participar de grandes eventos literários e, sempre que posso, divulgo pessoal e virtualmente livros maravilhosos produzidos por nós!

Quais foram as suas maiores dificuldades como autora?

Gráfica! Por incrível que pareça, a maior dificuldade (tanto pelo custo quanto pela qualidade do serviço) é com as gráficas. Imprimir um livro e receber um bom material é, de fato, um desafio!

E as maiores alegrias?

O retorno de quem lê. Há quem se identifique tanto com as histórias que o livro passa a ser um divisor de águas na vida da pessoa. Já recebi muitos retornos que me emocionaram bastante.

Tem algum livro “no forno” no momento? Fala sobre ele!

Um monte! Estou revisando o volume 2 de Quando o Amor Acontece (sim, faz séculos isso, mas terminaremos!), tenho um Infantil para lançar e estou concluindo um outro projeto, além de outros dois que estão na fila para andar.

Qual seu maior sonho como autora?

Escrever tudo o que está acumulado! É muita história pra pouca autora! Sonho escrever peças teatrais, já que o Teatro é uma outra paixão que tenho. Mas isso é assunto pra outra entrevista, né nón?

Tem alguma “mania” como escritora ou leitora? Me conta quais.

Como escritora, nenhuma. Como leitora, eu amo títulos! Minha sequência de interesse em ler é: título e depois sinopse. Só leio a sinopse se o título despertar meu interesse. A capa, inclusive, pode estar em branco!

Qual dica você daria para outros autores nacionais?

Vou dar uma dica como pessoa, independente de ser escritora. Valorize quem você é, sua cultura e suas experiências. Acho maravilhoso ler livros ambientados no Brasil, com personagens brasileiros e expressando a nossa vivência. E leia autores nacionais além dos Clássicos. Leia gente nova que você nunca ouviu falar. Leia brasileiros. Tenho ótimas indicações caso alguém peça depois da entrevista!

Faz um convite para os leitores conhecerem seus trabalhos.

Vem conhecer Lívia Messias! Se você gosta de drama, romance juvenil, ou conto de fadas cheio de personalidade, então precisa conhecer meus livros! Aqui, meu povo: www.liviamessias.com.br

Lembrando que para adquirir os livros de Lívia basta acessar o site dela. Você também pode segui-la no instagra: @Escritoraliviamessias.

Leia também a crítica que escrevi do livro “O Vestido de Trinta Rosas” da autora.

Gostou? Então leia também:

Entrevista com a escritora: Elizza Barreto

--

--